Devido ao avanço da tecnologia e pela facilidade que ela nos proporciona, fazer compras online se tornou um hábito comum.  Atualmente, cerca de 74% dos brasileiros preferem comprar pela internet a ir nas lojas físicas, como antigamente.

Por causa disso, fazer compras seguras na internet se tornou também uma preocupação. Afinal, fraudes em sites de compras existem e podem causar danos como: roubo de dados, perda de dinheiro e envio de produtos falsos, dentre outros.

Adquirir produtos e serviços pela internet é muito prático, mas é essencial dar a devida atenção para ser pego em armadilhas ou golpes. Veja agora 9 dicas para fazer compras seguras e não correr riscos de cair em fraudes!

1. Utilize um computador de confiança

Um dos cuidados ao comprar pela internet envolve escolher bem o equipamento no qual você deseja realizar as compras. Computadores públicos podem ser perigosos pois, como são utilizados por muitas pessoas, seus dados podem correr o risco de serem roubados.

Outra grande ameaça é alguém ter acesso aos seus dados bancários caso você esqueça a página de compras ou e-mail abertos, por exemplo. Por isso, compre somente por meio de computadores pessoais ou de algum conhecido que seja de confiança.

Tenha em mente que computadores de universidades, lan houses e outros lugares jamais devem ser usados para esses tipos de atividades.

2. Compre de sites confiáveis

A compra e venda pela internet se tornou comum. Por isso, inúmeros sites especializados nisso surgiram e se tornaram populares. Por mais que haja uma grande quantidade deles, procure sempre comprar naqueles de lojas confiáveis.

Isso pode ser feito com apenas algumas pesquisas. Utilize sites como E-bit e Reclame Aqui para analisar a reputação das lojas, se entregam os produtos, respondem dúvidas e ficam a disposição para resolver possíveis problemas, por exemplo.

Após analisar os sites, é possível saber se o produto que você deseja adquirir é de uma loja séria ou não. Se não for, procure pelo produto em sites confiáveis.

Vale ressaltar, ainda, que nem todas as lojas online estão presentes nos dois sites citados acima para consulta. Sites muitos novos que ainda não receberam qualificações o suficientes, por exemplo, podem levar um tempo para aparecerem nessas duas plataformas.

Faça essas pesquisas independente se for realizar compras onlines em um site do Brasil ou internacional. Em sites internacionais, veja comentários de outras pessoas que adquiriram produtos da loja, pesquise sobre a empresa e leia as políticas de compras do site.

3. Verifique se o site é seguro

Compras virtuais podem se tornar um problema até para aqueles mais experientes. Imagine que você visitou um site, viu o produto que queria, pesquisou sobre a loja e viu que se tratava de um vendedor confiável e decide realizar a compra. Depois de um tempo, percebeu que foi vítima de fraude.

Isso pode acontecer, pois casos de sites verdadeiros que foram clonados não são raros. Para evitar essa situação, verifique sempre se, na barra de endereço do site, há um cadeado antes do endereço eletrônico da loja.

Veja também se no próprio site oficial, a empresa disponibiliza formas de contato, como um SAC, telefone ou até canal de mensagens via Whatsapp e Messenger, por exemplo.

4. Veja as informações da empresa

Se você quiser realizar compras online seguras, há ainda uma outra maneira de certificar-se de que estará comprando de uma loja que existe e está em funcionamento.

Busque informações como: telefone para contato, endereço, CNPJ, razão social e outros dados que possam demonstrar que a empresa está em pleno funcionamento. Se ainda estiver com dúvidas, ligue, mande e-mail ou entre em contato com o serviço de atendimento para conferir se a loja existe e está operando conforme as regras.

5. Tenha um bom antivirus

Vírus podem prejudicar o funcionamento do computador ou celular e ainda “roubar” dados pessoais e bancários de quem utilizou algum site infectado mesmo não sabendo disso. Para não correr esses riscos, mantenha um antivírus instalado e funcionando, de preferência em todos os aparelhos eletrônicos que tiver.

Dessa forma, o programa conseguirá detectar qualquer tentativa de invasão e evitar ataques aos dispositivos, diminuindo as chances de ter esses problemas. Outro ponto positivo é que o antivírus geralmente avisa se o site que você acessou não é confiável.

6. Use cartão de crédito

Os sites geralmente disponibilizam várias formas de pagamento, como: boletos, depósitos, a vista (no débito) e parcelamento no cartão de crédito. Caso ocorra algo de errado com a compra realizada, pedir reembolso ou que esta seja anulada pode ser mais fácil.

Mas, como fazer compras pela internet com o cartão de crédito sem se prejudicar? Preencha os dados do cartão no site mas tenha o cuidado de não deixá-los salvos.

Ainda, nunca revele a senha do cartão! Quando for colocar os dados, você perceberá que essa informação nunca é solicitada.

Caso solicitem na hora de preencher ou por e-mail, desconfie e entre em contato com a loja relatando o que aconteceu.

7. Veja se a plataforma de pagamento é segura

Há lojas que trabalham com uma plataforma secundária financeira como, por exemplo, as lojas que utilizam o PagSeguro. Há também outras plataformas conhecidas além dessa.

Sites que utilizam esses programas tornam-se mais confiáveis, pois a plataforma geralmente verifica o site antes de liberar o pagamento. Caso haja fraudes, recuperar o dinheiro torna-se menos complicado.

8. Fique atento aos valores dos produtos

Compras pela internet devem ser tratadas como negócios sérios, assim como em lojas físicas. Por isso, se ver que há lojas que disponibilizam o produto desejado por um valor muito menor (ou maior) que o valor geralmente cobrado nas outras lojas, desconfie!

Jamais pense que está saindo no lucro pois, por trás do preço suspeito, pode haver alguma fraude ou até se tratar de um produto roubado. Dessa forma, as chances de se prejudicar podem ser grandes.

Fazer compras seguras na internet também envolve ter bom senso e saber que nada que esteja sendo vendido por preços absurdamente baixos ou altos seja de confiança.

9. Conheça os direitos do consumidor

As compras pela internet também estão protegidas pelo direito do consumidor. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) fornece algumas garantias que nem todos sabem, mas que devem ser conhecidas.

Uma das garantias é que todo consumidor que adquirir algo pela internet tem direito de arrependimento. Ou seja, se comprar algo e não gostar, você poderá se arrepender em 7 dias e pedir o reembolso integral do valor pago no produto. Importante ressaltar que são contados em dias corridos, a partir do recebimento do produto.

Caso o produto esteja na garantia e apresente problemas, o consumidor poderá levá-lo na assistência técnica sem precisar desembolsar qualquer valor. Caso o problema não seja resolvido, poderá pedir seu dinheiro de volta ou um novo produto.

Se o produto ficar mais de 30 dias na assistência, o direito de pedir o dinheiro de volta também existe.

Conclusão

Fazer compras seguras na internet, portanto, é perfeitamente possível. Basta apenas ter cuidado e atenção a todos os passos realizados na hora da compra. Para isso, sempre se certifique de olhar a reputação da loja, verificar se a empresa existe, se o site é confiável, apresenta diversos recursos e dispõe de um ambiente seguro para fornecer dados.

Por mais que seja prático, ter todos esses cuidados é essencial para não cair em fraudes ou ter problemas futuros.

Gostaria de aprender por vídeo? Visite um dos melhores canais sobre investimento e educação financeira do Youtube e aprimore seus conhecimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *