Grande parte da motivação e produtividade de uma equipe podem estar relacionadas a uma boa gestão. Por isso, como liderar uma equipe deve ser uma preocupação para gestores que anseiam pelo sucesso. Mas gerir pessoas não é uma tarefa tão simples e, para muitos, é um grande desafio.

A maneira de liderar uma equipe pode variar de acordo com a personalidade do gestor. Nesse sentido, um mentor competente precisa ser tolerante; estratégico; ter flexibilidade para lidar com conflitos e dentre outras características. Mas, afinal, qual o papel de um líder?

A principal função desse cargo é a representação. Um líder precisa representar o seu grupo e ser referência para eles, garantindo que seus liderados exerçam suas funções com excelência.

Em contrapartida, muitas pessoas, apesar de exercerem esse cargo, cometem alguns erros que culminam em desmotivação e diminuição no rendimento dos liderados. Para que isso não ocorra, é importante que o gestor siga algumas recomendações. Confira, ao longo deste artigo, 15 dicas de como liderar uma equipe desmotivada.

Como liderar uma equipe: dicas de liderança para ser um ótimo gestor

As atitudes de um líder influenciam diretamente no desempenho de um time. Dessa forma, é importante que a liderança utilize algumas estratégias para impulsionar a equipe a gerar melhores resultados.

Se você não sabe como liderar uma equipe desmotivada e torná-la mais produtiva, a primeira coisa que precisa saber é que você pode mudar esta realidade. Basta manter algumas hábitos e práticas durante o processo de gestão.

Acompanhe algumas destas práticas a seguir e aprenda o segredo de como liderar uma equipe com eficiência e torná-la mais produtiva:

1. Seja didático

Como liderar uma equipe sem ensinar o básico sobre a tarefa que será exercida? Saber ensinar e repassar informações não é importante somente em um ambiente acadêmico, é uma qualidade essencial de um bom líder.

Além de ter conhecimento sobre o assunto, o gestor deve passar essas informações, garantindo que os colaboradores aprendam e coloquem os ensinamentos em prática da melhor forma possível.

2. Tenha comprometimento com o individual e o coletivo

Um bom líder precisa alinhar os seus objetivos pessoais aos coletivos, visto que qualquer deslize individual pode acarretar danos para toda a equipe. Dessa forma, é importante que o mentor mantenha uma postura transparente, além de ter atitudes que inspirem os seus liderados.

3. Entenda o sucesso da equipe como sucesso próprio

Muitos gestores têm receios de que sua equipe demonstre um desempenho melhor que o seu próprio e se destaque por esse fato. Entretanto, pensar dessa forma é totalmente equivocado, visto que um líder eficiente não deve limitar a performance do seu time, em nenhuma hipótese.

Pelo contrário, seu papel é incentivar o crescimento profissional de cada liderado. Dessa forma, um bom líder deve ser reconhecido por desenvolver bons profissionais.

4. Dê autonomia para a sua equipe

Controlar demasiadamente os liderados traz desmotivação e torna o trabalho desgastante, o que pode afetar diretamente na produtividade da equipe. Limitar a liberdade dos colaboradores faz com que a criatividade seja reduzida.

Um funcionário sem potencial criativo não terá um bom poder de ação mediante as dificuldades. Por isso, para gerar bons profissionais é interessante conceder uma certa autonomia, sob supervisão, para que os liderados se desenvolvam e se mantenham satisfeitos com suas tarefas e seus desempenhos.

5. Forme novos líderes

Formar novos líderes é muito importante, já que você deve garantir o bom funcionamento da sua equipe sem a sua presença. Dessa forma, se comunicar com seu time através de feedbacks e investir no desenvolvimento da equipe é crucial para formar novos líderes, sendo esse um dos maiores legados que um líder pode deixar.

6. Invista em feedbacks

Como citado no tópico anterior, conceder feedbacks à sua equipe é uma forma de expressar o contentamento da empresa com o trabalho exercido ou apontar os principais pontos de melhoria. É interessante evidenciar tanto qualidades e bons desempenhos quanto características que necessitem de desenvolvimento.

Ser transparente com a equipe gera maior satisfação e motivação para desempenhar um melhor trabalho.

7. Esteja sempre próximo

Para ser um bom gestor não basta somente delegar funções. É necessário estar sempre presente para esclarecer dúvidas ou até para transmitir confiança a equipe.

Mesmo quando não é possível estar próximo fisicamente, é interessante demonstrar-se acessível aos liderados para que se sintam mais confiantes em desempenhar as suas atividades. Assim, liderar com humildade, transparência e proximidade é muito importante para aumentar a produtividade da equipe.

8. Mantenha um ambiente harmonioso

Como liderar uma equipe de vendas, por exemplo, já que a competitividade entre os membros pode ser motivo de conflitos? Saber lidar com as emoções em momentos difíceis é uma das características que um bom líder deve ter.

É do líder o papel de amenizar essas situações e motivar o espírito de equipe, para que eventos assim não afetem o rendimento dos liderados.

10. Identifique novos talentos

Uma equipe deve possuir profissionais com talentos distintos. É função do líder explorar as habilidades e treinar os colaboradores, para que estes evoluam profissionalmente, de acordo com as suas aptidões.

11. Reconheça o desenvolvimento dos seus liderados

É muito importante que o gestor demonstre sua satisfação com o bom desempenho dos funcionários. Nesse sentido, comemorar cada vitória é essencial para manter a equipe orgulhosa do trabalho realizado.

12. Busque estar sempre atualizado

A área de liderança está sempre inovando em cursos e certificações que promovem o aperfeiçoamento do profissional. Dessa forma, é importante que o gestor esteja sempre em busca dessas atualizações para realizar um trabalho mais eficiente e se destacar da concorrência.

13. Aceite sugestões

Estar aberto a novas ideias, sugestões e opiniões é uma das maneiras de se manter mais próximo do seu time. Nesse quesito, é importante analisar todas as questões e evidenciar os motivos de serem aceitas ou não.

Essa simples medida tornará a equipe mais criativa e incentivada a colaborar com o progresso da empresa.

14. Conheça o seu time e suas motivações

Conversar com seus liderados é essencial para suprir as necessidades de sua equipe. Sabendo o que cada um precisa, é possível planejar ações, treinamentos, reuniões e outras medidas que podem estar em falta no desenvolvimento profissional do grupo.

15. Sirva de inspiração

Como liderar uma equipe sem ser referência para esse grupo? É muito difícil exigir competências, habilidades ou profissionalismo de um funcionário quando o líder não demonstra essas características.

Para exercer o seu papel com maestria, é importante ser exemplo para os seus liderados e agir da maneira que você gostaria que eles atuassem.

Conclusão

A maneira de liderar a equipe pode destinar uma empresa ao sucesso ou ao fracasso. Portanto, o líder deve sempre se empenhar em manter a sua equipe motivada e incentivada a crescer profissionalmente, garantindo, assim, um bom desempenho e produtividade.

As dicas sobre como liderar uma equipe foram úteis para você? Então compartilhe nas suas redes sociais! Assim você pode ajudar algum amigo que também precisa aplicar essas dicas em sua rotina profissional.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *