O Microsoft Word é, possivelmente, a ferramenta de edição de textos mais popular de todo o mundo. Lançado há 35 anos, o programa atualmente está disponível para usuários do sistema operacional Microsoft Windows, para quem utiliza o Mac OS (da Apple) e para a maioria dos usuários de smartphones – tenham eles sistema operacional iOS ou Android.

Apesar disso, pode haver momentos nos quais você precisa redigir um texto e não tem o Word à sua disposição – ou quando, por exemplo, está usando um computador que não tem a ferramenta instalada. Nestes casos, existem outros editores de texto que podem salvar o seu dia e ajudá-lo a editar seus textos com tranquilidade e segurança.

No artigo de hoje você conhecerá 5 alternativas ao Microsoft Word para edição de textos e descobrirá como utilizá-los sempre que necessário no seu dia a dia. Confira!

1. Word Online

A primeira opção para quem está com dificuldades de ter acesso ao Microsoft Word é o próprio Word – porém em sua versão online. O Word Online integra a plataforma online da Microsoft e é voltado para quem não tem a ferramenta instalada no computador.

É possível utilizar o Word online por meio da própria plataforma, acessando os mesmos recursos da versão original instalada. O Word online é gratuito, e exige apenas que o usuário tenha uma conta na Microsoft para utilizá-lo.

O cadastro também permite a utilização online de outros programas que integram o pacote Office da Microsoft, como o Excel e o Power Point.

2. WordPad

O WordPad é uma das alternativas ao Microsoft Word mais amigáveis e simples para o usuário que não precisa de ferramentas muito rebuscadas para redigir e editar textos. O programa já vem instalado no sistema operacional Windows e possui os recursos básicos para edição de texto.

É possível digitar, mudar a fonte, o tamanho da fonte, acertar as margens, inserir imagens ou mesmo copiar e colar textos. Outros recursos inerentes ao Word, no entanto ficam de fora – como a revisão de textos ou a contagem de palavras. Mas se o seu intuito é escrever utilizando os recursos básicos, ele certamente cumpre a função.

3. Google Docs

Outra forma de redigir e editar textos é utilizando os documentos do Google, por meio do Google Docs. O Google Docs pode ser acessado pelo navegador do PC e também via aplicativo no celular ou tablet.

Para utilizá-lo, é necessário ter uma conta Google – como um endereço Gmail, por exemplo. Entrando na página principal do Google Docs, você pode criar novo documento, redigir seus textos ou até editar conteúdos já salvos.

O aplicativo tem diversas das funções similares ao Microsoft Word e funciona online. É possível compartilhar seus arquivos criados e editados no Google Docs com outras pessoas.

4. LibreOffice

Esta é mais uma alternativa ao Microsoft Word quando o assunto é edição de textos. Além de um programa semelhante ao Microsoft Word, a plataforma também disponibiliza ferramentas semelhantes às do Excel e o do Power Point.

O download do programa – que é devidamente licenciado – não tem custos. Após a instalação, procure pelo LibreOffice Writer. Agora você já pode utilizar o recurso para escrever e editar seus textos facilmente.

5. OpenOffice

O OpenOffice funciona de forma similar ao LibreOffice, sendo uma suíte de produtividade que pretende substituir o Microsoft Office. Faça o download do OpenOffice pelo site e, depois de instalar, procure pelo OpenOffice Writer.

Com estas 5 ferramentas alternativas ao Microsoft Word você pode redigir e editar seus textos de maneira simples, fácil e gratuita sempre que precisar.

E você, utiliza ou já utilizou alguma destas alternativas ao Microsoft Word? Tem alguma outra sugestão de ferramenta de edição de textos? Então deixe seu comentário!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Comentários

  1. Tadaiuki Yamamoto    

    Como faço o download do OpenOffice gratuito?

  2. ALCIMAR GOMES DO CARMO    

    Parabéns André Bona
    Artigo bem esclarecedor e bastante útil para orientação de outros editores de texto no qual podemos utilizar para trabalhos diversos.
    Att
    Alcimar G, do Carmo

  3. Jair Duarte    

    Valeu Bona, há muito procurava p/um substituto do nosso “velho” WordPad e tinha somente encontrado o “Bloco de Notas, q ñ apreciei mas, na sua materia, finalmente encontrei algo a respeito. Prbns e obgdo!!!
    Jair Duarte

  4. Antonio    

    Hiperlinks no word prejudicam o seu desempenho, levando-o a abrir vagarosamente e por vezes até reduzindo a velocidade da máquina isso é verdade?

    1. Johnson    

      Bona, por favor gostaria de saber qual o passo a passo para editar um com nros, letras, e símbolos. Editar pelo WORD. Seria mais ou menos este tipo
      U2FudG8gQW5OW7RuaW8gzG8gUGluaGFSlA

      Agradecido! John

  5. Johnson    

    Bona, por favor gostaria de saber qual o passo a passo para editar um com nros, letras, e símbolos. Editar pelo WORD. Seria mais ou menos este tipo
    U2FudG8gQW5OW7RuaW8gzG8gUGluaGFSlA

    Agradecido! John

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *