Querer crescer na empresa na qual trabalha é uma demonstração clara de que gosta do que faz e de onde atua. Para isso, é necessário se destacar e mostrar que não é só mais um ou que é um profissional substituível. E fique ciente: subir de cargo exige tempo e dedicação.

Almejar um cargo superior demonstra ambição – algo que, de forma equilibrada, pode ser muito bem utilizada em uma empresa. Além disso, constante evolução e crescimento devem fazer parte dos planos de qualquer plano profissional, evitando também o comodismo de estar em sua área de conforto.

Não é algo fácil e que não vai ocorrer da noite para o dia. Portanto, se deseja realmente alcançar um novo patamar profissional, prepare-se para investir algumas horas do dia para trabalhar arduamente e demonstrar estar pronto para assumir novas responsabilidades.

Além de trabalho constante, há algumas dicas que vão lhe ajudar a ser promovido. Confira abaixo sete conselhos de como ser promovido no trabalho.

1 – Espírito de equipe

Subir de cargo na empresa também envolve comandar uma equipe e gerir, de forma mais ampla, os negócios. Portanto, é bom ter em mente que liderança é a palavra-chave para aqueles que desejam atingir novos cargos, principalmente aqueles que envolvem tomar importantes decisões.

Por isso, analise: que tipo de chefe eu quero ser?

Busque mostrar um bom espírito de equipe e ter um bom relacionamento com seu companheiros. Para isso, tente dar mais ouvido aos colegas de trabalho e entenda novas formas de pensar e de agir, para que haja uma maior compreensão de quando ceder ou impor contrapontos.

Essa flexibilidade poderá auxiliá-lo a estabelecer e estreitar relacionamentos dentro do ambiente corporativo.

2 – Mais conhecimento

Estar em um cargo mais elevado também envolve entender os demais departamentos que envolvem a empresa, principalmente aquelas que estão abaixo do cargo almejado. Por isso, conhecer a sua área de atuação é uma obrigação profissional.

Fique alerta quanto ao seu nível de conhecimento dentro da empresa. Se notar que começou e terminou um ano no mesmo patamar, significa que entrou na sua área de conforto, o que pode atrapalhar a sua evolução profissional.

Tenha como hábito procurar especializações, ler livros que acrescentem nos negócios e discutir novas ideias com seus superiores.

Novos cargos também incluem novas habilidades e competências. Portanto, encontre modos de desenvolvê-las e faça do seu ambiente de trabalho também seu ambiente de conhecimento.

3 – Mais contatos

Ter um bom relacionamento com profissionais dentro do segmento é fundamental para se destacar no trabalho. Networking empresarial proporciona criação de novas oportunidades e compartilhamento de informações. Ou seja, é algo que deve ser continuamente trabalhado pelo profissional que deseja subir de cargo.

Ter uma boa rede de contatos de profissionais é tão importante quanto a de clientes e geram boas oportunidades. Além disso, é a possibilidade de mostrar que você está ativo e que pode se destacar no meio da multidão. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

4 – Manuteção do foco

Já sabe qual cargo você almeja? Sabe onde quer chegar? É fundamental ter em mente quais os seus próximos passos e quais objetivos deseja alcançar. Portanto, não deixe de traçar metas. Deixe claro tanto seu foco profissional quanto pessoal.

Fazer isso exige tirar um tempo para si e analisar quais são os seus objetivos atuais. Uma opção é fazer uma lista de metas para avaliar individualmente como atingir a cada uma delas. T

ambém estabeleça quanto tempo levará para conseguir chegar a esse objetivo, sem se esquecer de quais caminhos deve seguir e as iniciativas que deverão ser tomadas.

5 – Adaptação

O mercado de trabalho muda todos os dias e constantemente. A pergunta é: você está pronto para isso? Tenha em mente que o mundo corporativo não espera e, por isso, aqueles que não se adaptarem ficarão para trás.

Mais uma vez, o conhecimento é a palavra que guia esse tópico. Busque estar por dentro do que está acontecendo no setor e não deixe para se atualizar ou se destacar. Agir conforme essas mudanças e apresentar novas soluções demonstram que está apto a chegar a um novo nível profissional.

6 – Inteligência emocional

Teoricamente, essa expressão se mostra contraditória, já que há a ideia de que inteligência e emoção se guiam de diferentes formas. No entanto, nesse caso, eles são aliados. Inteligência emocional envolve demonstrar que sabe lidar com momentos de estresse e desestabilizações por manter a calma e encontrar soluções para esses problemas.

Caso a sua produtividade também venha a ser comprometida, não se sinta mão. Pode ser a hora de colocar a inteligência emocional também na prática ao entender que é o momento de colocar a mente para descansar e fazer outra coisa que não seja relacionada ao trabalho.

Sua saúde mental também é importante. Uma mente descansada trabalha melhor e traz benefícios à empresa e ao funcionário.

7 – Responsabilidade

Esse tópico parece ser o mais óbvio de todos. Contudo, ainda há quem peque em suas rotinas profissionais. Ser pontual, por exemplo, pode ser a demonstração clara de como você leva o trabalho em consideração.

Chegar frequentemente após o horário determinado simboliza falta de organização e responsabilidade. Para um superior, representa não saber lidar com as coisas mais ordinárias do dia a dia e, portanto, pode significar o adiamento de uma promoção.

O mesmo se aplica às demais tarefas, como prazo de entrega, qualidade de trabalho e período de ócio durante o trabalho.

Rumo ao topo!

O caminho a seguir é longo e envolve contínua aposta do profissional, seja em conhecimento técnico ou em novos relacionamentos. Bajulações, por exemplo, são algumas das ações que parecem oferecer um caminho mais rápido à ascensão. No entanto, não caia nessa. Líderes estão atentos aos profissionais e não se deixarão ser comprados.

Ao invés disso, busque aprender com seus superiores. Há motivos para ele estar onde está e muito know how adquirido. Se aproveite disso e mostre-se preparado para novos desafios.

Além disso, se conseguir subir de cargo, não deixe seu ego falar mais alto. Essa evolução é contínua e pode levar você à ruína caso transforme sua vitória em egoísmo.

Por fim, lembre-se que é o empenho e dedicação que levarão você ao sucesso!

Gostou do artigo? Compartilhe essas dicas em suas redes sociais e mostre para seus amigos que também desejam alcançar novos patamares profissionais.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *