Depois de passar por diversos processos seletivos e se empenhar em conseguir um bom emprego, finalmente as coisas deram certo. Você está trabalhando! Mas, se pensa que seu empenho deve acabar por aí, está muito enganado. Tenha em mente que cada detalhe faz diferença na hora da empresa acertar as contas e, por isso, é importante ter dedicação.

O que muitos não entendem é que manter o emprego exige mais empenho do que participar do processo seletivo. Alguns funcionários podem acabar assumindo uma personalidade relaxada por acreditar que uma possível demissão não venha a ser sua realidade. Quando se está em um ambiente de trabalho agradável e que lhe proporcione fazer o que gosta, a ideia de ser demitido se torna um pesadelo.

Além disso, as empresas buscam se destacar no mercado e, para isso, contam com a ajuda de seus colaboradores, que devem ter o mesmo posicionamento do empreendimento. Portanto, ser só mais um, não é a solução. É necessário se mostrar um funcionário não substituível e que faça diferença no setor.

E então: como não ser demitido e se desenvolver ainda mais em sua carreira de trabalho? Fique atento a estas dez dicas que lhe ajudarão a manter seu emprego por muito tempo. Acompanhe o artigo!

Como manter seu emprego?

Abaixo, veja as 10 melhores dicas para ter uma carreira sólida e não perder seu trabalho.

1 – Seja proativo

Um dos pontos mais importantes para manter seu emprego por bastante tempo e se desenvolver no mercado de trabalho é saber ser proativo e estar disposto a criar novos projetos. Quando o funcionário fica acomodado com a situação e desenvolve apenas o que lhe é instruído, ele vai se tornando menos importante para a empresa.

Pessoas que estão dispostas a contribuir para o desenvolvimento da empresa e que sempre pensam em criar novos projetos, desenvolver eventos, criar soluções e otimizar processos são muito bem vistas pelos gestores. Por isso, tendem a ter carreiras bem desenvolvidas, além de conquistarem o devido reconhecimento por seu trabalho.

2 – Conheça pessoas

A rede de contatos que você pode fazer ao longo da sua carreira também será relevante para manter bons empregos. Lembre-se da palavra networking. Mantenha um relacionamento amigável com os parceiros a sua volta, mas lembre-se: seja verdadeiro.

Colegas, tanto do ambiente de trabalho quanto de todo o setor, poderão notar que sua simpatia tem como objetivo o interesse.

Aproveite também para utilizar redes sociais profissionais, como LinkedIn, e atualizar sua agenda de telefones e e-mails. Seja amigável e tente, ao máximo, ajudar aqueles que lhe procuram. Dessa maneira, você irá criar laços fortes e parcerias poderosas no mercado, garantindo, assim, a vaga na empresa.

3. Seja cuidadoso

É muito bom ter cuidado com suas atitudes do dia a dia. Chegar regularmente atrasado, se envolver em desavenças, fazer fofocas e criar inimizades irá criar uma imagem negativa quanto ao tipo de profissional que você é. Há momento e local para tudo, basta estar ciente de quando e onde.

Outro cuidado necessário é com sua postura e suas ações na empresa. Preste atenção nas roupas que escolhe para trabalhar e na linguagem que utiliza tanto na empresa quanto em eventos corporativos. Por isso, é bom evitar itens chamativos em sua vestimenta, bem como o uso excessivo de gírias e palavrões.

4. Mantenha-se atualizado

Mesmo que você já tenha um emprego e um bom cargo, é muito importante continuar investindo em aprendizado e atualização. Busque cursos que possam desenvolver suas habilidades e te manter a par das novas técnicas de sua área.

Além disso, procurar por aulas e palestras de desenvolvimento pessoal também será muito válido para sua permanência na empresa.

Há a possibilidade, por exemplo, de fazer isso sem sair de casa. Muitos sites oferecem cursos online e gratuitos ou até mesmo com preços acessíveis.

A constante busca por aprendizado é uma ótima maneira de manter-se ativo no empreendimento e ganhar pontos positivos com os gestores e executivos que estão acima de você. Desta forma, estes lhe auxiliarão a ficar muito mais tempo no mesmo emprego.

5. Deixe de lado a procrastinação

Chega de preguiça! A procrastinação, ou seja, o ato de deixar tudo para depois, é uma das principais vilãs do bom rendimento no trabalho. Faça uma lista de tarefas, estabeleça metas e chegue ao trabalho disposto a realizar o seu melhor. Seu entusiasmo e comprometimento certamente serão notados.

Ter um objetivo concreto e uma bonificação poderão lhe ajudar com o desempenho. Se este for o seu caso, estabeleça atividades diárias e se recompense por concluí-las.

Esse auto reconhecimento pode ser desde comer uma barra de chocolate até poder assistir um episódio a mais daquela série que você tanto gosta. No entanto, tenha certeza que a sensação de trabalho realizado, acima de tudo, será o seu principal prêmio.

6. Seja responsável

Ter uma agenda organizada pode ajudar – e muito – a manter suas responsabilidades em dia. Lembre-se de preparar as apresentações para as reuniões com os clientes e evite remarcar muitas vezes o bate-papo com os colaboradores.

Essas atitudes farão com que as pessoas te vejam como uma pessoa responsável e queiram trabalhar cada vez mais em parceria com você.

Esse é o tipo de profissional que exala confiança. Com isso, muitas portas serão abertas no mercado de trabalho. O importante é ter o pé no chão e fazer escolhas que possam fortalecer ainda mais a confiança em você e, claro, no seu trabalho.

7. Torne-se indispensável

Estar na média, muitos podem estar, mas estar acima da média é para poucos. E as empresas preferem indivíduos considerados extraordinários.

Seja aquela pessoa com quem todos podem contar, tornando-se uma peça fundamental para a execução de importantes tarefas. Portanto, adquira bastante conhecimento sobre a empresa e as áreas de atuação. Além disso, busque colocar-se sempre à disposição e mostrar a todos o quanto você é indispensável.

Ter conhecimento em uma área ou projeto que ninguém mais consegue desenvolver também é importante. Mas, lembre-se: não deixe de compartilhar seus aprendizados. Desta forma, você mostrará que está disposto a colaborar com o desenvolvimento dos negócios.

8. Realize suas funções com atenção

Fique atento ao desenvolver sua função para que erros não sejam cometidos. Às vezes, deixamos passar detalhes que fazem toda a diferença no resultado final. Desenvolva o melhor trabalho que você puder.

Dessa maneira, seus gestores irão lhe enxergar de modo positivo e, quem sabe, até oferecerão uma promoção. O importante mesmo é fazer jus à confiança que colocaram em você no momento em que lhe escolheram para o seu cargo.

9. Separe sua vida pessoal da profissional

Saber separar os problemas que você enfrenta na sua vida pessoal da convivência com os colegas de trabalho é algo fundamental para lhe ajudar a manter o foco em sua rotina corporativa. Não seja grosso com as pessoas à sua volta por estresses de casa e nem deixe cair seu rendimento.

Se você souber separar as coisas, irá mostrar que é responsável e que merece continuar desenvolvendo suas atividades. Afinal, pessoas que descontam momentos de nervos à flor da pele em quem não tem envolvimento com a história é vista com maus olhos, tanto por colegas de trabalho quanto pelo setor no geral.

10. Seja flexível

Esteja disposto a conhecer novas áreas da empresa. Algumas vezes, as áreas em que trabalhamos vão deixando de ser essenciais para o empreendimento e novos cargos podem acabar surgindo. Tenha flexibilidade para aceitar promoções e mudanças de área. Você pode se surpreender!

Aprender uma atividade nova pode, até mesmo, ser bem divertido e lhe tirar da zona de conforto. Tenha em mente que as mudanças podem até nos trazer medo, mas elas são fundamentais para a nossa evolução.

Essas dicas podem ser de grande valia não só para você, mas para seu amigos. Então compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *