Dentre as inúmeras capacidades que uma pessoa precisa dispor para conseguir destaque na sua área de atuação, uma das principais é a habilidade de trabalhar em equipe. Você sabia que, de acordo com um estudo, os estudantes brasileiros são considerados os segundos piores do mundo no quesito de realizar projetos em grupo?

Apesar de tratar-se apenas de estudantes, esse fato demonstra que essa habilidade não é ensinada nas escolas, apesar de ser essencial para a vida adulta. Trabalhar em equipe pode ser desafiador, principalmente pelo fato de que estamos lidando com diferentes tipos de pessoas, o que pode gerar conflitos e desentendimentos.

Você acha que precisa otimizar seus processos feitos com colegas ou sócios? Então leia o artigo e descubra 7 habilidades essenciais para trabalhar em equipe e melhore sua performance!

Quais as vantagens do trabalho em equipe?

O trabalho em equipe, seja nas empresas ou em qualquer outro ambiente, pode otimizar os processos e proporciona ao indivíduo sempre algo novo, que será aprendido com os outros integrantes do grupo.

Mas você sabe qual a maior importância do trabalho em equipe? A capacidade de lidar com conflitos, discutir ideias e apresentar uma diversidade de opiniões e pontos de vista sobre determinado assunto pertinente ao trabalho. Uma pessoa que sabe trabalhar em equipe aprender a lidar com as diferenças, sabe ter paciência e aprende a ajudar os demais.

Além disso, trabalhar em equipe tem algumas outras vantagens, como:

  • troca de conhecimentos e experiências;
  • união de pessoas com experiências e opiniões diferentes;
  • ambiente e ideias diversificadas;
  • colaboração de profissionais de áreas diferentes;
  • soluções rápidas de problemas;
  • cooperação na dificuldade de um dos integrantes;
  • ajuda os funcionários a se relacionar melhor;
  • colabora com uma comunicação mais assertiva na empresa;
  • promove empatia e respeito às diferenças.

Quais as habilidades essenciais para trabalhar em equipe?

Trabalhar em equipe requer algumas habilidades que precisam estar em constante aprimoramento. A seguir, veja 7 delas.

1. Comunicação

Uma das maiores habilidades que uma pessoa deve ter para o trabalho em equipe é a de comunicar-se bem. Você não precisa ser um ótimo orador, mas precisa ser claro no que deseja dizer e necessita saber expressar o que pensa, o que sente e o que precisa manifestar em relação ao trabalho realizado.

A falta de comunicação é um problema grave, pois uma equipe que não se comunica não consegue trazer bons resultados, pois não sabe o que deve fazer. Por isso, busque expressar sua opinião sem parecer mal educado ou desinteressado.

Para não correr o risco de ser mal interpretado, tente ser o mais claro possível e tenha uma postura amigável.

2. Proatividade

Ser proativo e ter iniciativa em um grupo fará você se destacar e mostrar uma imagem profissional, de que tem vontade para realizar o que lhe foi delegado. Mas tenha cuidado para não passar uma imagem de pessoa que aceita tudo a todo momento, deve-se estabelecer limites!

A proatividade é essencial para mostrar aos outros que você está disposto a ajudar, resolver problemas da equipe e otimizar as atividades.

3. Confiança

A confiança é essencial para todo tipo de relação, principalmente a profissional. Uma equipe que não confia em você dificilmente lhe dará liberdade para opinar ou deixar você colocar alguma ideia em prática.

As pessoas agem com base na confiança. Por isso, seja coerente com o que diz e com a forma que age e evite quebrar a confiança de alguém, pois pode ser muito difícil recuperá-la.

A melhor forma de passar confiança é ser calmo, sincero e amigável. Mas é tão somente com o tempo que a confiança se constrói e passa a ficar mais forte entre os indivíduos.

4. Capacidade de mediação

Saber mediar conflitos é essencial em uma equipe. As pessoas são diferentes, ou seja, possuem vivências, experiências e opiniões distintas e isso pode levar a determinados conflitos.

Por isso, saber apaziguar discussões e desentendimentos é essencial não só para o bom desempenho da equipe, mas para o seu próprio trabalho. Conflitos, mesmo que entre poucas pessoas, podem afetar a produtividade de todos.

5. Empatia

Todo ser humano tem problemas, por menores que sejam. Às vezes, eles podem afetar o desempenho de algum processo e a profissional pode deixar de produzir o quanto deveria.

Por isso, é necessário ter um bom relacionamento com todos os membros da equipe para saber o que se passa com os colegas que não estão indo bem.

Você não precisa ser o melhor amigo de todo mundo e muito menos precisa ser motivador ou bajulador, mas ter empatia para compreender o que os outros sentem ajuda até mesmo a evitar conflitos.

Empatia é a habilidade de saber escutar e compreender os outros, mesmo que você não concorde com o que a pessoa diga. Além de ajudar a evitar desentendimentos, um grupo sem empatia pode ter sua comunicação prejudicada e, assim, torna-se mais difícil de alcançar as metas estabelecidas.

6. Flexibilidade

Quem trabalha em equipe e é inflexível tem grandes chances de sair do grupo por não ter produzido o esperado.  Um indivíduo flexível consegue juntar suas ideias e experiências com a dos outros e aceitar diferentes pontos de vista.

Escutar o que os outros têm a dizer se torna uma tarefa fácil, pois a pessoa entende que ninguém passou pelas mesmas experiências que ela.

Ainda, consegue se desvencilhar da atividade rotineira para realizar alguma tarefa que surgiu com mais urgência, pois a flexibilidade ajuda a pessoa a não ser totalmente metódica, evitando se perder caso tenha que sair da rotina.

7. Mente aberta

Talvez uma das habilidades mais importantes, não só para trabalhar em equipe, mas para a vida e para os negócios, é ter a mente aberta.

Uma pessoa que tem a mente aberta entende que seu ponto de vista não é único e muito menos uma verdade absoluta. Assim, ela aceita a diversidade de opiniões, deixa que os outros expressem o que pensam, e sempre está em busca de conhecimento, pois sabe que nao pode parar de aprender.

Além de sempre aprender com os outros, uma pessoa mente aberta consegue trazer novas ideias para o grupo para melhorar a performance de todos.

Todos que trabalham em equipe precisam ter essas habilidades. Se você for um líder, precisa trabalhá-las ainda mais e a todo momento! Dessa forma, você conseguirá passar confiança para sua equipe, saberá ficar em harmonia e, dessa maneira, todos saberão desempenhar suas atividades como você solicitou.

Precisa aprimorar suas habilidades de liderança? Confira estes artigos:

Trabalhar em equipe pode parecer difícil, principalmente para aqueles que nunca executou tarefas em grupos antes. Felizmente, há muitas habilidades que, se aprendidas e colocadas em prática, podem tornar esse desafio mais fácil.

Portanto, não deixe de aprimorar as 7 competências relacionadas nesse artigo e auxilie as equipes de trabalho a sempre entregar bons resultados!

Que tal aprender a fazer seu dinheiro render por vídeo? Então não deixe de acessar o canal do Youtube e inscreva-se para ficar por dentro das novas formas de ganhar dinheiro de forma inteligente!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *