Você já ouviu falar em Evernote? Essa ferramenta pode ser muito útil para ajudar a aumentar a produtividade no trabalho, sendo inclusive considerada por alguns especialistas de tecnologia como o aplicativo mais indicado para a organização de tarefas profissionais.

Ainda que uma empresa ou um profissional já esteja acostumado a utilizar outros serviços de armazenamento em nuvem, ou que ajudam a aumentar a produtividade profissional, vale a pena conferir os benefícios oferecidos pelo Evernote, que possibilita inclusive integrar grande parte desses serviços. Mas você sabe como utilizar todas as ferramentas do Evernote em seu benefício?

Continue acompanhando o artigo para conferir como esse software funciona e entenda por que ele pode ser uma opção mais completa para qualquer profissional ou negócio!

O que é e como funciona o Evernote?

O Evernote é um serviço de software baseado em nuvem projetado para criar, organizar e armazenar vários arquivos de mídia, seja um documento de texto, uma foto, um vídeo, um arquivo de áudio ou até mesmo uma página inteira da web.

Esse sistema mantém todas as suas coisas armazenadas na nuvem, em vez de localmente em seu computador ou dispositivo móvel. Isso facilita o acesso a esses materiais, que pode ser feito de qualquer lugar através da sua conta pessoal no Evernote.

Quem está familiarizado com outros serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, o Dropbox ou o iCloud da Apple, pode pensar no Evernote como uma ferramenta semelhante. Uma das vantagens dessa ferramenta, no entanto, é que ela já é projetada com mais foco na criação de blocos de anotações, não precisando carregar arquivos diretamente de sua máquina.

O Evernote também oferece diferentes recursos que você não pode encontrar nos serviços concorrentes. E é por isso que muitos usuários consideram o software sua principal opção para armazenamento em nuvem e gerenciamento de arquivos.

O funcionamento do sistema também é simples para os usuários. Quando você carrega um arquivo ou faz uma alteração em um documento já existente no Evernote através do computador ou do aplicativo no smartphone, a ferramenta sincroniza todas as alterações em sua conta, mesmo quando você o acessa de outro dispositivo.

E como tudo é armazenado em servidores na nuvem, seus arquivos e anotações não ocupam muito espaço de armazenamento físico.

Por que usar o Evernote no trabalho?

Por ser uma das ferramentas de escritório mais completas, o Evernote é um facilitador da rotina de trabalho que ajuda a coletar informações, manter tudo organizado e até colaborar com outros colegas de trabalho.

Para quem usa mais de um computador ou dispositivo móvel diariamente, o Evernote pode contribuir ainda mais, especialmente por permitir que os mesmos documentos sejam acessados de qualquer lugar.

Ele sincroniza automaticamente em todos os seus dispositivos e em todos os seus sistemas operacionais, e ainda funciona como uma agenda bem mais simplificada e que garante o lembrete da atividades do dia.

Como foi projetado para ser um sistema de arquivamento virtual completo que facilita a localização de qualquer bloco de anotações individual, anotação ou outro tipo de arquivo, o Evernote permite que o usuário nunca precise se preocupar em salvar algo no computador.

É possível usar o Evernote para tarefas simples, como fazer uma lista de compras, até alternativas para fins comerciais, compartilhando arquivos e colaborando em projetos com colegas.

As vantagens do Evernote

Em resumo, podemos destacar algumas vantagens principais que fazem dessa ferramenta ideal para profissionais e empresas:

  • Notas: as notas são as informações que você mantém no Evernote. Como mencionado, essa nota pode vir na forma de um documento escrito, uma imagem, uma página da web, entre outras coisas;
  • Cadernos: os cadernos são como pastas do sistema. Você pode manter uma coleção de anotações em seus cadernos e mantê-los organizados, separando por categorias, por exemplo, para manter tudo organizado;
  • Tags: as tags são outra maneira útil de organizar e localizar rapidamente uma ou mais notas de um tópico em particular – especialmente se duas notas estiverem relacionadas, mas pertencerem a cadernos diferentes. Basta inserir uma tag de palavra-chave na seção de tags da sua nota para facilitar o acesso;
  • Atlas: se você permitir que o Evernote acesse sua localização, ele irá geocodificar suas anotações em vários mapas interativos. Isso muito útil se você viaja constantemente ou precisa anexar certas fotos ou documentos a locais específicos.
  • Conectividade: tudo está conectado à sua conta do Evernote e você pode navegar pelas suas próprias anotações em qualquer lugar que esteja

Vale ressaltar ainda que o Evernote é gratuito. Há disponível uma versão premium que oferece alguns recursos extras, mas quase tudo o que faz diferença para a organização diária de um empreendedor já é encontrado na versão grátis da ferramenta.

Como obter o Evernote?

Como o objetivo do Evernote é sincronizar todas as suas coisas na nuvem e torná-las acessíveis, independentemente de onde você as acesse, os responsáveis pelo serviço oferecem tanto a versão desktop do da plataforma (que pode ser acessada de qualquer computador) quanto a versão mobile através do aplicativo do Evernote, que pode ser baixado gratuitamente para uso em dispositivos iOS ou Android.

Também é possível expandir e aprimorar sua experiência com o Evernote, integrando-se a mais aplicativos do seu App Center que atendem a tudo, de negócios e produtividade a estilo de vida e viagens. Em outras palavras, o usuário pode integrar o Evernote com outras ferramentas que utiliza no dia a dia de sua empresa, como o Google Drive, o Microsoft Outlook, entre tantos outros.

A versão gratuita do Evernote é realmente incrível, mas para quem deseja experimentar a versão premium, os diferenciais são uma maior capacidade de upload de conteúdos, melhores opções de compartilhamento, acesso ao histórico de suas anotações, uma opção para pesquisar PDFs, uma experiência sem anúncios, entre outras vantagens.

Há também uma versão comercial completa do Evernote para profissionais que desejam aumentar a experiência de colaboração, especialmente indicado para empresas de grande porte.

Para quem busca utilizar a tecnologia em seu favor para fins de organização, planejamento e aumento da produtividade, o Evernote é, sem dúvidas, um grande aliado!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para inscrever-se em nossa newsletter e receba com exclusividade em seu email outros materiais sobre finanças e investimentos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *