Falta tempo. Toda hora pensamos nesta questão e acabamos precisando procurar maneiras de aumentar a produtividade diária, não é mesmo?

Afinal, assim como muitos, imagino que você, muitas vezes, acredita não estar conseguindo administrar bem seu tempo. E isso é normal. O excesso de informação e a quantidade de atividades que devemos desempenhar nos desgasta e, cada vez mais, sentimos que o dia não foi produtivo.

O tempo pode parecer durar pouco, mas é valioso. E se soubermos administrá-lo da forma correta, podemos nos beneficiar muito.

Se, no entanto, você tem se sentido cansado e parece que nada do que planeja consegue cumprir, precisa continuar a leitura do artigo de hoje. Confira a seguir 14 dicas para aumentar a produtividade diária no seu cotidiano profissional e pessoal e aprenda a gerir melhor seu tempo!

1. Planeje-se no dia anterior

Se você não tem o hábito de anotar o que precisa fazer no dia seguinte, comece fazendo isso. Tenha uma agenda, uma pequena caderneta ou anote na agenda do seu celular tudo o que você precisa fazer no dia seguinte.

Assim, fica mais fácil visualizar as tarefas, executá-las da melhor forma e ainda impede que você se desorganize ou esqueça de algo importante.

2. Medite

Meditar por alguns minutos do dia faz bem para a saúde mental e ajuda na concentração. A meditação é aconselhada por vários especialistas e não ajuda somente nisso.

Os benefícios são vários, como: diminuição do estresse, auxilia na organização, combate a depressão, contribui com o sono, melhora a memória e a cognição, dentre outros.

Aqueles que desejam encontrar uma forma de melhorar a produtividade no ambiente de trabalho ou pessoal deveriam praticar esse hábito. Afinal, manter o foco enquanto labora é essencial.

3. Delegue tarefas

Ninguém consegue abraçar o mundo. Por mais que isso seja triste, é a verdade.

Por isso, não tente fazer tudo sozinho. Isso só vai lhe desgastar ainda mais e, no fim, as chances de você ter feito o que queria fazer direito são pequenas.

Se a atividade ou compromisso não for importante e for tomar muito do seu tempo, passe para outra pessoa fazer ou elimine-a.

4. Faça primeiro o mais importante

Defina o que precisa fazer em grau de importância. Escolha as atividades mais importantes, execute-as primeiro e, depois, passe a fazer aquelas menos importantes.

No final do dia ou expediente você não sentirá que precisa correr contra o tempo, pois o mais importante já foi feito. Simplifique o máximo que puder.

5. Diga não

Não aceite tarefas dos outros que possam lhe prejudicar. Dizer não implica também abrir mão de algumas coisas que gostamos mas que não nos ajudam em nada ou pior, atrapalham. Modificar hábitos tóxicos também é necessário para sermos produtivos.

Não se sinta mal por ter aberto mão de um curso que não trazia benefícios ou de algumas reuniões semanais com amigos que duravam horas. No fim, você verá que valerá a pena.

6. Mantenha o foco

Ser multitarefa é extremamente maléfico, pois no fim, você terá gasto energia em muitas coisas e não terá feito nada direito. Mantenha o foco em apenas uma única atividade de cada vez.

Faça uma tarefa de forma excelente e, assim, você verá que foi produtivo e sua energia foi gasta da forma correta.

7. Pratique exercícios físicos

Uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade pessoal é fazendo exercícios físicos. Se exercitar ajuda a manter o foco e claro, traz muitos benefícios para a saúde física e mental.

8. Não tente ser perfeito

Perfeccionismo pode atrasar muitas outras tarefas na lista de preferência. Às vezes, feito é melhor do que perfeito.

Muitas atividades e tarefas realizadas, mesmo não sendo perfeitas, continuam sendo eficientes se bem finalizadas. Por isso, preze pela excelência, mas não se preocupe em ser perfeito.

9. Durma bem

Uma noite mal dormida poderá atrapalhar o desempenho durante o dia inteiro. Por isso, tente dormir bem todas as noites e procure dormir a quantidade de horas que seu corpo precisa.

Lembre-se que uma pessoa descansada produz e pensa melhor.

10. Escute música

Escutar música pode ajudar nos seus estudos, a relaxar, no aumento da produtividade e também estimula a criatividade. Se achar que precisa de foco, selecione as músicas ideais para se concentrar melhor e realizar o que deseja ou precisa.

Quem precisa aumentar a produtividade nos estudos, por exemplo, pode tentar ouvir música clássica ou com sons de ambientes relaxantes.

11. Evite ser interrompido

Essa dica talvez seja a mais difícil de se colocar em prática. Afinal, somos interrompidos a todo momento, seja pessoalmente ou por meio de mensagens de e-mail e aplicativos móveis.

Por isso, deixe para responder e-mails e mensagens em outro momento!

Outro problema é a interrupção pessoal. No trabalho, isso acontece bastante. Muitas vezes, somos interrompidos por colegas por motivos que não são importantes.

Depois que isso acontece, acabamos demorando um pouco para voltarmos a ter foco no que estávamos fazendo. Se isso acontece com frequência, tente deixar claro que não deseja ser interrompido.

12. Defina as metas do dia

Definir metas diárias pode lhe ajudar a definir se o seu dia foi produtivo ou não. Por isso, antes de dormir e anotar o que precisa fazer no dia seguinte, defina também pequenas metas para serem cumpridas no decorrer do dia, como ler um determinado número de páginas, aprender palavras novas, etc.

13. Evite se aglomerar

Sabe quando amigos se juntam em um determinado horário, seja na faculdade ou no ambiente de trabalho? Isso pode ser divertido de vez em quando, mas é tempo que se está perdendo.

Você não precisa ser o colega “antissocial” do grupo, mas pode deixar claro que possui muito o que fazer. Com o tempo os colegas irão entender e respeitar sua posição.

14. Faça do seu tempo ocioso um tempo útil

Todos nós temos um tempo que ficamos sem produzir nada, seja vendo televisão, dentro do ônibus, almoçando ou fazendo outra atividade. Esses períodos podem parecer curtos mas, se somados no decorrer do dia, você perceberá que foram “perdidos” mais de hora nesses momentos.

Por isso, aproveite para aprender algo novo, estudar um idioma, ler ou ouvir podcast sobre assuntos específicos no seu tempo ocioso. Assim você torna esse tempo cada vez mais útil para você mesmo!

Quer se aprofundar mais nesse assunto? Então confira mais esses artigos para melhorar ainda mais sua produtividade:

Muitos procuram aprender a aumentar a produtividade diária por entenderem que não conseguem gerir bem o próprio tempo. Ocorre que muito do que pode ser feito para otimizar nosso dia a dia está ao nosso alcance, sendo necessário apenas adquirir esses hábitos.

Por isso, não deixe de por em prática essas dicas e comece já a ser mais produtivo!

Gostou do artigo e quer se aprimorar mais no assunto? Então não deixe de assinar nossa newsletter e continue aprendendo muito mais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *