Se você busca qualidade de vida e o bem-estar de você e da sua família, é fundamental saber como cuidar bem das finanças. Afinal, lidamos diariamente com obrigações financeiras, cobranças, pagamentos e objetivos financeiros.
Sem uma área financeira bem organizada, há o risco de ter diversos problemas — como endividamento, perda de poder de compra, diminuição do patrimônio, entre outros. Assim, entender como lidar com o dinheiro de maneira realista é fundamental para a qualidade de vida.
Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste conteúdo e conheça 4 dicas para cuidar de suas finanças!
Qual a importância de cuidar bem das suas finanças?
Você já viu que as finanças são uma área importante na vida de todas as pessoas. Ela trata da relação que indivíduos e famílias têm com o dinheiro — incluindo contas, obrigações financeiras e recebimento de valores.
Portanto, ao cuidar bem das finanças, você verificará uma melhora na sua qualidade de vida. Isso vale tanto para pessoas que têm um alto capital quanto para aquelas que se enquadram em faixas de renda menores.
Afinal, todas as pessoas financeiramente ativas possuem fontes de renda e obrigações financeiras, certo? Nesse contexto, saber equilibrar esses dois fatores e organizar um orçamento ajuda a ter uma visão mais realista e saudável da situação financeira.
A partir disso, é possível identificar formas de poupar e definir caminhos para realizar os seus objetivos financeiros. Por exemplo, se você deseja fazer uma viagem, pagar a faculdade dos filhos, trocar de automóvel ou aposentar-se, precisará se organizar financeiramente.
Dessa forma, cuidar bem das finanças traz mais tranquilidade para o dia a dia. Sabendo a situação em relação ao orçamento, você pode se planejar para sanar eventuais problemas ou começar a montar um planejamento para conquistar os seus sonhos.
Como saber se você tem adotado bons hábitos financeiros?
Antes de conhecer as dicas para cuidar bem das suas finanças, vale a pena avaliar se você já tem bons hábitos financeiros. Nesse contexto, o principal ponto é o controle de orçamento: saber o quanto você ganha e o quanto gasta.
Essa é uma informação essencial, um ponto de partida para que as dicas possam ser aplicadas. Sem esse controle, não há como se planejar e tomar atitudes para organizar o orçamento, já que você não tem uma base de informações sobre sua situação.
Como uma pessoa saberá se deve quitar dívidas ou investir seu dinheiro, sem ter o conhecimento do montante das dívidas e como elas estão evoluindo? Como entender qual é a melhor aplicação financeira para o seu caso se você não sabe o quanto tem guardado?
Todas essas questões passam por um bom controle de suas finanças. Aqui, vale ressaltar que os bons hábitos financeiros também têm relação com a sua realidade. Afinal, cada pessoa tem uma situação financeira e pessoal diferente.
4 Dicas para adotar agora mesmo e cuidar melhor do seu dinheiro
Depois de saber a importância de cuidar das suas finanças, é hora de conhecer 4 dicas para adotar agora mesmo. Confira:
1. Tenha um controle financeiro
Como você viu anteriormente, o controle financeiro é essencial para cuidar de seu orçamento. Mas como fazer esse controle? O primeiro passo é contar com uma ferramenta própria para isso, como uma planilha ou um aplicativo específico.
Você consegue encontrar essas soluções de forma gratuita na internet. Ademais, bancos de investimentos podem oferecer plataformas para que você anote seus investimentos, receitas e despesas.
Além de ter um meio prático para fazer o controle financeiro, é essencial criar a rotina de nutrir a planilha ou a plataforma com informações financeiras. Nesse sentido, anote todas as suas fontes de renda e os devidos valores.
Ademais, tente registrar todos os gastos efetuados, separando-os em categorias, como despesas fixas e variáveis. Com isso, você terá uma boa ideia de como andam suas finanças no momento.
2. Faça um planejamento
Depois de ter um controle financeiro, você poderá começar a fazer o planejamento de suas finanças. Aqui, a dica é visualizar a sua situação financeira com o controle realizado e definir quais são os passos mais importantes para sua situação.
Se você tem dívidas, por exemplo, é ideal buscar uma forma de quitar essas obrigações. Afinal, elas acarretam o pagamento de juros e outras taxas, que dilapidam o seu patrimônio e geram perda monetária.
Contudo, muitas pessoas não têm capital suficiente para quitar as pendências, ainda que controlem as finanças. Desse modo, é possível buscar alternativas — como acordos extrajudiciais, parcelamentos e outras soluções apresentadas por instituições financeiras.
Se você não tem dívidas, mas também não está conseguindo poupar mensalmente, é possível planejar-se para diminuir gastos. Veja se há despesas desnecessárias no seu dia a dia e busque formas de cortá-las.
Com isso, seu orçamento não ficará tão prejudicado e será possível utilizar o dinheiro remanescente para investir ou montar a sua reserva financeira.
3. Monte a sua reserva de emergência
Depois de conseguir poupar mensalmente, é hora de pensar em montar a sua reserva de emergência. Trata-se de um montante investido em aplicações seguras e de alta liquidez que serve para custear gastos imprevistos.
O valor recomendado para a reserva é o equivalente a 6 meses de seu custo de vida. Com isso, caso haja perda da fonte de renda, por exemplo, você consegue ter um período de segurança financeira até se organizar novamente.
4. Defina seus objetivos financeiros
Ao ter uma reserva de emergência, você conseguirá mais segurança para buscar seus objetivos financeiros. Portanto, a próxima dica é definir quais são os seus sonhos e os prazos para conseguir alcançá-los.
Com essas informações, ficará mais fácil alocar o seu dinheiro em alternativas do mercado financeiro que ajudem a atingir esses objetivos. Para isso, aprimore seus conhecimentos sobre o mercado e sobre organização financeira.
Uma boa ideia na busca por mais educação financeira é conferir o livro “Finanças na Vida Real”. Ele traz uma série de dicas e ensinamentos para que você consiga pagar dívidas, conquistar sonhos e garantir uma aposentadoria confortável.
Agora você já conhece 4 dicas para cuidar bem das suas finanças! Continuar aprendendo sobre o assunto e melhorar sua forma de lidar com o dinheiro é fundamental nesse momento. Por isso, não deixe de aprofundar seus conhecimentos.
Quer receber outros conteúdos como este no seu e-mail? Então assine nossa newsletter!