Se você for como a maioria dos seres humanos, gerenciar o tempo pode ser um grande desafio. É bem provável que exista uma luta diária para manter-se produtivo em meio às tarefas do trabalho, listas de pendências e aos projetos pessoais.

A grande questão é: como conseguir dar conta de tudo de modo eficiente? Dentre diversas dicas, existe um método conhecido por Técnica Pomodoro, tema deste artigo.

Como explicamos a seguir, por meio da técnica você verá como o “hábito dos 25 minutos” pode simplificar sua vida. Confira!

Sobre o que é a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro é um método utilizado para gerenciamento do tempo. Foi desenvolvida no final da década de 80 por Francesco Cirillo, que utilizava um cronômetro em forma de tomate (“pomodoro” em italiano) para gerenciar suas horas.

O princípio por trás do método é: trabalhe com o tempo que você tem disponível. Conforme você verá, a estratégia funciona porque a pessoa se concentra completamente em uma tarefa por um número de minutos (isso significa: sem mudar o foco ou cair na armadilha da multitarefa).

À medida que o tempo passa, a pessoa ignora o desejo de verificar os e-mails, dar uma espiada no Facebook, responder a mensagens de WhatsApp ou realizar qualquer outra atividade que possa oferecer distrações.

Em suma, a Técnica Pomodoro foi desenvolvida para funcionar como um sistema que mantenha o indivíduo 100% focado na atividade que está realizando. Além do aumento do foco, outras vantagens são:

  • Eliminação do hábito de multitarefa;
  • Aumento da concentração;
  • Diminuição do estresse.

Como funciona a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro é bem simples de entender e fácil de aplicar: ela exige que você divida seu dia de trabalho em períodos de 25 minutos, chamados de “Pomodoro”. Entre um Pomodoro e outro, o método requer um descanso de 5 minutos.

Após quatro Pomodoros, o equivalente a 100 minutos de tempo de trabalho e 15 minutos de pausa, você faz uma parada mais longa de 15-30 minutos.

Ressaltamos que esse é o sistema padrão desenvolvido por Cirillo. Você pode adaptá-lo, diminuindo ou aumentando o tempo de pausas de acordo com suas necessidades.

A seguir mostramos com mais detalhes o passo a passo:

1 – Identifique suas tarefas mais importantes

Você pode utilizar um papel ou um sistema de gerenciamento de tempo para listar as tarefas que precisa realizar para o dia. Feito isso, defina aquelas que devem ser priorizadas.

Para produtividade, recomendamos que você realize as tarefas mais difíceis primeiro, deixando as mais simples para o final.

A cada tarefa listada, analise o tempo para conclusão. Em seguida, quebre o tempo em pomodoros (ou seja, sessões de 25 minutos). Para tarefas mais longas, divida-as em atividades menores, realizando-as de 25 em 25 minutos.

2 – Marque o cronômetro para 25 minutos

A Técnica Pomodoro requer um temporizador de contagem regressiva. É possível utilizar um cronômetro físico ou o que vem no celular.

No site www.tomato-timer.com você encontra um cronômetro que pode ser usado para adotar a técnica. Existem também aplicativos como Pomodoro Tracker, Focus Keeper, Focus Booster, entre outros.

3 – Trabalhe em cada tarefa sem distrações

O principal pilar da Técnica Pomodoro exige que você não tenha distrações. Para isso, silencie o seu telefone (lembre-se que as mensagens podem esperar 25 minutos para serem respondidas), pare as notificações, feche o Facebook, Twitter, Instagram, etc.

Se você trabalha em um escritório, coloque fones de ouvido para ficar longe das distrações vindas de conversas.

4 – Faça as pausas

As pausas não são negociadas na Técnica Pomodoro. Após cada sessão finalizada, pare por 5 minutos e relaxe. Este é o momento que você tem para levantar da cadeira, olhar as mensagens no seu celular, dar uma caminhada, alongar-se, etc.

Quando completar 4 Pomodoros, faça a pausa mais longa, de 15-30 minutos.

O que faz a técnica funcionar?

Como você viu, a Técnica Pomodoro é bem simples de ser aplicada. Quem já adotou o método diz que ele funciona porque o uso do cronômetro instila um senso psicológico de urgência.

Ao saber que temos 25 minutos para progredir na tarefa, passamos a entender que a jornada de trabalho não é infinita e, portanto, não pode ser desperdiçada. Nosso foco fica totalmente para a realização da atividade em questão.

A pausa de 5 minutos entre cada pomodoro também ajuda. Além de ser um momento que usamos para oxigenar o cérebro, cada parada que o cronômetro solicita é também a hora de nos lembrarmos que precisamos sair da frente do computador, levantar e respirar tranquilamente.

Algumas dicas para adotar a Técnica Pomodoro

Assim que você começar a adotar o método, faça os ajustes que forem necessários. Lembre-se que o objetivo é que você cada vez mais desenvolva melhores hábitos de produtividade.

Para aplicar a Técnica Pomodoro diariamente, recomendamos que você:

  • Dedique alguns minutos por dia para definir o que precisa ser feito e o tempo necessário para cada tarefa (você pode fazer essa definição na noite anterior).
  • Para cada tarefa listada, verifique o número de Pomodoros (blocos de 25 minutos) necessários.
  • Organize tarefas por prioridade e inicie pelas mais importantes.

Concluído

Quanto mais simples, melhor. É basicamente isso que nos propõe a Técnica Pomodoro. De um jeito fácil de aplicar, ela faz com que tenhamos uma boa relação entre quantidade e qualidade de tempo.

Caso queira aplicar o método, não esqueça dos passos:

  1. Defina as tarefas e o tempo total que cada uma levará;
  2. Começa pelas prioritárias;
  3. Utilize um cronômetro ou aplicativo para marcar 25 minutos;
  4. Trabalhe na tarefa por 25 minutos. Evite todas as distrações e fuja da tentação de realizar várias tarefas ao mesmo tempo;
  5. Concluídos os 25 minutos, pare por 5 minutos para renovar a energia;
  6. Inicie outro Pomodoro;
  7. Após completar quatro Pomodoros, faça uma pausa de 15 a 30 minutos.

O que você achou da técnica? Caso conheça alguém que esteja precisando de mais foco e que necessite melhorar a gestão do tempo, compartilhe este artigo. Se precisar de mais dicas sobre produtividade, leia nosso post Como aumentar a produtividade diária: confira 14 dicas!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *