*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

A Automação Industrial está ligada ao conceito de logística. De acordo com o dicionário Infopédia, logística é a “organização dos pormenores de uma operação ou de um processo”. E como se relacionam?

A automação traz inovação no sentido de otimizar o tempo e substituir, por vezes, o trabalho manual pelo trabalho auxiliado por máquinas, equipamentos ou softwares. É a organização dos pormenores em busca da eficiência máxima.

Vale ressaltar, porém, que automação e mecanização são conceitos distintos. A mecanização emprega máquinas para substituir o esforço físico. Já a automação pode se utilizar disso, mas também consiste na aplicação de técnicas e elementos tecnológicos — como softwares — no processo industrial, visando:

  • aumentar a eficiência;
  • simplificar processos ou operações;
  • melhorar a produtividade;
  • melhorar as condições de trabalho e a segurança;
  • aumentar a qualidade do produto ou serviço;
  • maximizar a performance da empresa de maneira geral

Neste post, além de explicarmos o que é Automação Industrial, abordamos seus benefícios e o que a torna um diferencial competitivo. Quer saber mais? Então continue acompanhando este texto!

O que é Automação Industrial?

Como já falamos, a automação industrial é um processo que tem como objetivo criar mecanismos capazes de produzir mais, melhor e com os menores custos.  Por meio de um sistema automatizado, as empresas e indústrias conseguem realizar uma série de processo de maneira simples e rápida graças à tecnologia, otimizando os processos e evitando maiores esforços de toda a equipe.
E são muitos os benefícios que a implementação da automação industrial traz às empresas. Saiba mais sobre eles a seguir.

Quais são os benefícios da Automação Industrial?

A Automação Industrial traz uma série de benefícios para a equipe, para os gestores da empresa e para o negócio. A otimização do tempo é um dos fatores que a faz tão necessária.

Já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”? Pois é. Ao otimizar os processos por meio da aplicação de técnicas ou softwares, por exemplo, a equipe consegue finalizar as tarefas mais rapidamente e com mais qualidade. E não é só isso! Confira uma lista de benefícios:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade;
  • produto final ou serviço com mais qualidade;
  • aumento dos rendimentos;
  • otimização do tempo;
  • controle sobre diferentes áreas;
  • monitoramento de atividades;
  • auxílio na criação de estratégias

Como a automação envolve diferentes métodos, os benefícios acima podem variar. O controle sobre diferentes áreas e o auxílio na criação de estratégias podem ser obtidos por meio da utilização de um sistema de gestão empresarial online , por exemplo. Já a otimização de tempo pode ser obtida por meio de um software de gestão ou da adoção de equipamentos modernos, como máquinas operatrizes.

É um diferencial competitivo?

Sim, é um diferencial competitivo. Por quê? Em um cenário no qual você terá maior produção, mais qualidade e poderá criar estratégias eficientes para o negócio, sua empresa se destaca.

Haverá menos riscos, as operações serão bem controladas, a equipe poderá focar em meios para melhorar a produtividade e, dependendo da estratégia adotada pelo gestor, os custos com mão de obra e materiais serão menores. Uma máquina programada e calibrada, por exemplo, pode exercer a mesma função com qualidade por horas e horas, desperdiçando menos.

Em um mercado agressivo, no qual há inúmeras empresas oferecendo produtos ou serviços de qualidade, como se destacar? Oferecendo um produto ou serviço com qualidade superior e preço competitivo. Uma boa gestão aliada à Automação Industrial torna isso possível.

Por que utilizar um software de gestão empresarial?

Você não precisa começar investindo em equipamentos caros — às vezes uma empresa leva anos para se destacar no mercado; o ideal é investir na Automação Industrial aos poucos e sem se endividar, melhorando a qualidade dos produtos, serviços e processos com o tempo.

Nesse contexto, um software de gestão empresarial é uma das opções mais eficientes para otimizar processos.

O  ERP online integra todos os setores da empresa e facilita a comunicação entre a equipe e os gestores. Por meio dessa ferramenta é possível gerenciar diferentes departamentos e obter informações precisas de cada um, as quais podem ser utilizadas pelo gestor posteriormente para criar estratégias concretas a longo prazo.

Um bom software de gestão empresarial apresenta as seguintes funcionalidades, entre outras:

  • controle financeiro;
  • controle de estoque;
  • controle de cotação e compras;
  • controle de orçamentos e vendas;
  • emissão de boletos;
  • emissão de notas fiscais

O tempo que a equipe levaria para registrar todas as informações de todos os setores por meio de planilhas ou outros métodos manuais poderia ser utilizado para focar em questões estratégicas da empresa.

Com um software de gestão, isso é possível, pois tudo fica mais simples e mais rápido — consequentemente aumentando a produtividade geral. Além disso, esse sistema é 100% online, seguro e otimizado para ser acessado por meio de dispositivos móveis.

E então, gostou do artigo? Então não perca mais tempo e comece a implantar a automação na sua indústria!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *