A motivação, por definição, está ligada ao movimento. Ela é responsável pelos impulsos e desejos que fazem com que tarefas sejam realizadas.

Além disso, a motivação é o motor que nos move para atingir recompensas diversas, que vão desde a motivação em beber água quando se está com sede até a conquista de um cargo dos sonhos. Este sentimento se estende também ao âmbito profissional e desempenha um papel fundamental para o bem-estar e desenvolvimento de uma empresa.

Afinal, a desmotivação de uma equipe está relacionada à baixa produtividade, procrastinação das tarefas e maior desatenção no trabalho, o que aumenta a chance de erros. Mas você já parou para pensar como a motivação profissional pode fazer diferença no dia a dia da sua equipe? Já tentou estabelecer ou projeto motivacional?

É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Continue a leitura deste artigo para descobrir como motivar uma equipe e torná-la mais eficiente!

Ofereça capacitações

Ofertar cursos e capacitações aos funcionários pode ser uma ótima maneira de mantê-los motivados. Afinal, desta forma, eles sentirão a preocupação da empresa em seu aprendizado e desenvolvimento profissional (maior motivador para o profissional brasileiro de acordo com pesquisa realizada em 2016 pelo Boston Consulting Group).

Investir em workshops e aulas dentro do horário de trabalho ou até auxílios financeiros para a realização de cursos e participações em congressos trazem retornos também na qualidade do trabalho entregue pela equipe, que se torna cada vez mais especializada.

É preciso, entretanto, tomar cuidado para que o momento de aprendizagem seja agregador na rotina dos funcionários e não apenas mais uma tarefa que passará a ser considerada um fardo.

Crie uma organização linear

Um ponto importante para a manutenção de um ambiente saudável de trabalho é uma hierarquia transparente e coerente. A falta de organização hierárquica pode deixar seus colaboradores confusos e perdidos, sem saber a quem recorrer em caso de dúvidas ou problemas.

Organizações lineares, nas quais os gestores se colocam em posição de liderança e não de poder sobre seus empregados, tratando-os de igual para igual, costumam cultivar uma melhor relação de trabalho e aumentar a motivação profissional de seus colaboradores.

Além disso, é importante que os funcionários tenham certa autonomia para desempenhar suas funções. E que saibam que seu trabalho é importante para o funcionamento da empresa.

Tenha um canal aberto

Uma boa atitude a ser inserida no plano de incentivos para os funcionários é se manter como um canal aberto, disposto a ouvi-los nas mais variadas situações, de sugestões a críticas. Mas para isso, é importante mostrar que suas vozes estão realmente sendo ouvidas e levadas em consideração.

Ter apenas uma caixinha de reclamações que nunca é aberta e lida não surte efeito na motivação profissional de uma equipe. Para ser efetivo, realize um plano de implantar regularmente algumas das sugestões dadas por seus funcionários. Dessa maneira, eles verão que suas necessidades são ouvidas e ficarão mais motivados.

Abra espaço para a troca

Assim como ser ouvido, receber feedbacks e elogios fazem toda a diferença no bem-estar de uma equipe. Saber quando está no caminho certo ou quais são os tópicos a melhorar são pontos importantes para manter um funcionário focado em atingir melhores resultados.

É importante lembrar, entretanto, que possíveis críticas devem ser feitas de maneira construtiva, acompanhadas de sugestões de melhorias e empatia. Pois, senão, poderão surtir um efeito contrário e desmotivar mais ainda um colaborador.

Seja mais flexível

Mostrar flexibilidade e atenção genuína às necessidades pessoais de cada um de seus funcionários também os ajuda a sentirem-se importantes e motivados.

Ações como a “short friday”, ou sexta-feira encurtada, em tradução livre, na qual os funcionários são liberados mais cedo do trabalho para o fim de semana já são adotadas por algumas empresas como ferramenta de melhoria da qualidade de vida de seus empregados.

Um horário de trabalho mais flexível também pode trazer bons resultados,dos. Assim, cada indivíduo desenvolve uma maior autonomia para desempenhar seu trabalho da maneira que achar mais conveniente, de acordo com sua produtividade.

Se possível, a promoção de dias de trabalho em casa, conhecidos como home-office, também é interessante. Inclusive, neste caso há um menor desgaste do colaborador ao se deslocar ao local de trabalho, além de uma diminuição de gastos do empregador com transporte dos funcionários e custos de manutenção da empresa.

Reveja as políticas da sua empresa

Não são todas as pessoas que se satisfazem com o combo vale transporte + vale refeição como benefícios. Cada colaborador possui particularidades e necessidades diferentes e por isso, é atrativo que possam escolher quais tipos de benefícios e facilidades os melhor contemplam.

Além dos já tradicionais, parcerias com estabelecimentos como restaurantes, academias, cinemas e serviços de streaming podem ser um diferencial, além de espaços dentro da própria empresa em que o funcionário possa recorrer para momentos de descontração e descanso no intervalo do expediente.

Além dos benefícios, campanhas de conscientização que promovam um melhor ambiente de trabalho também funcionam como um presente para motivar uma equipe. Engajar os funcionários em causas como a sustentabilidade e contra o assédio moral, por exemplo, farão com que trabalhem todos para um objetivo relevante em comum, aumentando o respeito pelos valores da instituição.

Crie metas possíveis

Estabelecer metas complexas e inatingíveis são um verdadeiro tiro no pé para o sucesso de uma empresa e sua equipe. Trabalhar sob pressão, com prazos absurdos e demandas exorbitantes causará um impacto extremamente negativo em seus funcionários.

Por isso, mantenha metas graduais e possíveis, que farão com que se sintam capazes e aptos a realizar o trabalho a que são designados.

Seguindo estas dicas ficará muito mais fácil adotar a movitação profissional no dia a dia da sua equipe e fazer seu time contribuir ainda mais para o seu negócio!

Gostou das nossas dicas para motivar os funcionários e já está pensando em como colocá-las em prática? Acompanhe nosso canal no Youtube para conhecer mais soluções para sua empresa ou vida pessoal.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *