Conseguir um estágio ao longo da faculdade é um passo muito importante para desenvolver as diversas aptidões adquiridas no curso. Por isso, a busca por aperfeiçoamento e por colocação no mercado de trabalho pode gerar um certo anseio e, consequentemente, insegurança.

Mas como não deixar que isso atrapalhe no processo seletivo de estágio? Afinal, esta é uma etapa que coloca os jovens dentro do mercado, ensinando como ele deve se portar em uma empresa e ajudando-o a desenvolver novas aptidões. Por isso, se destacar em um processo seletivo é muito importante, principalmente com a alta concorrência em uma vaga interessante.

Ter calma, estudar o histórico da empresa e preparar uma boa apresentação são alguns dos diferenciais que ajudarão a conseguir o tão sonhado estágio. No entanto, muitos jovens ainda ficam nervosos quando se trata de conseguir seu primeiro estágio ou até mesmo aquele estágio dos sonhos.

Há algumas dicas que podem lhe ajudar a fazer com que essa vaga de estágio seja conquistada. Quer conhecê-las? Então confira abaixo 12 conselhos que vão lhe ajudar a ser aprovado nos processos seletivos!

Dicas de ouro: como conseguir estágio

1. Conheça a área de atuação do seu curso

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas é muito importante estar atento às áreas de atuação do seu curso e saber com qual delas você mais se identifica. Pesquise bastante e procure por vagas que estão de acordo com as suas habilidades e interesses.

Assim, você poderá se candidatar para vagas que irão gerar bons resultados para sua vida profissional, além de se interessar de fato pelo trabalho realizado.

Existem muitas vagas disponíveis, no entanto, participe daquelas que realmente têm algo positivo a lhe oferecer.

2.  Saiba preparar o currículo

Sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”?. O currículo é a primeira impressão que você passará para a empresa e para a equipe que está realizando a seleção. Por isso, é muito importante caprichar nas informações, além de saber sintetizá-las para que não fique cansativo.

Antes de montar o currículo, faça uma lista com todos os seus cursos, atividades realizadas e competências. Quais são as características que podem lhe diferenciar dos demais concorrentes? Alguma atividade extra pode ser destacada? Quem sabe, um trabalho voluntário? Tudo isso é muito relevante para o currículo.

Outro ponto importante é saber definir o formato – e design – do seu currículo, escolhendo o que melhor se enquadra de acordo com sua área de atuação.

Um profissional de publicidade, por exemplo, pode investir em formatos mais inovadores e divertidos. Já um estudante de direito pode apostar em manter a seriedade, dando preferência a um formato mais direto. Veja qual a melhor opção de acordo com o seu caso.

3. Estude as ações e projetos desenvolvidos pela empresa

Antes de entrar em uma empresa, é importante pesquisar quais projetos já foram realizados por ela, além de como funciona seu desenvolvimento. Esse, provavelmente, será um assunto abordado ao longo das etapas do processo seletivo de estágio. Por isso, estude bastante sobre ela.

Saber falar sobre a empresa certamente será um ponto forte e poderá lhe destacar positivamente dos demais participantes.

A etapa de pesquisa também é muito importante para que conheça os valores e as propostas da empresa. Depois, veja se consegue se imaginar realizando os trabalhos que a empresa oferece ao público.

4. Invista em cursos e atividades extracurriculares

Cursos e atividades extracurriculares também podem ser bons diferenciais. Por isso, procure por opções que possam agregar valor ao seu currículo.

Se não for viável financeiramente investir em muitos cursos, procure por sites que ofereçam cursos online, essas opções costumam ser mais acessíveis (ou até mesmo gratuitas). Além de desenvolver os seus conhecimentos, esse pode ser um importante destaque em seu processo seletivo de estágio.

Além dos cursos, experiências profissionais e outras atividades, mesmo que um pouco fora da sua área de formação, são importantes para demonstrar capacidade de trabalhar em equipe e de cumprir prazos.

Dessa maneira, além de apontar as atividades realizadas, é interessante que explique ao recrutador como essa experiência contribuiu com o desenvolvimento de suas habilidades profissionais, além de como ela poderá influenciar seu trabalho no dia a dia.

5. Prepare-se para a entrevista

Mostrar uma boa comunicação é o ponto de partida para qualquer processo seletivo de estágio. A entrevista de estágio e as dinâmicas de grupo também são momentos que fazem valer a ‘primeira impressão’.

Isso porque é nesse momento que o recrutador irá lhe ver pela primeira vez e, por esse motivo, é necessário mostrar seriedade e preparo nessa etapa.

Nas dinâmicas de grupo, saiba entender a proposta colocada pela empresa e responder os problemas simulados no processo. Essa etapa é uma das mais importantes, demonstrando a sua preparação para atuar em equipe.

Além disso, tenha iniciativa, ela está associada à ideia de protagonismo. Portanto, quando um recrutador perguntar quem quer realizar uma tarefa, não pense duas vezes antes de levantar a mão.

Para ir bem nessa etapa, treine em casa, com amigos ou familiares, algumas respostas para perguntas que podem surgir ao longo da entrevista. Desta forma, conquistará mais confiança.

São frequentes em uma entrevista de estágio perguntas como: quais são seus pontos positivos e negativos? Em que área você pretende atuar? Quais são suas especialidades? O que você gosta de fazer no tempo livre? Por que quer trabalhar nesta empresa?

6. Seja pontual

Ser pontual é muito importante, pois demonstra responsabilidade e comprometimento com os gestores e com a empresa. Programe-se para chegar alguns minutos antes do horário proposto pelo recrutador.

Mas, lembre-se: chegar muito antes do horário marcado também não é um bom sinal e pode demonstrar impaciência.

Portanto, analise o trajeto com algumas horas de antecedência para verificar se não há engarrafamento ou algum problema com o transporte público. Depois, calcule o tempo necessário para chegar ao local. Acredite: imprevistos acontecem, mas é melhor evitá-los.

7. Use roupas adequadas para o ambiente

Saber se adequar ao ambiente da empresa é fundamental, especialmente quando se trata de vestuário. Algumas empresas mais ‘modernas’ permitem que seus colaboradores trabalhem com camisetas, calça jeans e, até mesmo, bermudas.

Outras, exigem vestimentas mais formais para que lide com parceiros e clientes. Em ambos os casos, é importante ficar atento e não abusar da liberdade concedida. E lembre-se: evite usar, na entrevista de estágio, roupas muito chamativas, assim como perfumes muito fortes.

Além disso, lembre-se de ter postura. Ao chegar na empresa, dirija-se aos funcionários com educação, olhando diretamente para seus rostos e cumprimentando-os com um aperto de mão firme, mas rápido, evitando demonstrações de intimidade. Lembre-se também de manter uma boa postura ao se sentar.

8. Seja sincero

A sinceridade é um ponto chave para conseguir o estágio ideal. Isso porque, quando você é sincero com a empresa e com você mesmo, as coisas vão se encaixando.

Os gestores costumam perceber quando um candidato está forçando ser alguém que não é ou fingindo ter uma habilidade que não tem. Nesses casos, a eliminação é certa.

Se apenas for você mesmo e agir com sinceridade, certamente encontrará uma vaga que estará de acordo com o seu perfil e que lhe fará feliz. Ao mesmo tempo, seus gestores poderão reconhecer positivamente o trabalho bem feito que será realizado.

Outro ponto importante é ficar atento às redes sociais. Muitas vezes, as ideias compartilhadas nas redes podem mostrar muito sobre seus posicionamentos e ideais. Será que é isso o que a empresa está procurando? Tome cuidado!

9. Evite fazer o uso de linguagens inadequadas

Assim como as roupas, é muito importante prestar atenção na linguagem utilizada durante as atividades. Lembre-se de não falar palavrão e evitar o uso de gírias, especialmente ao se dirigir diretamente aos gestores (gírias não costumam ser bem aceitas durante o trabalho).

Além disso, evite respostas monossilábicas, como “sim” e “não”. Sempre que possível, responda as perguntas apresentando argumentos fortes e frases completas. Mas, lembre-se: falar demais pode não ser um ponto positivo.

Além da linguagem, fique atento também aos temas que você levará à conversa com os gestores. Evite falar sobre temas polêmicos, como futebol, religião e política, a menos que seja uma exigência da vaga ou um tema sugerido pela própria empresa.

10. Cuidado com o celular

O celular costuma ser um aliado das pessoas. Mas, se ativado durante uma entrevista de emprego, pode significar o fim de uma oportunidade. Portanto, lembre-se de colocá-lo no modo silencioso ou até mesmo no modo avião. Dessa maneira, você não será interrompido e nem irá se distrair nesse momento tão importante.

No caso de empresas de tecnologia, tenha os eletrônicos como seu aliado e mostre que você é um usuário avançado das diversas plataformas que o universo digital tem a oferecer. Esse será um grande destaque para você.

11. Não seja negativo

A negatividade é um dos fatores que pode atrapalhar todo o seu processo de seleção. Portanto, evite falar frases negativas e, especialmente, criticar o trabalho em outras empresas ou ex-colegas de trabalho, por exemplo. Por incrível que pareça, falar mal de um antigo trabalho é um dos erros mais comuns.

Criticar diretamente uma empresa em que já trabalhou não é uma maneira de elogiar a empresa em que você pretende trabalhar. Além disso, mesmo que ainda não tenha trabalhado em outros locais, procure ser sempre positivo.

12. Tente manter a calma

Esse é um lembrete que deve lhe acompanhar durante todas as etapas do processo seletivo de estágio. Com calma e segurança psicológica, você será capaz de pensar melhor, falar melhor e até mesmo realizar melhor as atividades.

Não há razão para ficar nervoso. Mesmo que esse seja um período de muita ansiedade e altas expectativas, você deve encará-lo como algo natural. Ao longo das tentativas, você pode até precisar encarar respostas negativas, mas elas fazem parte da sua construção como profissional.

Aos poucos, você vai aprendendo a lidar com a pressão dos processos seletivos e, quando menos esperar, estará estagiando na empresa dos seus sonhos. Com essas dicas você certamente estará preparado para os desafios que vêm pela frente.

Gostou das dicas? Então compartilhe o conteúdo com seu amigos e garanta a eles um futuro cheio de oportunidades e sucesso!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *