Se você já conhece os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, que tal visitar a Cidade Maravilhosa novamente, mas de um jeito diferente? Selecionamos no artigo de hoje 5 passeios incríveis pelo Rio de Janeiro, que vão mudar o seu modo de ver a vida.

Quer saber quais são eles? Então continue a leitura e divirta-se organizando seu próximo roteiro de viagem na Cidade Maravilhosa!

Passeios pelo Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade linda, cheia de pontos turísticos maravilhosos e alguns são bastante conhecidos e visitados, enquanto outros, pouco explorados. Para você que quer inovar, selecionamos alguns passeios pela cidade que vão mudar o seu modo de ver a vida e te encantar, ao mesmo tempo. Veja:

1. Mirante da Paz

O nome por si só já diz muito e foi dado pelos moradores da comunidade Cantagalo, após a instalação da polícia pacificadora na favela. Para chegar até ao mirante, você pode pegar um elevador que sai direto do metrô. De lá a vista é magnífica, de onde é possível apreciar a praia de Ipanema, Morro Dois Irmãos, Lagoa Rodrigo de Freitas, Ilhas Cagarras e o Cristo Redentor.

Também é possível ver um pouco da Praia de Copacabana, Jardim Botânico, Leblon e Gávea. Aproveite para conhecer sobre o cotidiano dos moradores da favela Cantagalo e aprender muitas experiências de vida com eles. Você pode fazer um tour pela comunidade e caminhar pelas ruas, interagir com os moradores, conhecer a história do lugar e ainda apreciar belas vistas pelos mirantes do morro.

2. Favela Tour

Entre os passeios fascinantes pelo Rio de Janeiro, você pode visitar as favelas e ver de perto como é a vida dos moradores das comunidades. Muitas favelas do Rio estão abertas à visitação e oferecem trilhas até pontos mais altos do morro, de onde é possível apreciar vistas estonteantes.

Em Santa Marta, por exemplo, você pode fazer um tour grátis pela favela e conhecer como é o dia a dia dos moradores. Lá você terá contato com uma realidade que pode ser bem diferente da sua.

Vai ver pessoas subindo o morro carregando móveis, compras, crianças, entre outras coisas, sem ajuda de veículos. Aproveite para conhecer também os projetos sociais e para ouvir as histórias dos moradores, você terá muita coisa para aprender.

Roupas leves, máquina fotográfica, protetor solar, tênis e muito ânimo é o que você precisa para subir o morro da comunidade Santa Marta. O lugar é incrível e oferece vistas fantásticas de pontos importantes da cidade.Sem contar que já recebeu celebridades, como Madonna, Alicia Keys, Michael Jackson, Spike Lee e Hugh Jackman.

Durante o passeio pela favela, você vai conhecer a história do lugar através de um guia local (e morador), terá contato com a realidade de uma favela, projetos e moradores, conhecer a estátua do Michael Jackson, visitar a associação dos moradores, fazer compras nas lojas de artesanatos, conhecer a escola de samba Mocidade Unidas do Santa Marta se estiver aberta e curtir os mirantes mais incríveis da cidade.

3. Lapa

Se você nunca visitou a Lapa, está na hora de conhecer esse lugar. Famoso, oferece quase tudo e dá um belo cenário para as suas fotos. À noite, principalmente as sextas, o local reúne todas as tribos e mostra como é possível viver em um mundo compartilhado, independente de ser patricinhas ou hippie.

Isso porque o ambiente é democrático e respeita a diversidade, não é à toa que é um dos points mais famosos entre a galera e as famílias. Além disso, na Lapa é possível sentir o calor humano, como se o lugar pudesse abraçar todas as pessoas que estão ali e aconchegá-las em um só espaço.

Samba, pagode, chorinho, indie, funk, heavy metal, pop rock, boates e até bares mais tranquilos, a Lapa oferece atrativos para todos os gostos e momentos. Você pode conhecer muitas atrações que vão dos quarteirões entre a Avenida Men de Sá, Rua Riachuelo, Rua do Lavradio e suas adjacências.

Entre as opções, as que se destacam são: Lapa 40 Graus, Bar Carioca da Gema, Teatro Odisseia, Circo Voador, Bar Semente, Escadaria Selarón e muitas outras.

4. Aldeia indígena TekoaMbo’yty

A aldeia existe desde 2008 e foi fundada pelos índios Guarany de Paraty Mirim, na praia de Camboinhas. A tribo possui 15 famílias, com 63 pessoas que sobrevivem da pesca, principalmente, além da venda de objetos indígenas para os turistas, como pulseiras, lanças, cestaria, brincos, arco e flechas e bichinhos em esculturas de madeira.

A tribo, além de ser um lugar bem diferente para se conhecer, tem muito a ensinar através do seu estilo de vida bem diferente do nosso. Mas não é só os turistas que passam por ali que podem aprender, já que a tribo está focando nos moradores, ou seja, quer oferecer cursos de guarani e oficinas de artesanato, pintura corporal, escultura em madeira e comida tradicional do seu povo.Assista ao vídeo com mais informações da Aldeia!

5. Praias

As praias do Rio de Janeiro são incríveis e cercadas por uma beleza natural fascinante. O mar e a areia completam um visual alegre e que anima qualquer turista. Curtir as praias cariocas é muito bom, mas os turistas mais atentos conseguem aproveitar algo que muitos outros não conseguem perceber: os trabalhadores.

Sim, eles são na sua maioria ambulantes e estão sempre querendo empurrar um chapéu, óculos de sol, água de coco, sorvetes, entre outras coisas para os banhistas. Porém, o que poucos percebem é que, mesmo estando horas embaixo do sol forte e muitas vezes sem comer, não tiram o sorriso do rosto.

Esses vendedores ficam mais nas praias populares e chegam antes mesmo do sol aparecer, passando o dia todo na areia quente, tratando os turistas com bom humor e até fazendo piadas “educadas”. Quase sempre eles têm muito a nos ensinar sobre dedicação e perseverança.

Então, gostou da nossa lista de passeios pelo Rio de Janeiro que vão mudar o seu modo de ver a vida? Com certeza após realizar esse tour, você vai ter aprendido muitas coisas positivas.

 

Luana Biral, especial para o Blog de Valor.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *