A sigla ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) se refere a uma ferramenta importante para qualquer negócio. Afinal, o ERP é um software que tem como função realizar a automatização de todos os processos administrativos, integrando várias áreas em um único lugar.

Com o ERP, o empreendedor conta com uma maior agilidade nos processos, evitando retrabalhos e possíveis erros humanos. Mas você sabe como escolher um ERP ideal para a sua empresa?

Saber escolher o melhor ERP para o negócio é fundamental. Entretanto, são muitos os empreendedores que têm dificuldades nesta tarefa.

Por isso, no artigo de hoje, você descobrirá como escolher o melhor ERP para a sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Qual é o melhor ERP para o seu negócio?

Antes de escolher o melhor ERP para sua empresa, é importante entender como esta ferramenta funciona.

O ERP conta com uma subdivisão de tarefas em diversos módulos. Cada um deles se responsabiliza por uma área do negócio, como estoque, vendas, débitos a pagar, compras, fluxo de caixa, CRM, área contábil e afins. Este sistema também é capaz de::

  • aumentar a eficiência e produtividade de desenvolvedores;
  • cortar gastos com materiais físicos;
  • melhorar o atendimento ao público;
  • acessar a customizações e aplicativos;
  • facilitar atualizações;
  • organizar processos;
  • dinamizar o processo de tomada de decisão;
  • eliminar incompatibilidade de versões;
  • resultado confiável;
  • teste grátis de serviços

Os melhores ERPs para pequenas, médias ou grandes empresas necessitam de uma boa estrutura, principalmente para estas últimas. Portanto, antes de fazer a adoção de um ERP, é importante adaptar o servidor para o recebimento de grandes fluxos de conexões, atualizando também a segurança para que não existam riscos de invasão.

5 dicas para escolher o melhor ERP para a sua empresa

São muitos os motivos para se adquirir um ERP para o seu negócio. Um deles (talvez o principal) é reduzir o tempo nas atividades mais comuns, como no lançamento de dados que são muito necessários para a visão dos processos empresariais.

É a partir desse sistema que se torna possível a construção de inteligências empresariais, garantindo registros e bons resultados!

Assim, é possível separar algumas dicas para lhe ajudar a escolher o melhor ERP para a sua empresa. Confira, a seguir!

1. Faça uma análise do momento atual da empresa

O melhor ERP deve apresentar a capacidade do atendimento para todas as demandas vigentes e àquelas que podem surgir no negócio. A razão disso é porque, para implantar o ERP, é preciso de planejamento, esforço e tempo, englobando os gestores até os colaboradores gerais da empresa.

Portanto, antes de tomar a decisão de investir em um ERP específico, faça a avaliação cautelosa sobre o momento do seu empreendimento e de todas as perspectivas. Logo, será possível contratar o melhor ERP para a sua empresa, o qual terá total compatibilidade com todas as necessidades organizacionais.

2. Tenha em mente os desafios e o retorno esperado

Adquirir um sistema de ERP é um tipo de investimento. Por isso, você deve ter em mente todos os desafios pelos quais a empresa passará e os resultados que você espera para ela.

Busque, antes de qualquer coisa, o estudo e avaliação de todas as necessidades da empresa, bem como os desafios esperados.

3. Possua uma boa estrutura para obter o melhor ERP

Antes de você adquirir o melhor ERP possível, faz-se necessário que o seu negócio atue na avaliação dos recursos disponíveis no momento atual. Isso varia muito: desde os computadores, os servidores, até o sistema operacional da empresa e o banco de dados.

Não adianta fazer a compra de um software cheio de vantagens e robusto se ele não funcionar no seu computador. Certifique-se de que todos os aparatos do seu negócio são bons e funcionam adequadamente!

4. Considere toda a sua equipe de colaboradores

Sozinho, o sistema de ERP não apresenta capacidade nenhuma. Portanto, você precisa ter em sua equipe profissionais super qualificados, os quais saibam desenvolver todas as  atividades com o software, desde a implantação do sistema até a manutenção diária, bem como operar o ERP corretamente.

Caso a sua empresa já tenha os funcionários adequados para isso e deseje implantar o sistema, o ideal é disponibilizar um treinamento ou curso que capacite-os ainda mais. Assim, estarão totalmente por dentro de todas tarefas do ERP.

Dessa forma, a equipe pode explorar o sistema em sua máxima funcionalidade. E o resultado disso? Produtividade! A empresa trabalha mais, produz mais e está sujeita a uma maior qualidade em todos os seus serviços e funções disponíveis.

5. Analise o seu orçamento!

É claro que, antes de sair comprando o sistema ERP, você precisa realizar um orçamento super detalhado. Com isso, você irá observar se poderá, realmente, contratar um ERP de última geração ou um menos robusto, porém adequado para sua empresa.

Portanto, para a escolha do melhor ERP, consulte os profissionais experientes da área, como gerentes de TI e o responsável pelo setor financeiro. Juntos, eles precisam fazer a avaliação da verba disponível, considerando os custos com a implantação e a compra do sistema.

Além disso, a análise deve ser feita acrescentando os gastos com o curso/treinamento para os colaboradores, a manutenção e todo o processo de instalação do sistema.

Por que investir no melhor ERP para o negócio?

Não importa o tamanho da sua empresa, o controle de todas as atividades é sempre uma característica comum a todos os negócios. Por isso, o investimento no melhor sistema ERP pode fazer com que o empreendimento esteja livre de problemas e transtornos que as falhas humanas estão passíveis de cometer.

Com o auxílio de um ERP, a empresa está mais segura: não irá se afundar em dívidas ou, ainda, perder o controle de tudo o que acontece dentro do negócio. A gestão é um ponto importantíssimo para os bons resultados da empresa e, portanto, utilizar um ERP é super válido para aumentar o faturamento da mesma.

Se você gostou dessas informações, compartilhe-as! E não deixe de assinar nossa newsletter!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *