Lentidão para abrir aplicativos, tela travando, superaquecimento e até apagões repentinos. Apesar de incômoda, esse tipo de situação é muito comum em smartphones que já estão com algum tempo de uso.

Manter seu celular rápido e com um bom funcionamento pode não ser tarefa fácil. Fotos, aplicativos, músicas, contatos e vídeos são apenas alguns dos exemplos de arquivos que fazem um aparelho ficar mais lento e com a memória cheia.

Por isso, limpar a memória do seu celular de maneira periódica é essencial para otimizar o processamento do mesmo. Esse processo pode ser feito manualmente, mas uma grande quantidade de aplicativos desenvolvidos para essa função tornam a tarefa mais prática e rápida, ao alcance em um único clique.

Neste artigo você confere 7 opções de aplicativos para limpar a memória do celular que podem ser, inclusive, muito úteis no seu dia a dia.

Boa leitura!

1 – Speed Booster (Acelerador)

A grande maioria dos aplicativos para limpar memória de celular funcionam atuando na memória RAM (Random Acess Memory, ou Memória de Acesso Aleatório) dos aparelhos. Esse tipo de memória funciona como uma mediadora entre as informações dos arquivos a serem rodados e o processador que faz esse trabalho.

Imagine seu celular como o sistema circulatório humano. A memória RAM trabalha como os vasos sanguíneos que carregam o sangue – composto de nutrientes e oxigênio que, nessa metáfora, são os arquivos como aplicativos e fotos – ao coração, que mantém todo o sistema funcionando. Ou seja, seu celular desempenhando as funções de maneira eficiente.

A memória RAM, portanto, armazena temporariamente os dados. E, para isso, é preciso que ela seja sempre o mais livre e fluída possível, acelerando o processo de funcionamento do aparelho.

Os aplicativos que otimizam o celular, o fazem limpando principalmente a memória RAM de dados e informações que estão tomando muito espaço e são muitas vezes desnecessários naquele momento.

É dessa maneira que o Speed Booster funciona. Rápido e prático, ele promete otimizar e acelerar seu aparelho com apenas um clique, removendo arquivos inúteis e de cache. Uma outra função interessante presente no app é o booster de bateria que reduz o consumo de energia e, inclusive, o tempo de carregamento.

O aplicativo é gratuito, sem anúncios e está disponível na Play Store apenas para dispositivos Android.

2 – Clean Master

Já consolidado e muito conhecido, o Clean Master ainda se mantém como um dos melhores apps para limpar o celular em 2019. Baixado por mais de um bilhão de usuários, o aplicativo desempenha as funções de limpeza e acelerador do celular, além de atuar também como antivírus, removendo malwares e arquivos mal intencionados.

Disponível para Android, o app ainda conta a versão Lite, mais leve e que ocupa menos memória.

3 – CCleaner – Limpeza de Celular, Otimizador

Conhecido software de limpeza de computadores, a versão para celular Android do CCleaner promete rapidez, segurança e também otimização de seu aparelho, removendo arquivos indesejados de maneira segura, limpando histórico de navegador, cache de aplicativos e conteúdo da área de transferências.

Outras funcionalidade adicionais presentes são o hibernador de aplicativos. Ele encerra apps atuando em segundo plano até que sejam abertos novamente de maneira manual. Ele informa também as estatísticas de quais aplicativos consomem mais dados e bateria e quais não são utilizados, podendo ser removidos.

4 – Melhor Antivírus 2019: Limpador de Vírus e Memória

Como o próprio nome ousado anuncia, esse promete ser o melhor app de limpeza de Android em 2019. Acoplado a um antivírus que promete remover vírus já existentes e impedir a ocorrência de novos, o aplicativo desempenha também a função de limpador de memória e cache, tornando seu celular mais rápido.

Desenvolvido pela Hyper Speed, responsável por aplicativos com funcionalidades semelhantes, como o Limpeza de Celular, o software possui uma boa classificação na Play Store, contando com a média de 4,7 estrelas e mais de 50 milhões de downloads.

Além disso, conta com as funções de bloqueador de aplicativos, protegendo arquivos confidenciais, bloqueador de chamadas indesejadas e também organizador de notificações.

5 – Max Limpeza – Antivírus, AppLock, Limpador

Um aplicativo completo e bem avaliado, assim podemos definir o Max Limpeza. Com avaliação de 4,7 estrelas, suas funções vão da limpeza de cache e liberação de RAM a proteção de aplicativos, revelando o rosto dos possíveis invasores obtidos através da câmera do próprio celular.

Além de deixar o aparelho mais leve e rápido, ele ajuda, inclusive, na manutenção da bateria, proteção contra malwares e resfriamento da CPU.

6 – Clean My Phone (Iphone Cleaner)

Apesar de um sistema operacional diferente, o IOS presente nos Iphones também precisa de limpeza ocasional para manter o bom funcionamento dos celulares. Apesar de ser possível realizar a limpeza de cache do Iphone de maneira manual, o sistema IOS também conta com ferramentas mais práticas para facilitar esse processo.

Um bom exemplo de aplicativo para limpar celular Iphone é o Clean My Phone. Assim como nos casos dos Android, esse app ajuda a liberar memória no Iphone, inclusive eliminando aplicativos não utilizados, arquivos corrompidos. Ele também elimina cookies, scripts, dentre outros arquivos desnecessários.

O processo é feito de maneira segura e protege seus dados, deixando seu aparelho mais rápido e livre para novos arquivos como fotos e vídeos.

7 – Phone Cleaner: Clean Storage

Também desenvolvido para IOS, esse app realiza a limpeza do seu celular de uma maneira diferente dos outros. Ao invés de limpar arquivos inúteis, ele faz um levantamento das mídias que mais estão pesando na memória e atrapalhando a agilidade do sistema. E é decisão do usuário escolher, inclusive, quais arquivos ele quer deletar.

O principal diferencial dessa aplicação, entretanto, está na sua função de Deep Cleanup. Afinal, após a instalação do app também no Mac, a função mostra arquivos duplicados nos dois dispositivos, facilitando a exclusão deles .

Agora que você tem várias opções de apps para ajudar na limpeza do seu celular, que tal então conhecer nossas dicas de aplicativos para ganhar dinheiro extra, aprender idiomas pelo celular ?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *