O Google recebeu, nesta quarta-feira (18), uma multa de 4,3 bilhões de euros (quase R$ 20 bilhões) da Comissão Europeia (CE) por práticas ilegais ligadas ao sistema operacional Android. Esta foi a maior multa já imposta pelo regulador europeu em uma companhia.

De  acordo com a Comissão Europeia, o Google teria exigido que os fabricantes de smartphones instalassem seus serviços de busca e navegador (Google Search e Chrome, respectivamente) como condição para concessão de licença de uso de sua loja de aplicativos no Android – a Play Store. O motivo da exigência seria reforçar o domínio do seu mecanismo de busca nos aparelhos com sistema operacional Android.

“O Google impôs restrições ilegais aos fabricantes de dispositivos Android e operadores de redes móveis para consolidar sua posição de domínio nas buscas na internet”, afirmou a Comissão Europeia em comunicado.

Multas multibilionárias

Esta não é a primeira multibilionária que o Google recebe nos últimos meses. Em junho de 2017, Bruxelas (Bélgica) impôs uma multa de 2,42 bilhões de euros (cerca de R$ 11 bilhões) ao gigante da tecnologia norte-americano por abuso de domínio.

Na acusação, o governo da capital belga afirmou que o Google favorecia seu próprio serviço de comparação de preços para compras utilizando o mecanismo de busca Google Search.

Em post no microblog Twitter, o Google afirmou que irá recorrer judicialmente da decisão e da multa de 4,3 bilhões de euros imposta à empresa nesta quarta-feira. “O Android criou mais opções, não menos. Um ecossistema vibrante, inovação rápida e preços mais baixos são marcas clássicas da concorrência robusta. Recorreremos da decisão da Comissão”, disse a empresa.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *