De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em fevereiro do ano passado, seis a cada dez consumidores fizeram compras por impulso. Na lista de preferências dos brasileiros estão roupas, calçados e acessórios (19%), seguidos por compras em supermercado (17%), perfumes e cosméticos (14%), e idas a bares e restaurantes (13%).

Mulheres e homens têm desejos diferentes. Enquanto 23% do público feminino é impulsivo nas compras de vestuário e acessórios, 13% dos homens são consumistas por impulso quando se trata de eletrônicos.

É raro alguém que nunca tenha comprado algo na impulsividade. Também é raro alguém que nunca tenha se arrependido depois, ao perceber que o orçamento doméstico foi afetado.

Como as compras por impulso são arqui-inimigas dos orçamentos, pois nos impedem de atingir nossas metas financeiras, aprender a parar com o hábito pode colocá-lo mais rapidamente no caminho para a liberdade financeira. Então, confira as 7 dicas que separamos para você.

1. Analise primeiro

Antes de tirar o dinheiro, cheque ou cartão de crédito da carteira, proponha-se a responder as perguntas abaixo:

  • O que você quer é um desejo ou uma necessidade?
  • Está dentro do orçamento?
  • Se for uma necessidade, é urgente ou pode esperar o próximo mês?
  • Existem outras compras mais urgentes?
  • Se for muito caro, o produto estará em promoção em breve?
  • Isso vai melhorar sua vida? Como?
  • A compra ajuda você a atingir um dos seus objetivos de vida?

2. Evite comprar quando estiver muito feliz ou triste

Algumas pessoas comemoram boas notícias em restaurantes, enquanto outras preferem sair para gastar em lojas. Quando você está feliz ou mais emotivo as emoções acabam falando muito mais alto que a razão.

Na tristeza, somos mais inclinados a achar que vamos melhorar o humor se comprarmos algo que desejamos. Sabemos que existe uma razão entre dinheiro e felicidade, mas não podemos esperar que esquecer o futuro vai nos libertar de sentimentos mais depressivos.

Compras por impulso mexem com o controle financeiro. Por esse motivo, priorize sua felicidade, mas não deixe de pensar no amanhã (por exemplo, você tem uma reserva de emergência?).

3. Defina um orçamento para compras diversas

Imagine que você esteja fazendo dieta. Um dia você come um brigadeiro, no outro belisca uns salgados e assim vai seguindo. No final do mês, você leva um susto porque percebe que emagreceu 10% do que deveria naquele período.

O mesmo acontece com as finanças. Os 30 reais gastos ali, somados com os 40 reais ali e tantos outros reais acolá, podem nos pegar de surpresa.

Tanto na dieta quanto no bolso é preciso ter autocontrole, mas quando tratamos de orçamento, com controle ideal (existem diversos apps para isso) você conseguirá ver para onde está indo o seu dinheiro.

Por exemplo, pode ser que seus gastos adicionais estejam indo para compras por impulso (aquela compra que você se dá de presente todo mês), saídas para jantar fora, passeios com a família etc. Seja como for, reformule seu orçamento para que ele possa prever compras diversas, mas saiba priorizar o que você precisa na sua vida (por isso a dica número 1 é realmente importante).

4. Priorize seus gastos

Satisfação pessoal é algo fundamental e as compras por impulso proporcionam uma alegria imediata. É importante que o orçamento da família também considere compras diversas, mas certifique-se de priorizar suas compras.

Por exemplo, o que é mais importante este mês? Será que é realmente necessário comprar aquele novo smartphone ou você deveria trocar de máquina de lavar roupa?

Escolher entre as compras é uma maneira inteligente de manter o orçamento, evitando gastar seu dinheiro impulsivamente. Em outras oportunidade, demos 7 dicas infalíveis para fazer boas compras no dia a dia. Recomendamos a leitura!

5. Substitua as compras por impulso por bons hábitos

A maioria das pessoas fazem compras por impulso por hábito. E, de modo geral, hábitos são uma maneira de lidar com duas coisas: estresse e tédio.

James Clear, autor do livro “Atomic Habits: An Easy & Proven Way to Build Good Habits & Break Bad Ones” (que em uma tradução literal seria “Hábitos atômicos: uma maneira fácil e comprovada de construir bons hábitos e quebrar os maus”) fala que o segredo para acabar com um mau hábito é trocá-lo por um bom hábito.

Seguindo a teoria, toda vez que você tiver vontade de comprar por impulso, tente criar um novo hábito. Isso pode ser exercícios de respiração, corrida, ioga, meditação, sair para caminhar, conversar com alguém, assistir a um filme, ler um livro etc.

6. Cancele o recebimento de e-mails marketing de vendas

O objetivo dos e-mails de produtos que as lojas nos enviam é um só: vender mais. Acabar com as compras por impulso quando se está constantemente recebendo mensagens sobre novos produtos e promoções é algo muito difícil.

Se você percebeu que algum varejista está conseguindo sugar o seu dinheiro, cancele o recebimento dos e-mails sem pensar duas vezes.

7. Leve uma lista

Fazer uma lista antes de ir às compras é importante. Ao conseguir ter o hábito de seguir essa lista, você perceberá que no final do mês terá eliminado muitas pequenas compras por impulso.

Para outras compras, crie o hábito de planejá-las e economize para conseguir fazê-las. Por exemplo, planeje com antecedência os presentes de aniversário e de Natal e outras grandes compras que você terá que fazer.

Concluindo

É claro que todos agem de forma impulsiva de vez em quando, mas levar a compra por impulso a um nível extremo pode resultar em uma vida de dívidas financeiras. Por isso, esperamos que nossas dicas o ajudem tanto a acabar com o hábito como a melhor se planejar financeiramente.

Inscreva-se em nossa lista de e-mails e saiba tudo sobre finanças e como aprender a investir dinheiro. Aproveite e siga-nos em nossas redes sociais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *