Talvez você seja uma pessoa que ama o que faz. Pode ser que você não se sinta plenamente realizado profissionalmente ou que não esteja exatamente vivendo um romance com a profissão que escolheu.

O fato é que, se mesmo aqueles apaixonados pelo trabalho vez ou outra sentem-se desmotivados (talvez pela falta de desafios), o que dizer daqueles que trabalham apenas pela necessidade de pagar suas contas?

Se você sente que manter a motivação no trabalho está difícil, neste artigo elencamos algumas estratégias para lhe ajudar a ter a energia que precisa para executar suas tarefas. Boa leitura!

A importância da motivação

Sem motivação na vida é difícil lutar pelo sucesso e alcançar a felicidade interna. Por exemplo, como você pode conseguir uma certificação se não se sente motivado a dedicar horas de estudo? Como conseguirá ter energia para trabalhar com a motivação baixa?

Além do bem-estar no final do dia, manter a motivação no trabalho é importante para o desempenho e a produtividade de modo geral. Então, confira algumas ações que você pode tomar para tornar-se uma pessoa mais motivada:

1. Trace objetivos

Quando temos objetivos a atingir fica mais fácil manter-nos focados e, consequentemente, garantirmos a motivação no ambiente de trabalho. Aqui falamos de dois tipos de objetivos:

  • Aqueles definidos pelo chefe, que são as atividades que você precisa entregar e as metas a serem atingidas; e
  • Aqueles definidos por você, ou seja, os objetivos pessoais.

Para as metas pessoais, analise o que você deseja alcançar. Pode ser aprender uma nova habilidade relevante para o seu trabalho, ou até mesmo algo que não necessariamente tenha a ver com o que você faça hoje, mas que deseja alcançar no futuro.

Por exemplo, muitas pessoas pensam em empreender, mas precisam de mais conhecimento ou de uma segurança financeira para isso. Em casos assim, não dá para largar tudo de uma hora para outra.

Uma boa estratégia é aproveitar cada momento como funcionário de uma empresa para aprender e planejar-se financeiramente. Isso pode ser uma boa maneira também de manter a motivação no trabalho.

2. Conclua algo todos os dias

As listas de coisas a fazer (to-do list) ajudam os profissionais a manterem-se focados e motivados. No entanto, não tem algo mais desmotivador do que ver a lista de atividades crescendo e nada sendo finalizado.

Para reverter a situação, proponha-se em terminar pelo menos uma coisa a cada dia. Quando for realizar a atividade em questão, foque-se somente nela até a sua conclusão.

Assim que ela for concluída, vá na sua lista e risque a tarefa finalizada. Você verá que a sensação de dever cumprido contribuirá para manter a motivação no trabalho.

3. Silencie as notificações

Você pode adotar todas as estratégias para motivação no trabalho. No entanto, se uma notificação de e-mail aparecer aí na sua tela enquanto você está no meio de uma atividade, tudo que foi feito para manter-se motivado pode não ter servido de nada, principalmente se o assunto não for muito agradável.

Mesmo que você não olhe as notificações, o fato de ficar com ansiedade para vê-las pode atrapalhar sua motivação.

4. Tenha uma boa noite de sono e alimente-se bem

Uma noite mal dormida será sinônimo de falta de energia no dia seguinte. E nem precisamos dizer o quanto isso dificultará o exercício de manter a motivação no trabalho, não é mesmo?

Estudos mostram que dormir entre 6 a 8 horas é o ideal para a saúde. Existem algumas estratégias que você pode adotar para ter uma boa noite de sono e acabar com as noites de insônia.

Importante também cuidar com a alimentação. Não comece a primeira refeição do seu dia com algo que tenha um impacto ruim no corpo e no humor depois. Uma alimentação ruim pode levar à pressão alta e ao colesterol, interrompendo o suprimento de sangue para o cérebro.

Para permanecer motivado e não enfrentar desconforto no trabalho, opte sempre por uma comida mais leve tanto no café da manhã quanto no almoço. O mesmo vale para a janta, pois comidas pesadas atrapalham o sono.

5 – Dê pausas

Ninguém consegue se concentrar por horas sem parar. A fim de manter a motivação no trabalho (e o foco), reserve um momento para se levantar, fazer alguns alongamentos ou andar, nem que seja uma caminhada para pegar um copo de café ou tomar água.

As pessoas geralmente negligenciam essas pequenas pausas e seguem trabalhando continuamente. Se você quiser mesmo manter-se motivado no local de trabalho, tenha em mente que precisará dessas breves paradas. Inclusive, as pausas ajudam a aumentar a produtividade (a técnica Pomodoro fala sobre isso).

6 – Peça feedback

Muitos profissionais têm medo de pedir feedback porque receiam ouvir alguma crítica referente aos seus trabalhos. Todavia, feedbacks podem ser extremamente motivadores e dar uma certa segurança psicológica.

Se quando positivos eles servem como impulso para manter a motivação no trabalho, quando negativos podem servir como críticas construtivas para mostrar aquilo que precisa ser melhorado.

O erro faz parte do sucesso e pode ser revertido em um desafio, especialmente se você dizer a si mesmo que não o cometerá de novo. O desejo de “ser melhor” é uma razão a mais para manter-se motivado em melhorar.

7 – Não deixe sua carreira estagnar

Caso se sinta entediado ou tenha a sensação que seu trabalho não é desafiador, aprenda novas habilidades para se atualizar. Isso ajudará a manter a motivação no trabalho e o interesse naquilo que você faz.

Mesmo que sua empresa ou sua função no momento não exijam um novo conhecimento, tudo que você aprender poderá ser muito útil caso resolva procurar por uma nova oportunidade. Sem contar que, sempre que aprendemos algo novo, nos tornamos muito mais realizados pessoalmente (e tem algo mais motivador que realização pessoal)?

Concluindo

Manter a motivação no trabalho nem sempre é fácil, especialmente quando não estamos nos nossos melhores dias ou quando o que fazemos tornou-se monótono. No entanto, é sempre possível tomar uma atitude para reverter a situação.

Lembre-se que se você estiver procurando por melhores resultados, precisará fazer algumas mudanças.

Esperamos que nossas dicas lhe ajudem na sua motivação no trabalho. Caso tenha outras estratégias, deixe um comentário e compartilhe conosco. Para mais artigos como este, não deixe de acompanhar nossas redes sociais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *