Adotar estratégias de diversidade e inclusão nas empresas pode ser interessante para transformar o ambiente de trabalho, com mais inovação e criatividade. Ao valorizar diferentes perspectivas e experiências, é possível ter equipes mais engajadas e produtivas.
Inclusive, empresas que não investem em diversidade e inclusão correm o risco de perder talentos valiosos, além de poderem criar um ambiente de trabalho homogêneo e desmotivador. No longo prazo, essa falta de atenção pode limitar a capacidade de os negócios se adaptarem às novas tendências de mercado.
Quer entender melhor sobre esse assunto? Neste conteúdo, você saberá mais sobre a importância de investir em diversidade e inclusão nas empresas e verá 5 estratégias para aplicar.
Confira!
O que significa investir em diversidade e inclusão?
Diversidade e inclusão podem ser importantes aliadas no planejamento de empresas. Inclusive, apesar de ambos os conceitos aparecerem frequentemente juntos e estarem relacionados, eles não são sinônimos.
A diversidade representa a pluralidade nas empresas, envolvendo uma equipe composta por pessoas de diferentes gêneros, idades, origens etc. Afinal, cada uma dessas pessoas terá uma perspectiva de mundo própria, com base em suas experiências.
Já a inclusão consiste em garantir que toda a equipe se sinta valorizada e tenha as mesmas oportunidades. Desse modo, o objetivo é assegurar que, além de diversa, as diferentes vozes sejam ouvidas e respeitadas na empresa.
Qual a importância de investir em diversidade e inclusão nas empresas?
O investimento em diversidade e inclusão nas empresas pode ser estratégico sob diversos pontos de vista. Primeiramente, equipes diversas costumam gerar soluções inovadoras para a rotina da empresa, dadas as diferentes formas de pensar de cada colaborador.
Esse foco também pode contribuir com o potencial da empresa em atrair e reter talentos. Isso acontece porque ambientes diversos e inclusos tendem a criar uma rotina mais saudável, em que cada profissional poderá ser mais produtivo.
Por fim, a diversidade se apresenta como um importante passo para empresas que desejam desenvolver produtos e serviços de excelência e, adicionalmente, contribuírem socialmente com toda a comunidade.
Como implementar diversidade e inclusão nas empresas? Veja 5 estratégias!
Agora que você entendeu o que é o investimento em diversidade e inclusão e qual a importância dele, é hora de saber como implementar na sua empresa.
Confira 5 estratégias para colocar em prática!
1. Recrute com foco em habilidades e competências
A primeira estratégia é rever quais são as políticas de recrutamento da empresa. Muitas vezes, mesmo que de maneira não intencional, os contratantes podem se ater a certos vieses na hora de avaliar currículos e entrevistar candidatos.
Ao se concentrar no que o profissional consegue fazer sem observar quem ele é ou de onde vem, as empresas podem avaliá-lo de modo mais objetivo e imparcial. O recrutamento às cegas, considerando apenas as habilidades práticas, experiências e desempenho do candidato nas etapas costuma auxiliar nesse processo.
2. Crie planos de carreira baseados em habilidades
Assim como nos casos de recrutamento, é interessante criar planos de carreira que se baseiam em habilidades individuais e em equipe. Por meio deles, a empresa fortalece uma cultura de meritocracia, reduzindo decisões tomadas por vieses e fatores subjetivos.
Para estruturar o seu plano de carreira, é importante estabelecer regras claras para uma promoção, considerando aspectos técnicos. Com isso, a empresa se torna mais transparente com os colaboradores e reconhece os diferentes tipos de talento.
Outra vantagem de ter esse tipo de plano de carreira é criar um ambiente mais justo e motivador. Pelo sentimento de inclusão e por saber que as portas estão abertas para dar novos passos, os colaboradores podem se engajar mais na rotina e aumentar sua produtividade.
3. Promova treinamentos específicos sobre diversidade e inclusão
Apesar de investir em uma contratação diversa, sempre há necessidade de promover treinamentos, palestras e workshops para manter os funcionários alinhados com as políticas da empresa. Portanto, crie uma rotina para esses momentos de aprendizado.
Ao criar um espaço acolhedor e trabalhar boas práticas, por exemplo, a empresa pode inibir o surgimento de um ambiente hostil. A iniciativa também educa sobre questões ligadas à inclusão e diversidade que podem contribuir com a vida pessoal de cada colaborador.
Mais um ponto é que essa pode ser uma oportunidade de escuta, trazendo experiências reais, principalmente na empresa. Assim, a equipe se sente acolhida e a liderança fica mais preparada para lidar com as diferentes visões e vivências no ambiente de trabalho.
4. Invista em treinamentos e qualificações para líderes
A quarta estratégia é investir em programas de qualificação para a liderança. Afinal, gestores lidam diariamente com os funcionários de cada setor e podem contribuir positivamente com uma inclusão respeitosa.
Nesse cenário, os líderes são o modelo de conduta para os funcionários, influenciando diretamente o ambiente de trabalho e a cultura organizacional. Investir em treinamentos para uma liderança inclusiva e diversa pode ajudar a combater preconceitos — mesmo os inconscientes.
Esse treinamento específico ainda é capaz de auxiliar o líder a criar um ambiente seguro em que seus colaboradores possam compartilhar situações desagradáveis e questionamentos. Com gestores capacitados, fica mais simples implementar iniciativas que promovam um clima positivo no ambiente de trabalho.
5. Selecione fornecedores diversos
O recrutamento e demais medidas mencionadas não são a única forma de promover diversidade e inclusão na sua empresa. Esse redirecionamento também pode acontecer na contratação de fornecedores.
Ao adotar essas práticas, seu negócio pode atender uma demanda ética e social e se posicionar estrategicamente no mercado. Afinal, a diversidade e a inclusão ajudam a construir uma cultura organizacional forte e competitiva, refletindo em todas as áreas do negócio.
Agora você aprendeu mais sobre diversidade e inclusão nas empresas. Implementar essas 5 estratégias pode fazer com que a empresa tenha um papel social de destaque, ao mesmo tempo que ganha uma vantagem competitiva.
A diversidade e inclusão nas empresas é importante para o recrutamento, mas você sabe como fazer na prática? Veja como é possível contratar bons funcionários!