Tônica da Semana: Viramos o Siri da Brahma?

 

Quantos lembram daquela propaganda da Brahma dos anos 2000 …não lembro exato de quando era, mas tinham os 2 siris que estavam na praia com calor e de repente roubam a cerveja de um casal que está lá tomando sol….o famoso “ná ná ná nã”

Contrariamente a realidade, nesse comercial os siris andam pra frente….mas a realidade é que siris andam de lado…pesquisei e descobri que isso lhes confere uma vantagem contra predadores…basicamente é assim que sobrevivem melhor…andando de lado.

Não eu não tomei uma Brahma antes de vos escrever, mas assim como os siris nossa bolsa está de lado…volumes diminuíram também e seguimos andando como o siri…vide o gráfico abaixo:

Comentei na semana passada e, ex-post é sempre mais fácil analisar. O fato é que os gringos vieram saindo da nossa bolsa e os fundos locais comprando…isso sustentou nossa bolsa (em outras palavras, estou dizendo que ela poderia ter caído de verdade caso não houvesse força compradora dos locais).

Ma veja que isso não é de um todo ruim….isso porque olhando para as outras variáveis podemos confirmar essa tese…como assim? Simples a venda de títulos do Brasil fez com que os juros futuros subissem mais recentemente e, assim como já vinha comentando puxou o dólar (vide gráficos abaixo)

Então se você pensa em reclamar que nossa bolsa está de lado, pense 2x pois poderia ser bem pior…andar de lado para o siri significa fugir dos predadores….então a meu ver para nossa bolsa etá sendo ótimo até aqui…por isso segui aumentando posição em ativos que acredito vide minha Carteira Will que sempre posto aqui com vcs. Não obstante, com os resultados das empresas melhorando (mesmo que marginalmente) já podemos ver o P/E da bolsa voltando a sua média…o que a meu ver é bom: 

Além disso, se tu olhar atentamente vai ver que em certa medida o ouro está de lado, a volatilidade subiu e caiu e pode-se dizer que está de lado,  treasuries também….e até o S&P!

 

O que temos de novo para semana?
  • Cara me chamou muita atenção o movimento do petróleo….não obstante os ataques dos EUA a Síria e toda essa celeuma atual com isso, o petróleo tem impacto forte em commodities e consequentemente no mundo emergente. O gráfico abaixo compila o Petróleo (linha preta), o índice Dow Jones que agrega as commodities (linha vermelha) e o MSCI de emergentes (linha azul). Existee uma correlação entre esses 3 caras que não é de 100% mas existe. Sim eu sei que esse gráfico que estou postando é bem de curto prazo e isso distorce a visão…mas o ponto é que esse spike no petróleo obviamente puxou o DJI commodities e, quem sabe, pode puxar os emergentes? […]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

:

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *