Vivemos em uma época de predominância das tecnologias digitais, fundamentadas na Internet. O objetivo destas tecnologias e das inúmeras ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, de maneira geral, é tornar a rotina mais fácil, além de resolver ou amenizar problemas.

Neste artigo, você conhecerá ferramentas tecnológicas que auxiliam no ambiente de trabalho e que podem ser úteis para qualquer profissional. Afinal, ganhar em produtividade, precisão, rapidez e aprendizado é sempre muito bom, não é mesmo?

Continue a leitura e confira uma lista com 7 ferramentas tecnológicas que podem ser muito úteis para o seu trabalho!

1. Aplicativos de reuniões virtuais

Tecnologia de ponta significa eficiência. O que é complexo pode se tornar dinâmico e simples, com soluções perfeitamente adequadas, que economizam tempo e dinheiro.

Um exemplo de ferramentas tecnológicas nas empresas que cumprem este papel são os aplicativos de reuniões virtuais, que permitem contatos rápidos e sem barreiras geográficas, desde que se tenha uma conexão à Internet.

São inúmeras alternativas de ferramentas tecnológicas de reuniões virtuais. Em geral, esses aplicativos proporcionam interatividade e agilidade aos participantes. Você pode, ainda, instalar esses programas em computadores ou dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

O número de pessoas permitido em cada videoconferência é diferente conforme o aplicativo. E alguns permitem, inclusive, desenhar e gravar no decorrer da reunião.

Esta ferramenta tecnológica é uma das aliadas em termos de comunicação entre profissionais, seja dentro da mesma empresa ou entre empresas distintas.

As reuniões virtuais permitem comunicação por voz e vídeo, além do envio de arquivos e dados. Algumas disponibilizam também compartilhamento de tela.

2. Ferramentas de gestão

Outras ferramentas tecnológicas bastante frequentes no trabalho são programas para gerenciamento de negócios. Eles tratam de projetos em todos os estágios, desde o planejamento até a entrega de um serviço ou mercadoria ao consumidor.

O destaque nestas ferramentas tecnológicas de gestão se encontra na capacidade de elevar o fluxo de informações; desenvolver métricas e análises para ajudar em decisões e diminuir erros e equívocos e armazenamento de dados de forma segura. Além disso, esses programas otimizam o tempo e procuram soluções para melhor gerenciar funcionários e atividades.

3. Ferramentas de armazenamento em nuvem

Existem vários serviços de armazenamento em nuvem. Entre eles, um dos mais conhecidos, principalmente no Brasil, é o Dropbox. Esse programa tem recebido cada vez mais recursos, possibilitando o acesso a diversos tipos de documentos, e não apenas fotos.

O serviço sincroniza os dados para que estejam disponíveis de maneira atualizada e segura, e pode ser instalado em computadores ou dispositivos móveis como tablets ou smartphones ( iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone). Além disso, o serviço é gratuito.

4. Aplicativos de conversa

Estes são os mais populares ao redor do mundo. Em entre eles, a estrela é, certamente, o WhatsApp.

É possível criar um perfil pessoal ou empresarial nesse aplicativo que, embora tenha sido criado para smartphones e dispositivos móveis, pode ser acessado por um computador.

Com ele, você pode realizar chamadas de áudio e vídeo; enviar áudios; vídeos; fotos e outros documentos. Além disso, é possível gerenciar sua lista de contatos: você pode bloquear um contato; silenciar uma conversa por diferentes períodos; entre outros recursos.

Em termos de aplicativos de conversa – que economizam despesas pela possibilidade ligações grátis e geram otimização do tempo com a facilidade de contatar pessoas, outras alternativas são o Telegram e o Skype. São ferramentas indispensáveis para os dias atuais no trabalho, não é mesmo?

5. Aplicativos de organização e gerenciamento de atividades

Aqui há outra das ferramentas tecnológicas cada vez mais utilizadas por diversos profissionais: aplicativos de organização e gerenciamento. São eles que permitem, por exemplo, compartilhamento de notas e anotar junto a outros funcionários. Um dos mais conhecidos é o Evernote.

O Evernote é um organizador que pode gerir atividades, armazenar dados de tarefas e criar notificações (lembretes) úteis. Ainda permite que os lembretes sejam gravados por voz.

É compatível com computadores, tablets e smartphones. E é grátis.

Outras opções de organizadores que podem aumentar a sua produtividade e da sua equipe são: Springpad; Tape a Talk; Google Keep e Trello. Eles são ótimos para quem organiza eventos ou gerencia equipes de trabalho e podem ser utilizados também para gerenciamento pessoal.

Em se tratando de gerenciamento de atividades, pode-se, ainda, incluir os aplicativos de transporte, que facilitam a mobilidade de funcionários da empresa, como no caso de reuniões ou outros compromissos. Um dos mais conhecidos é o Uber, mas outras alternativas têm aparecido no mercado dia após dia, facilitando cada vez mais o nosso cotidiano.

6. Ferramentas de edição de documentos em nuvem

Além de poder contar com ferramentas tecnológicas que armazenam documentos em nuvem, é possível também utilizar ferramentas tecnológicas que permitem criar textos e outros documentos totalmente online. Um item muito útil para qualquer profissional, especialmente aqueles que utilizam o computador com frequência.

Esses conteúdos podem ser compartilhados com quem você quiser, com a opção de as pessoas selecionadas pelo administrador apenas visualizarem ou, ainda, editarem os dados do arquivo..

Algumas destas ferramentas são grátis e podem ser obtidas na Internet. Contudo, os editores em nuvem pagos têm vantagens, como plugins e a possibilidade, inclusive, de formatar documentos XML.

Um armazenador e editor de documentos grátis e muito utilizado é o Google Docs. Basta que você tenha uma conta no Google para contar com o Google Drive. E, nele, receber documentos compartilhados ou criar os seus.

7. Ferramentas de telefonia e atendimento ao cliente

Ferramentas tecnológicas de ponta têm ajudado empresas no setor de telefonia e atendimento ao cliente. É o caso das chamada automatizadas, por exemplo, além de gravação e armazenamento de chamadas.

Há, ainda, as filas de espera inteligentes, com possibilidade de o cliente avaliar o atendimento. Uma ótima ferramenta para ajudar a identificar os pontos fracos da organização.

Além da telefonia, há os famosos chats em tempo real em sites, que possibilitam atendimento instantâneo e geram credibilidade à empresa, caso sejam bem manuseados pelos funcionários.

São inúmeras as ferramentas disponíveis no mercado que podem (e são) muito úteis no trabalho e no dia a dia de qualquer pessoa. E conhecê-las é um passo fundamental para aproveitar tudo o que ela pode lhe oferecer em termos de produtividade, conforto, facilidade e precisão.

Lembre-se sempre que ferramentas tecnológicas são aliadas na hora de otimizar tarefas, gerar lucros, cortar custos e diminuir erros. Além disso, as tecnologias têm aumentado e melhorado a interação entre empresas e clientes, o que se reflete em vendas, valorização no mercado e confiabilidade. E, de quebra, ainda facilitam nossa vida!

E você, costuma utilizar algumas destas ferramentas no dia a dia? Deixe seu comentário e compartilhe conosco outros aplicativos, programas ou softwares que você utiliza e que podem ser úteis no ambiente de trabalho de outras pessoas

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *