A queda do setor de siderurgia – que sofreu forte pressão no mês de maio – na bolsa de valores brasileira foi pontual e deve ser esquecido pelos investidores, de acordo com o banco de investimentos BTG Pactual. Para a instituição, os impactos da greve dos caminhoneiros para o setor devem se ater apenas ao segundo trimestre do ano, permitindo avanço do setor no restante do ano.

Em relatório enviado a clientes na última quinta-feira (21), os analistas Gerard Roure e Leonardo Correa destacaram os efeitos da paralisação dos caminhoneiros para o setor siderúrgico, que fizeram as empresas do setor cobertas pela instituição a perder de 5 a 10 dias de embarques e resultaram na queda da demanda doméstica. Segundo eles, o cenário do mês de maio deve prejudicar, principalmente, os resultados do segundo trimestre das empresas do setor.

Apesar disso, os analistas do BTG Pactual reforçaram que os dados foram “altamente impactados por eventos não recorrentes” e que, por essa razão, os impactos das perdas de empresas como a Gerdau e a CNS devem ser atenuadas ao longo do ano. Para o segmento – e suas respectivas ações na bolsa, o BTG espera “melhores dias pela frente” em 2018, principalmente ao considerar os esforços das empresas em recuperar as perdas do período.

Posição positiva reiterada

Para o BTG Pactual, as empresas siderúrgicas devem crescer em 2018, apesar dos percalços – o que deve impactar positivamente também as ações das companhias na bolsa. “Embora acreditemos que os níveis de demanda agora serão mais fracos do que o esperado anteriormente, reiteramos nossa posição positiva sobre a recuperação (do setor siderúrgico), esperando o aumento da demanda doméstica em 3% a 5% ao ano”, disseram os analistas.

A manutenção de uma “visão otimista” sobre as empresas do segmento siderúrgico pelo BTG Pactual fez o banco continuar recomendando a compra das ações da Gerdau (GGBR4) – a “melhor escolha” para o setor, segundo os analistas – e da Usiminas (USIM5) a seus clientes, mantendo indicação neutra para os papéis da CSN (CSNA3).

No final desta sexta-feira (22), as ações da Gerdau subiam 1,22% na B3 (antiga BM&FBovespa), assim como os papéis da CSN, que avançavam 3,05%. Já as ações da Usiminas recuavam 1,38% na última sessão da semana na bolsa brasileira.

Sobre o BTG Pactual digital

BTG Pactual digital é a plataforma digital do BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina e quinto maior banco brasileiro, com mais de 35 anos de expertise em investimentos e gestão de recursos atuando no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Argentina, Estados Unidos e Inglaterra.

Além de disponibilizar diversas opções de investimentos de diversas instituições por meio de uma única conta – assim como fazem as corretoras, a plataforma aberta do BTG Pactual digital também oferece uma assessoria de investimentos gratuita aos pequenos e médios investidores.

Para ter acesso à assessoria e ao know-how da equipe BTG Pactual, basta que o investidor utilize a plataforma do BTG Pactual digital diretamente no seu computador ou smartphone, sem taxas ou tarifas mensais. Para fazer seu cadastro gratuito no BTG Pactual digital, clique aqui!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *