Investir é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Afinal, por meio dos investimentos, é possível alcançar as mais variadas metas financeiras e sonhos. Porém, o seu sucesso não dependerá de apenas começar, mas de fazer escolhas estratégicas e adequadas ao seu perfil e objetivos.
Quando o assunto é renda variável, em especial o investimento em ações, é interessante saber o que é e como calcular o valuation de uma empresa. Isso porque, por meio dessa estratégia, você consegue selecionar os papéis com mais chances de apresentar os resultados desejados.
Ficou interessado no assunto? Então não perca este conteúdo elaborado para esclarecer o que é o valuation e como calculá-lo.
Aproveite!
O que é valuation?
No mercado financeiro, o valuation é conhecido como uma técnica para avaliar o valor intrínseco de uma companhia. Em outras palavras, essa estratégia tem a finalidade de estimar qual é o valor justo do negócio.
Nesse sentido, ela leva em consideração uma série de informações a respeito da empresa. Por exemplo, o seu fluxo de caixa, recebíveis, valor patrimonial, ativos e passivos.
É válido mencionar que não há uma única forma de calcular o valuation de uma empresa. Assim, a análise pode considerar dados e parâmetros subjetivos. Isto é, cada analista pode se valer de informações que considera importantes, chegando a resultados únicos.
Nesse contexto, duas pessoas podem realizar o valuation e obter resultados distintos, sem que isso signifique que uma das análises está incorreta. Na realidade, cada investidor possui um perfil e objetivos próprios. Logo, o que faz sentido para um deles, pode não fazer para o outro, afetando a visão sobre o valuation.
Qual é a importância desse conceito para os investidores?
Agora que você sabe o que é o valuation, é pertinente entender a importância desse conceito para os investidores. Como você viu, essa estratégia é especialmente relevante para quem investe, pois indica o valor justo de uma companhia e suas ações.
Dessa maneira, o investidor consegue utilizar a técnica em busca dos papéis que possam apresentar os maiores resultados — ainda que não haja nenhuma garantia quando se fala em renda variável.
É preciso ter em mente que a precificação de ações é feita com base na lei da oferta e demanda. Isso significa que o aumento no número de interessados em um papel tende a gerar a sua valorização. Por outro lado, se muitos investidores estiverem vendendo, é normal o preço da ação cair.
Essas oscilações na cotação dos papéis podem fazer com que o seu preço se descole do seu valor. No mercado, preço diz respeito a quantia que você paga (ou recebe) na aquisição (ou venda) do ativo. Já o valor se refere aos benefícios que o ativo oferece ao seu titular.
Com base nisso, o valuation pode ser usado para saber se a atual cotação do ativo (preço) é compatível com os benefícios que ele oferece (valor). Comprar ações desvalorizadas, por exemplo, pode ser uma estratégia para lucrar quando o mercado corrigir o seu preço.
Quais são os principais métodos de valuation e como calculá-los?
Como você já aprendeu, existem diferentes formas de calcular o valuation de uma empresa. Na realidade, cada investidor ou analista pode ter uma metodologia que seja mais adequada aos seus interesses e necessidades.
De toda a forma, existem alguns métodos bastante conhecidos e utilizados como base para muitos investidores. Confira quais são eles e como calculá-los!
Fluxo de caixa descontado
Também chamado de FCD, o fluxo de caixa descontado é um método que busca compreender o comportamento do caixa da companhia. Normalmente, o cálculo envolve trazer ao momento presente o fluxo de caixa futuro da empresa — mediante uma taxa de desconto.
Com base nesse cálculo, o analista consegue identificar a condição financeira atual do negócio e projetar a sua situação futura.
A conta também pode ser feita com base no fluxo de caixa livre (FCL). Nesse caso, as receitas geradas são calculadas após a dedução dos impostos, investimentos e variações esperadas no capital circulante líquido da organização.
Na sequência, é utilizada uma taxa de desconto sobre as projeções — subtraindo os riscos do negócio. Por fim, o resultado obtido será o valuation encontrado para a companhia e, com base nele, o investidor terá um fundamento para decidir se o investimento vale a pena ou não.
Múltiplos de mercado
Outra forma de calcular o valuation se dá pela análise dos múltiplos de mercado. Nessa hipótese, é comum a utilização de outra companhia que atue no mesmo setor para que seja feita uma comparação. O objetivo é identificar aquela que pode entregar uma melhor performance.
Vale dizer que nem sempre será possível encontrar empresas que atuem nos mesmos nichos de mercado. No entanto, é importante que elas tenham um certo grau de semelhança para que a comparação faça sentido.
Nesse tipo de análise, são comparados variados múltiplos de mercado das companhias. Algumas possibilidades são:
- P/VPA (preço sobre o valor patrimonial por ação);
- P/L (preço sobre o lucro);
- DY (dividend yield)
- Ebitda (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization)
- Entre outros.
Valor patrimonial
Também é possível calcular o valuation a partir do valor patrimonial contábil da empresa. Nele, são considerados todos os recebíveis, itens em estoque, máquinas, fundo de caixa atual etc.
Depois de somar todos os ativos da companhia, descontam-se os chamados passivos circulantes (as obrigações financeiras do negócio). Nessa etapa, são subtraídos os custos de produção, encargos, tributos e demais despesas.
O resultado dessa conta será o patrimônio líquido da organização. Com base nele, é possível fazer comparações com outras empresas, verificar se o preço da ação é compatível com o seu valor patrimonial, entre outros processos.
De todo o modo, esse método utiliza os dados financeiros atuais da companhia, não envolvendo projeções futuras. Dessa forma, caso você queira identificar se o negócio pode apresentar resultados a longo prazo, é pertinente usar esse parâmetro com os demais vistos.
Neste artigo, você aprendeu o que é valuation e conferiu diferentes formas de calculá-lo. Porém, é essencial destacar que o seu uso não garante resultados na renda variável. Ainda assim, ele pode contribuir para que você escolha seus investimentos com mais tranquilidade.
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