Um dos segredos do sucesso na área profissional é saber como a importância do trabalho em equipe. Um bom líder sabe como gerenciar o trabalho em grupo, fazendo parte dele ativamente, de forma a conhecer, incentivar e orientar cada funcionário em seu papel.

O trabalho em equipe nas empresas é um aspecto essencial para seu bom funcionamento, de forma a serem produtivas e lucrativas, evitando o desperdício de tempo e dinheiro. Mas, como desenvolver o trabalho em equipe?

Caso você não saiba, existem certas técnicas de trabalho em equipe, que, caso aplicadas com paciência, dedicação e foco, vão propiciar resultados satisfatórios que vão refletir no desempenho da empresa e de cada colaborador.

Neste artigo, vamos falar exatamente sobre trabalho em equipe nas empresas. Acompanhe o texto e aprenda, em 5 dicas, a aperfeiçoar a gestão dos funcionários, fomentar o trabalho em equipe e conseguir resultados além do que você possa imaginar.

1. Mostrar-se confiável e saber confiar

Eis a primeira dica: se você realmente quer dispor de um trabalho em equipe eficiente, precisa, em primeiro lugar, não só parecer, mas de fato ser um líder confiável, aberto a ouvir, mas também capaz de orientar e até repreender caso necessário.

Se você faz parte de uma equipe, é de sua responsabilidade igualmente ser confiável diante dos outros colaboradores e da liderança, assim como ter a habilidade de confiar. Lembre-se de que toda a equipe – líderes e funcionários subalternos – devem ter objetivos em comum no ambiente de trabalho, todos estão ali para ajudar e fazer a empresa crescer, oferecendo o seu melhor.

É muito desagradável e perigoso que, em uma equipe de trabalho, haja desconfiança e instabilidades. Para evitar isso, conheça seus companheiros, não tenha medo de mostrar eventuais erros ou defeitos e saiba aceitar os defeitos alheios.

Isso não impede que você, seja um líder ou não, aconselhe de forma construtiva os colaboradores da empresa, a fim de que se conheçam e teçam relacionamentos baseados em mútua confiança. Neste ponto, podemos citar a importância de você ter uma visão sistêmica, ou seja, que vislumbre todas as atividades da empresa.

Essas atividades são desenvolvidas através do trabalho em equipe e, por isso, é bom ficar ligado no que pode ser melhorado, que setores ou pessoas podem precisar de mais dedicação.

2. Compreender opiniões divergentes

Em um grupo qualquer, seja no ambiente profissional ou na área pessoal, sempre haverá opiniões divergentes. Dois equívocos devem ser evitados: aceitar tudo o que dizem ou fazem para evitar atritos, ou seja, “fazer vista grossa”, ou se posicionar de maneira combativa, agressiva, inflexível, como se fosse o dono da razão, sem se propor a ouvir e conversar.

Esta habilidade de lidar com opiniões e comportamento diversos deve ser especialmente focada por um líder. Ele é que vai organizar os relacionamentos interpessoais da equipe em geral, monitorando o desempenho de cada colaborador e contribuindo para que cada um possa oferecer o seu melhor.

O líder também precisa saber utilizar sua autoridade quando tiver que “colocar os pingos nos is”, resolvendo conflitos internos que podem ser extremamente danosos para a empresa.

Alguns líderes fazem reuniões periódicas para ouvir opiniões, sugestões e até reclamações, a fim de chegar às melhores alternativas. Essa pode ser uma boa ideia para colocar funcionários em contato uns com os outros, mantendo a equipe em sintonia com a liderança.

Procure manter a paz na equipe de trabalho, em todos os setores da empresa. E não se esqueça que trabalho em equipe não é algo fácil de se gerenciar, pois se trata de pessoas, e relacionamentos humanos sempre apresentam certo grau de complexidade e imprevisibilidades.

3. Responsabilizar-se pelos resultados

Trabalho em equipe eficiente exige responsabilidades individuais, voltadas a resultados coletivos. Portanto, saiba que não basta fazer apenas a sua parte.

Por outro lado, não adianta evitar se envolver com as responsabilidades de outros colaboradores no sentido de ajudá-los e se inteirar sobre suas funções. Procure dar e receber feedbacks, tentando sempre aprender o máximo possível.

Os resultados do trabalho em equipe eficiente dependem de todos, por isso não basta culpar ou enaltecer apenas um ou outro. É um grupo com os mesmos objetivos em uma empresa, dos quais dependem relacionamentos e características pessoais.

4. Conhecer cada membro da equipe

Já falamos sobre a necessidade de se relacionar com cada colaborador no ambiente de trabalho, conhecer seu papel e suas principais características. Esta atitude vai além do conhecimento técnico de cada um, mas chega às soft skills, aquelas habilidades mais sutis, não tão óbvias à primeira vista, que, no entanto, fazem uma diferença enorme no sucesso do funcionário, da equipe e do negócio.

Neste ponto, é importante manter o respeito hierárquico acima da camaradagem, assim como a seriedade e as responsabilidades. O principal objetivo do trabalho em equipe é todos juntos colaborarem para um ou mais objetivos pré-definidos, não se esqueça disso.

O resto, dentro da empresa, fica em segundo plano – o que não impede ótimas interações e relações de companheirismo e até amizade.“Amigos, amigos, negócios à parte” é um ditado que deve ser cumprido no  horário de trabalho, dentro da empresa. O trabalho em equipe é o esforço de um grupo de pessoas de diferentes personalidades e capacidades unidas por projetos em comum.

5. Investir em desenvolvimento pessoal

Uma equipe é formada de diferentes pessoas, com características e habilidades diferentes – incluindo você, seja um líder ou um funcionário. Investir em autodesenvolvimento é uma forma de aprimorar o trabalho em equipe nas empresas, dando o melhor de si.

Ainda, você pode ajudar seus companheiros de trabalho, principalmente se for um líder, a desenvolverem-se como pessoas. Além disso, investir em desenvolvimento pessoal significa investir em sua carreira.

Veja algumas habilidades que você pode desenvolver em si mesmo, através de autoconhecimento, foco e, se necessário, cursos de desenvolvimento pessoal:

  • paciência;
  • flexibilidade (e, ao mesmo tempo, a capacidade de ter convicção de seus ideais), aceitando diferenças;
  • sentido de coletividade: compartilhar ideias e informações e procurar saídas em grupo;
  • proatividade: ser participativo, solidário e generoso;
  • dedicação e foco: faça o melhor sempre, não se acomode ou espere que os outros façam por você o que você pode fazer, ainda mais se a tarefa for parte de suas competências;
  • diálogo: conversar é importante em um relacionamento pessoal como em relacionamentos profissionais, e muitas vezes você nem imagina o que o outro pode estar pensando, de forma que mal-entendidos podem surgir e virarem bolas-de-neve. Mas cuidado: não seja excessivamente ríspido, permita que os colaboradores dedicados aprendam e cresçam aos poucos;
  • organização: considere prazos, tarefas e objetivos.

Se você aplicar estas 5 dicas práticas, certamente vai conseguir desenvolver sua equipe e seu negócio, o que vai refletir em um ambiente de trabalho mais saudável, além de maior lucratividade e desenvolvimento pessoal. E jamais se esqueça que trabalho eficiente em equipe faz e sempre fará parte de uma gestão de empresa eficiente!

Agora, queremos saber a sua opinião sobre nosso conteúdo. O que você acha que pode fazer para melhorar o relacionamento com seus colaboradores? Caso seja um líder, como pode se aproximar deles e extrair o melhor de cada pessoa? 

Deixe um comentário contando suas experiências ou suas dúvidas e compartilhe esse artigo para que outras pessoas possam melhorar seu trabalho em equipe e conseguir resultados incríveis!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *