*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

A gestão de estoque é uma das atividades vitais de qualquer negócio que trabalhe com vendas. A disponibilidade dos itens influencia no cumprimento de prazos, no atendimento da demanda e na satisfação dos seus clientes, uma vez que suporta as atividades de toda a cadeia produtiva.

Sendo assim, é preciso possuir uma estrutura consistente de controle para evitar imprevistos e desabastecimentos. Confira no artigo de hoje algumas opções práticas para atingir a excelência em sua gestão de estoque e manter suas operações consistentes com os objetivos empresariais.

Integre Setores

A primeira atitude, e talvez a mais importante, que você precisa tomar em relação à sua gestão de estoque é analisar suas operações de maneira integrada. Você precisa entender com clareza aspectos, como: projeção de vendas, estratégias temporárias de marketing e disponibilidade de recursos para investimento.

Assim, nada de considerar isoladamente os itens disponíveis para produção ou comercialização. Avalie-os de uma perspectiva abrangente, baseada nas movimentações organizacionais e em todas as formas de influência direta e indireta sobre o consumo, sejam elas comerciais, financeiras ou de qualquer outro tipo.

Institua e Controle Indicadores

Para agilizar e facilitar sua análise da gestão de estoque é preciso desenvolver determinadas simplificações. É extremamente difícil avaliar informações detalhadas a todo momento, pois elas tomam tempo e esforços na construção de conclusões consistentes. Por isso os indicadores são tão importantes.

Eles constituem uma forma sólida de agregar dados e convertê-los automaticamente em informações factíveis que suportem a tomada de decisões. Além disso, existem elementos disponíveis para quase todos os norteadores da gestão de estoque, como nível atual, giro, cobertura e tempo de reposição.

Lembre-se de que grande parte desse processo pode ser conduzido com auxílio de um sistema de gestão empresarial.

Trabalhe Preventivamente

Outro fator importante para quem trabalha no controle de estoque é tomar decisões preventivas. Suas intervenções não podem acontecer em cima da hora, pois imprevistos podem ser desastrosos.

Sempre trabalhe com mecanismos para se resguardar de falhas de fornecimento, elevação de consumo e quaisquer outros imprevistos que ameacem o atendimento a seus clientes. Atuar com previsões e limites de segurança é uma ótima opção.

Organize o Espaço Físico

A organização do espaço físico é crítica para a gestão de estoque. Muitos fatores precisam ser identificados visualmente, especialmente quando o desenvolvimento de inventários se mostra necessário. Outra influência importante é na agilidade de localização e disponibilização de itens quando necessário.

Assim, desenvolva uma organização lógica do espaço, identifique de maneira clara, mantenha vãos livres para acesso e realize um mapeamento virtual condizente com a realidade física. Seu controle e manuseio do estoque no dia a dia se tornará muito mais eficiente.

Mantenha um Registro Confiável

Para que seu estoque seja bem gerido é preciso que haja um registro condizente da história pela qual ele passou. Cada entrada e saída deve ser corretamente identificada e mantida no banco de dados de sua empresa.

Não é uma questão de simples burocracia. Um registro disciplinado assegura a segurança dos itens, a confiabilidade das informações e a transparência de atuação da sua equipe. Se você ainda não possui controle ou registro sobre seu estoque inicie com uma planilha  de controle de estoque gratuita, que pode ajudar você a iniciar este controle.

Atenção aos Prazos de Vencimento

Os prazos de vencimento de itens são outro fator crítico dos estoques. Jamais arrisque desperdiçar itens adquiridos ou vendê-los vencidos. Isso pode levar sua empresa a complicações comerciais e jurídicas.

Sempre que perceber acúmulos ameaçadores tome medidas para dar vazão aos produtos, com promoções. Além disso, trabalhe sempre vendendo antes o que tem o menor prazo de vencimento. Trata-se de uma prática clássica e eficiente para evitar perdas desnecessárias.

Considere as Sazonalidades

Nossa última dica se refere à gestão das sazonalidades. Aumentos de consumo provocados por condições passageiras ou redução de itens específicos no mercado em períodos previsíveis, são os tipos de situação que você não pode ignorar.

Além de serem de fácil identificação, existem várias medidas para tratativa da situação, como variação do mix de produtos, estocagem de grandes volumes e planejamento de horas extras de produção. Assim não haverá desculpa para vacilar, não é mesmo?

A Tecnologia na Gestão de Estoques

Todas as dicas apresentadas aqui para uma gestão de estoque efetiva podem ser otimizadas por meio de recursos tecnológicos. Sistemas de gestão, por exemplo, são ferramentas que oferecem uma série de funcionalidades essenciais ao processo.

Dentre diversos aspectos, eles centralizam informações, automatizam processos, constroem indicadores e dashboards. Dessa forma, grande parte das atividades “braçais”, são eliminadas, permitindo à sua equipe se dedicar ao trabalho analítico.

Dessa forma, é importante identificar a opção ideal de ERP além de outros programas e aplicativos disponíveis e aderentes ao seu negócio. Lembre-se que inovar é o caminho mais natural para negócios que desejam prosperar na atualidade.

Gostou deste artigo? Então conte para gente sua maior dificuldade em relação à gestão do seu estoque!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *