Acumular patrimônio e conquistar uma vida mais tranquila financeiramente é o sonho de muitas pessoas. Alcançar o primeiro milhão é uma conquista que muitos têm em mente, porém é preciso muita força de vontade e disciplina para chegar até ele.

Como você já deve saber, não existe uma fórmula mágica para bater a casa dos 7 dígitos na conta bancária, mas existem dicas que podem te ajudar – e muito – a chegar até lá.

É isso que você aprenderá no artigo e hoje. Confira abaixo 9 dicas infalíveis que, se seguidas à risca, podem ajudar você a chegar ao primeiro milhão. Acompanhe e comece agora mesmo a acumular o tão sonhado patrimônio financeiro!

1. Saiba onde você anda gastando seu dinheiro

Para começar a construir um bom patrimônio, você precisa ter total controle sobre o seu dinheiro. Com tantas opções de roupas, carros, acessórios e itens eletrônicos, acaba-se gastando muito em itens desnecessários.

Tenha consciência de onde você gasta seu dinheiro: faça uma planilha e anote todos os seus gastos, desde o cafezinho até a compra de um smartphone. A ideia é olhar para ela e ter uma visão clara sobre o que é possível cortar para economizar mais.

2. Crie o hábito de poupar

Poupar não é fácil: economizar significa também fazer cortes. E, verdade seja dita, não é fácil tirar da rotina algumas coisas que já estão enraizadas nela, como jantar fora frequentemente ou trocar de telefone todo ano.

Por isso, a criação do hábito de poupar deve começar o mais cedo possível, pois esse é um processo que pode demorar um pouco. Analise sua planilha, veja o que você pode cortar e comece com um passo de cada vez. Tenha em mente seu objetivo e não perca o foco.

3. Tenha uma vida compatível com seu salário

Não se iluda com o limite do seu cartão de crédito. Quem deve estabelecer um limite de gastos é você, e não a instituição financeira. Se você tem um salário fixo, estabeleça gastos compatíveis com esse valor, contando com a quantia que você deseja poupar.

Olhe sua planilha e analise seus gastos fixos. Além deles, estabeleça um valor para possíveis emergências e entretenimento, e um outro para a poupança. Assim, fica mais fácil saber até quanto você pode gastar, parando quando este valor for atingido.

4. Procure bons investimentos

Investir é a palavra-chave para quem quer atingir seu primeiro milhão. Sem um bom investimento, atingir esta marca pode ser mais trabalhoso e demorado.

Os investimentos fazem com que seu dinheiro renda mais e, consequentemente, lhe ajudam a chegar em sua meta mais rapidamente. É importante lembrar que a poupança não é um bom investimento, já que seus juros não são comparáveis com outros fundos, que podem render mais.

Pesquise sobre os tipos de investimento, estude sobre eles e veja qual é o melhor tipo para você. Tesouro Direto, CDBs, LCIs e compra de ações podem ser boas opções, desde que bem estudadas e aplicadas com conhecimento, de acordo com seu perfil enquanto investidor.

5. Aumente sua renda

O seu trabalho é sua única fonte de renda? Repense isso e veja se existem formas de aumentar a sua produção fora do expediente para ter uma maior renda mensal.

Analise seu perfil profissional, busque novas oportunidades e analise a possibilidade de ter uma segunda ocupação. Considere dar aulas, fazer assessorias ou realizar trabalhos como freelancer. Muitas vezes, sair da zona de conforto e trabalhar um pouco mais pode ser aquele gás que você precisava para incrementar suas economias.

6. Tenha uma reserva de emergência

Fazer bons investimentos e incrementar sua renda são passos fundamentais para quem busca alcançar o primeiro milhão e construir um bom patrimônio financeiro. Não ter uma reserva de emergências para adversidades, no entanto, pode reduzir às cinzas seus esforços de conquistar sua independência financeira.

Uma pessoa que não possui uma reserva financeira para situações emergenciais pode acabar se atrapalhando financeiramente . Isso resulta, normalmente, em atrasos na conquistado primeiro milhão, que podem não ser superados por muitos anos ou até mesmo por toda a vida.

Para evitar esta situação desconfortável, procure deixar o equivalente a, no mínimo, seis meses de sua renda investidos em um produto de alta liquidez. Invista em produtos que permitam o resgate sempre que houver necessidade. O fundo Tesouro Selic Simples, por exemplo, é uma das melhores opções do mercado para alocação da reserva de emergência.

Desta forma, você estará protegido contra emergências financeiras e poderá sempre contar com esta reserva sem precisar mexer nos seus investimentos e atrasar sua caminhada rumo ao primeiro milhão de reais.

7. Não “empreste” dinheiro para si mesmo

Parece confuso, certo? Mas esta situação de emprestar dinheiro para si mesmo é mais normal do que você imagina.

Sabe aquela quantia que você reservou para guardar e investir? Não é incomum que, no final do mês, você acabe tirando um pouco dessa quantia para fazer aquele happy hour com os amigos ou para comprar aquele sapato da vitrine.

Por isso, o hábito de poupar é muito importante. Ao adquiri-lo, você também começa a ter consciência de que tirar, nem que seja uma quantia ínfima, da sua poupança, pode fazer a diferença no final do mês.

Além disso, a dificuldade de adquirir o hábito de poupar é inversamente proporcional à dificuldade de se emprestar dinheiro para si mesmo. Por isso,não perca o foco: se você não tiver dinheiro sobrando, dispense o happy hour e as compras.

8. Faça contas

Fazer contas e identificar o quão longe ou perto você está do seu primeiro milhão ou e outros sonhos financeiros é um passo importante para manter o foco para atingir seus objetivos. Lembre-se que, além da quantia mensal investida – oriunda do seu hábito de poupar, deve ser considerado o tempo de aportes, em meses ou anos, e a incidência dos juros compostos sobre os seus investimentos.

Ficou muito difícil fazer esta conta? Então acesse aqui a calculadora de sonhos do Blog de Valor.e faça este cálculo em poucos instantes.

9. Não desista

Conseguir o primeiro milhão e tornar-se um milionário é uma tarefa que pode levar anos, mas você não pode desistir um mês sequer para conquistá-lo. Como é um desejo a ser realizado no longo prazo, desistir no meio do caminho acaba sendo fácil: basta parar de guardar dinheiro.

O desafio, portanto, é manter o foco e persistir. Estipule metas de poupança, mantenha sempre a sua planilha de gastos atualizada e tenha esse objetivo como sua principal meta.

Conquistar o primeiro milhão é uma tarefa para pessoas focadas e educadas financeiramente. Qualquer um pode ter essas duas características, basta ter força de vontade para estudar e estar sempre atento aos seus próprios gastos.

Agora que você já começou a dar os primeiros passos rumo ao seu primeiro milhão, que tal aprender mais sobre finanças e investimentos? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

 

Artigo originalmente publicado em 30/05/2017. Atualizado em 27/02/2019.

 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Leandro Duarte    

    Ótimas as dicas André!

    Estou perseguindo esse sonho e aprendendo muito com você!

    Parabéns e obrigado!

  2. Cleiton Oliveira    

    Ótimas dicas André, principalmente as dicas um e cinco.

    Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *