Que tal aproveitar o clima de final de ano para planejar sua vida financeira em 2020? Nada melhor do que inserir isso na sua lista de metas para o novo período que se inicia daqui a pouco.

Afinal, esse é um momento marcado por muita reflexão e comprometimento. Então, aproveite para organizar suas contas em 2020.

Quer saber como fazer isso de maneira simples e efetiva? Confira nosso passo a passo!

1. Invista em educação financeira

Esse é o primeiro — e maior passo — que você pode dar para organizar suas contas não apenas no próximo ano, mas em todos os outros. Infelizmente, a educação financeira é um tema ainda pouco abordado durante a infância.

Ao mesmo tempo, é completamente indispensável durante a vida adulta. A falta dela pode gerar vários e sérios problemas, como sufocos financeiros e até mesmo endividamento.

Não é isso que se deseja para o ano novo, certo? Logo, vale a pena buscar conteúdos que lhe ajudem a gerir melhor suas finanças. Dessa forma, é possível garantir o pagamento de todas as contas em dia e ainda aprender a economizar para realizar sonhos.

2. Conheça suas finanças

O próximo passo é igualmente importante. Você concorda que só é possível vencer um inimigo depois de conhecê-lo? Lutar contra algo misterioso costuma ser bem complicado. Por isso, é essencial analisar suas finanças antes de decidir o que precisa mudar.

Experimente tirar uma fotografia da sua vida financeira. Devem entrar nessa foto os seus ganhos, seus gastos e os principais aspectos que compõem seu padrão de consumo. A ideia é que ela seja o mais realista possível.

Será possível tirar conclusões relevantes sobre as suas finanças a partir desse diagnóstico inicial. Para que isso aconteça, lembre-se de registrar dívidas, parcelamentos, contas fixas e gastos variáveis.

3. Monte um orçamento

Se o seu objetivo é organizar as contas em 2020, é importante criar um mapa até ele. Esse mapa se chama orçamento e leva a um grande tesouro: a estabilidade financeira.

Ter um orçamento significa colocar tetos e previsões de ganhos e gastos. Depois do diagnóstico que foi montado no passo anterior, fica mais fácil analisar suas finanças e começar a planejá-las.

Com isso, você tem um mapa do que fazer — e do que não fazer — para manter o dinheiro sobre controle. Não deixe de observá-lo com frequência para garantir o cumprimento de todo o plano que foi traçado.

4. Planeje a quitação de dívidas

Quem está endividado precisa ter a solução desse problema como uma prioridade máxima. Afinal, a existência de dívidas é um enorme obstáculo para a organização das suas contas.

Então, junto com seu orçamento, trace um plano para a quitação das pendências. Comece analisando as condições para pagamento delas e veja quais são as melhores possibilidades (parcelar o saldo devedor ou juntar uma quantia para negociar à vista).

5. Identifique hábitos negativos

Organizar suas contas em 2020 não é uma tarefa difícil. Entretanto, nem sempre é simples colocar em prática as dicas e informações relevantes. Isso acontece porque muitas das nossas dificuldades financeiras são causadas por hábitos.

Os hábitos são comportamentos que fazem tanto parte do nosso dia a dia que, muitas vezes, não conseguimos percebê-los ou saber como mudá-los. Se você quer transformar sua vida financeira em 2020, comece a identificar padrões negativos, como:

  • Fazer compras por impulso;
  • Utilizar o cartão de crédito de maneira descontrolada;
  • Não anotar os gastos;
  • Considerar as finanças um assunto tabu.

6. Planeje suas compras

Mesmo sabendo que a regra número 1 da organização financeira é não gastar mais do que se ganha, diversas pessoas se veem diante desse problema. Um dos principais motivos para isso é o fato de não planejarem suas compras.

Você já se viu diante de uma situação assim: o mês parece ter sido tranquilo, sua conta está no azul, mas, de repente, surgem vários gastos que mudam essa realidade. Muitos desses gastos nem precisariam ter sido feitos.

Se isso acontece na sua rotina, crie o hábito de planejar as compras. Isso lhe mostrará o que é necessário e o que pode ser adiado. Além disso, ficará mais fácil controlar impulsos.

7. Evite solicitar crédito

Usar muito o cartão de crédito, exagerar no parcelamento de compras e fazer empréstimos ou financiamentos são alguns exemplos que não ajudam a organizar suas contas em 2020. Na verdade, solicitar crédito pode ser uma grande armadilha para o seu orçamento.

Portanto, o melhor é evitar essa situação. Planeje-se para pagar seus custos sem precisar recorrer a essa alternativa. Fique atento, especialmente, aos gastos sazonais. Se você se organizar para eles durante o ano, não será necessário parcelar o valor ou pedir empréstimo para pagá-los.

8. Monte reservas para o futuro

Quais são os seus sonhos de consumo para 2020? E para um futuro ainda mais distante? Talvez seja quitar suas dívidas, fazer uma viagem internacional, pagar a faculdade do filho, ter uma casa na praia…

Quaisquer que sejam eles, o caminho é o mesmo: montar reservas financeiras. Afinal, é impossível realizar esses planos sem dinheiro, não é mesmo? A dica é aproveitar o início de mais um ano para começar a planejar seu futuro.

9. Mantenha a disciplina

Você provavelmente já teve a experiência de deixar algumas metas de ano novo pelo caminho. De fato, manter a disciplina durante doze meses é um desafio e tanto.

Uma forma de seguir focado é lembrar frequentemente dos seus objetivos — isso traz a motivação para continuar no caminho certo. Também vale a pena utilizar ferramentas úteis. Por exemplo, um aplicativo financeiro para controlar o orçamento com mais eficiência.

10. Chame toda a família

Essa jornada ficará muito mais difícil se você estiver a trilhando sozinho. Sem dúvida, a ajuda da sua família é essencial. Então, não deixe de incentivar que todos se envolvam na tarefa de melhorar suas finanças.

Falar sobre o assunto em casa e investir na educação financeira dos filhos são estratégias muito ricas para organizar as contas em 2020. Dessa maneira, os desafios podem ser compartilhados — assim como as realizações!

Quer começar o ano com o pé direito? Conheça 9 cursos gratuitos sobre economia e finanças!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *