Celebrar é um ato que faz parte da essência do ser humano. Por isso, existem diversas festas temáticas ao redor do mundo. E você pode conhecer um pouco mais sobre a cultura do lugar e se divertir ao frequentar esses festejos.

Quer ficar por dentro de algumas? Acompanhe este artigo e conheça 8 festas incríveis pelo globo. Confira!

1. Oktoberfest

Você é um amante da cerveja? Gosta de tomar uma com os amigos no bar ou até mesmo dentro de casa? Então você provavelmente iria adorar conhecer a Oktoberfest. Essa festa temática ocorre em Munique, na Alemanha.

Trata-se do maior festival de cerveja do planeta. O evento se origina com os festejos da boa colheita de cevada nas propriedades dessa região da Alemanha.

Inicialmente, há registros de que a festa continha apenas uma corrida de cavalos. Com o passar do tempo, ela ganhou apresentações musicais e de dança, oferta de pratos típicos da culinária alemã e muita cerveja.

Em Munique, o evento acontece entre o fim de setembro e início de outubro. Já foram contabilizados mais 7 milhões de visitantes vindos de todas as partes do mundo. O festival tem várias edições espalhadas pelo planeta.

Aqui no Brasil, por exemplo, ele é realizado na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, no mês de outubro. Saborear uma boa cerveja por lá é um ato de extremo sentimento comunitário.

2. Holi

A chegada da primavera na Índia — em março — é celebrada com uma grande festa. O Holi Festival é um evento que dura dois dias e atrai milhares de pessoas para as ruas. Segundo a tradição hinduísta, é celebrada a vitória do bem sobre o mal.

Nesse evento, as pessoas se pintam com diversas cores. Entre os participantes, são distribuídas tintas bem coloridas, feitas de pó de arroz, que são atiradas uns aos outros. A ideia é que todos fiquem completamente cobertos de cores.

Essa festa típica da Índia ganhou edições em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, o evento é conhecido por Festival das Cores e organizado em várias partes do país.

3. Día de Muertos

Se o dia 2 de novembro, feriado de finados, é geralmente de tristeza e acolhimento no Brasil, no México a data é comemorada com muita alegria. O Día de Muertos é, provavelmente, a festa mais tradicional do país.

De acordo com a tradição mexicana, essa data representa o dia em que os mortos conseguem autorização dos deuses para visitar seus entes na Terra. Por isso, o encontro deve ser festejado com muita comida, doces e música.

Todas as cidades mexicanas se ornamentam para essa data. Casas e edifícios são decorados com flores e velas. Quanto aos pratos, são preparadas as comidas prediletas das pessoas falecidas. É típico, também, se vestir com roupas de esqueleto, máscaras de caveira e acessórios de flores.

4. Mardi Gras

Em Nova Orleans (Estados Unidos), a folia está garantida durante todo o ano. Essa cidade promove um dos mais famosos carnavais do mundo. Trazido pela colonização francesa no século XVII, o Mardi Gras — ou “terça gorda” — celebra o último dia de carnaval.

Nessa festa temática, as pessoas geralmente se vestem de roxo, que simboliza a justiça; de cor dourada, que representa o poder; e de verde, para celebrar a esperança. Durante o Mardi Gras, há desfile de carros alegóricos, músicas típicas e máscaras de gesso.

5. Las Fallas

A cidade de Valência, na Espanha, promove uma das festas temáticas mais famosas do país. A Las Fallas é realizada no dia 1° de março e conhecida pelas enormes estátuas e alegorias, chamadas de fallas. Elas são elaboradas em madeira, papel ou outros materiais e expostas nas ruas da cidade para disputar o concurso de melhor trabalho artístico.

Entre os dias 15 e 19 de março, ocorre a seleção e a premiação das melhores fallas. Na noite do dia 19 de março, conhecido como dia de San José, os participantes da festa colocam fogo nas fallas, celebrando o fim do evento.

6. The Carnival of the Oranges

No final de semana que antecede o início da Quaresma, a cidade italiana de Ivrea reúne milhares de pessoas para o Carnival of the Oranges. Essa festa temática é considerada a maior batalha de laranja do mundo.

O festejo começa com o passeio de carruagens, no qual as pessoas arremessam laranjas nos passantes. Quem quiser pode revidar, atirando outras laranjas de volta. O objetivo é que toda a praça da cidade fique coberta com essa fruta. Para não se machucar, é interessante levar proteção para os olhos e vestir uma roupa que possa ficar suja.

7. Tomatina

Na mesma linha da festa The Carnival of the Oranges, a Espanha tem a sua própria versão — só que com tomates. A Tomatina acontece tradicionalmente na última quarta-feira de agosto de cada ano.

Trata-se de uma verdadeira guerra de tomates nas ruas da cidade de Buñol. Estima-se que mais de 100 toneladas da iguaria sejam usadas para alegrar as batalhas. O evento dura mais ou menos uma hora e recomenda-se que os tomates sejam amassados antes de arremessados.

Se você quiser se sentir imerso em molho de tomate, essa festa é definitivamente a melhor.

8. Festival Yi Peng

Esse evento é, sem dúvidas, uma das festas com o melhor efeito visual que você já viu na vida. O Festival Yi Peng, realizado na cidade de Chiang Mai (na Tailândia), transforma o céu do lugar em um espetáculo de luzes. Esse efeito é fruto de milhares de lâmpadas feitas de papel que flutuam no ar.

A festa é realizada todos os anos na lua cheia do 12º mês no calendário lunar tailandês. A proposta é que cada pessoa mentalize quais são os problemas dos quais querem se libertar. Dessa forma, elas liberam as lanternas para o ar e, com isso, pedem aos deuses boa sorte.

Essas são algumas das mais incríveis festas temáticas ao redor do mundo que você precisa conhecer. Se quiser visitar algum desses lugares, faça as reservas de hotel ou passagens com antecedência. Assim, você pode economizar bastante com a viagem.

Comprando moeda estrangeira

Adquirir moeda estrangeira com tranquilidade e comodidade está cada vez mais fácil nos dias de hoje, principalmente com o aumento da oferta de serviços online pelas casas de câmbio. Aqui no Blog de Valor nossa indicação é a corretora online BeeCâmbio, que permite a compra de moeda estrangeira e outros serviços diversos para sua viagem através da sua plataforma online ou via telefone. Clique aqui para conhecer a BeeCâmbio!

Gostou das informações que listamos? Deixe que seus amigos as conheçam também. Compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

 

Um grande abraço,

André Bona

 

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *