Já diz o ditado: “tempo é dinheiro”, não é mesmo? Por isso, a gestão de tempo é requisito importante para qualquer profissional e empresas que desejam economizar e obter bons resultados.

Afinal, ao ceder a todas as pequenas distrações do dia, de atualizações do Facebook aos emails inúteis, deixamos esse bem precioso escapar do nosso controle, e produzimos menos. E isso deve sempre ser evitado.

Seja na vida profissional ou na vida pessoal, quem não gerencia o seu tempo efetivamente, mais cedo ou mais tarde, terá problemas. E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Continue acompanhando o artigo para entender como um bom controle do seu tempo é importante. Conheça também 5 ferramentas de gestão de tempo que podem ajudar você nesta tarefa!

O que é gestão de tempo e quais seus benefícios?

A gestão de tempo, ou gerenciamento de tempo, é a coordenação de tarefas e atividades para maximizar a eficácia dos esforços de um indivíduo. Essencialmente, essa gestão de tempo inclui recursos e informações que permitem a cada pessoa realizar suas tarefas de forma mais produtiva.

O tempo é um recurso fixo e, não importa o que você faça, não será possível alterar isso. Existem apenas 52 semanas em um ano, 7 dias em uma semana, 24 horas em um dia e 60 minutos em uma hora. Não há nada que possa alterar essa matemática.

Assim, aprender a arte da gestão do tempo pode gerar um impacto positivo especialmente na vida profissional, aumentando a produtividade para poder realizar mais em seu tempo disponível limitado.

Entre os benefícios que uma boa gestão de tempo oferece, destacamos:

  • Melhor gerenciamento de tarefas;
  • Maior produtividade;
  • Menores níveis de estresse;
  • Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  • Fim de prazos perdidos;
  • Melhor qualidade do trabalho

A gestão de tempo e as ferramentas de produtividade andam quase sempre de mãos dadas. Por isso, é comum dizer que um gerenciamento eficaz do tempo reflete em um bom funcionamento geral de qualquer empresa. Nestes casos, é comum ter funcionários mais criativos e menos propensos a um esgotamento no trabalho.

Assim, faz sentido dedicar-se a aprender sobre dicas e técnicas de gestão do tempo para beneficiar a sua vida profissional e pessoal. E, se você tiver um negócio, para trazer muito mais produtividade à sua empresa.

Como gerenciar melhor o meu tempo?

Não importa como a empresa onde você trabalha funciona e nem em qual ramo ela está inserida; O tempo é um recurso precioso para o negócio como um todo, para a equipe e para você enquanto profissional.

Do agendamento de reuniões ao cumprimento de pedidos, o tempo está por trás de cada aspecto da gestão de um trabalho e você não pode se dar ao luxo de administrá-lo mal.

O mau gerenciamento de tempo ineficaz pode assumir muitas formas, como a procrastinação, as distrações pessoais ou os projetos que levam mais tempo do que deveriam. Tempo desperdiçado significa prazos apressados, um desequilíbrio na vida profissional e mais estresse e ansiedade.

Para se manter organizado, há duas perguntas essenciais que você pode fazer regularmente para manter-se focado em realizar suas tarefas mais importantes dentro do prazo:

  • Quais são minhas atividades de maior valor?
  • Quais são as tarefas mais importantes que preciso concluir para dar a maior contribuição à minha organização? Para a minha família? Para minha vida em geral

A chamada “Regra 80/20” também é uma mentalidade que pode ajudar a nortear o começo de uma gestão de tempo. Essa mentalidade afirma que, em um gerenciamento ideal de tempo, 20% do trabalho produz 80% dos resultados.

Ou seja, você não precisa trabalhar o tempo todo, só precisa trabalhar de forma inteligente. Essa premissa funciona, inclusive, para aqueles que trabalham como autônomos. Afinal, nestes casos, é ainda mais necessário saber organizar melhor o tempo.

5 ferramentas de gestão de tempo para o seu negócio

Dominar as ferramentas para otimizar o tempo e a produtividade pode ajudá-lo a organizar seu dia de um jeito melhor. Além disso, pode garantir resultados efetivos no trabalho. Usar o seu tempo de forma mais eficaz é o segredo.

E para ajudar na gestão do tempo, de recursos e informações, algumas ferramentas para organizar tarefas podem deixar os processos mais práticos.

Selecionamos 5 ferramentas de gestão de tempo para ajudá-lo a liberar sua agenda, encontrar tempo para sua vida pessoal e se concentrar em fazer seu trabalho ainda melhor.

Acompanhe-as a partir de agora:

1. Rescue Time

Se você tem dúvidas sobre estar ou não usando seu tempo de maneira sensata, este aplicativo enviará relatórios semanais para indicar as coisas que estão roubando seu tempo. Você pode ficar chocado ao descobrir quanto tempo realmente está desperdiçando em atividades não produtivas.

2. Trello

Este é um aplicativo extremamente popular entre as empresas, com o qual você já pode até estar familiarizado. Ele permite criar cartões para tarefas que você precisa concluir.

Cada carta é movida no tabuleiro do Trello, que normalmente é dividido em colunas como Tarefas Pendentes, Em Progresso e Concluídas. Assim, você tem amplo controle do início do projeto, trabalho e conclusão da tarefa associada. Fácil e prático.

3. Remember the Milk

Para quem acha difícil gerenciar tudo o que precisa fazer no trabalho com muitos dispositivos diferentes, esse é o aplicativo ideal. A ferramenta é gratuita e compatível com smartphones, computadores e outros serviços como Gmail, Outlook, entre outros.

O Remember the Milk ajuda você a gerenciar suas tarefas com facilidade e lembra sobre elas onde quer que você esteja.

4. Toggl

Essa ferramenta de gestão de tempo é uma ótima alternativa para planilhas. Principalmente para quem precisar acompanhar quanto tempo gasta em projetos diferentes.

O gerenciamento eficaz do tempo começa com a precisão de quanto você realmente gasta em seus projetos e tarefas. E, depois, com uma análise, tentando descobrir como gerenciá-los de forma mais eficaz. E é nessa identificação e na análise que o Toggl ajuda.

5. Evernote

O Evernote é uma ferramenta de produtividade gratuita que permite capturar todas as suas ideias, pensamentos e imagens de muitas maneiras diferentes. Você pode até gravar suas reuniões, entrevistas, discursos e ideias, criar listas, adicionar anexos de voz ou texto e compartilhar seus arquivos com amigos.

Outra facilidade do Evernote é que ele pode ser sincronizado com outras ferramentas, como o Remember The Milk, o que ajuda a otimizar ainda mais o tempo.

O tempo, sendo um aspecto tão crucial da vida, merece ser tratado da maneira mais respeitosa. Portanto, se você deseja utilizá-lo da melhor maneira possível, vale a pena utilizar algumas destas ferramentas de gestão de tempo. Pense nisso!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para se inscrever em nossa newsletter e passe a receber em seu e-mail materiais sobre finanças e investimentos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *