39
0

À procura de um bom negócio: o que considerar na hora de comprar carro usado?

39
0
3 minutes

Comprar um carro zero quilômetro é uma opção interessante para quem pretende não ter problemas com manutenção do veículo por um bom tempo. Apesar disso, nem sempre o consumidor dispõe de altos valores para adquirir um automóvel novo – optando, muitas vezes, por comprar carro usado.

Adquirir um carro usado pode ser uma excelente opção para quem não quer gastar altas quantias de dinheiro em um carro zero – que se desvaloriza assim que sai de fábrica, mas pode também se tornar um pesadelo quando se faz um mau negócio ao comprar um seminovo em más condições.

Para evitar cair na cilada de comprar gato por lebre ao comprar carro usado,  existem algumas táticas de observação, que ajudam qualquer comprador a verificar se está ou não fazendo um bom negócio.  Continue lendo o artigo de hoje e descubra como fazer um bom negócio e acertar na escolha ao comprar carro usado. Confira!

Veja o carro a seco e em local bem iluminado

Antes de sair comprando um veículo usado, vale a pena dar uma boa inspecionada dentro e fora do carro. Mas certifique-se, em primeiro lugar, de fazer isso em um ambiente bem iluminado e com o carro seco.

A chuva, o sol muito forte ou a falta de iluminação podem ocultar pequenos defeitos, como batidas na lataria, e fazer você se arrepender de fechar o negócio. Por isso, escolha um dia claro e sem chuva para fazer o test drive.

Faça o test drive

Assim como no caso de um carro novo, fazer o test drive ao comprar carro usado pode ser ótimo para checar, na prática, como está o carro. O test drive também serve para fazer você verificar como se sente dentro do veículo.

É por meio deste tipo de teste que você consegue perceber sinais de que o veículo está funcionando perfeitamente ou não  e se há problemas envolvendo o motor, freios, suspensão, câmbio, e outras peças e sistemas do veículo.

Confira os pneus

Dar uma olhada no desgaste dos pneus é importante na hora de comprar carro usado. Se estiver tudo certo, os pneus se desgastam no mesmo padrão e proporção.  Por outro lado, se um dos lados do carro os pneus estiverem mais desgastados, este pode ser um indício de problemas de alinhamento.

Identificar se os pneus também estão muito velhos é fundamental na hora de adquirir seu seminovo. Afinal, um jogo de pneus novos pode custar muito dinheiro dependendo do modelo do carro.

Por isso, é bom ficar de olho para não ter gastos inesperados pouco depois de comprar o carro.

Cheque o número do chassi

O chassi é o número de identidade do carro. O fato de checá-lo é fundamental, uma vez que apenas desta forma você consegue certificar se tudo está correto com o carro.

Afinal, falsificadores em geral mudam estes números e, em alguns casos, os vidros não são remarcados – sendo facilmente identificados por um comprador mais atento. Por isso, não compre um carro usado sem antes checar os números no motor, nos vidros e verificar se a impressão das letras é igual em todas as marcações.

Verifique se o carro não foi batido

Quando se trata de comprar carro usado, é bom se certificar de que o automóvel não foi batido. Este detalhe, muitas vezes, é ocultado pelo vendedor e pode gerar problemas sérios ao comprador desavisado.

Carros sinistrados podem ter seu valor de mercado reduzido, apólice de seguro mais alta do que o normal e gerar, inclusive, problemas de funcionamento no veículo ao longo do tempo – acarretando em custos ao novo dono. Por isso, cabe ao comprador observar esta questãocom cuidado.

Uma dica para identificar possíveis colisões é verificar o local onde fica o estepe: se houver uma colisão traseira, o local fica danificado. Perceba se a lataria está simétrica, observe se o vão das portas é o mesmo em todas elas; confira o encaixe das portas, o capô e o porta-malas.

Outro ponto a observar é a pintura. Se você encontrar pequenas diferenças no tom entre uma parte e outra da lataria, esta pode ter sido retocada. Observe se há diferença entre a pintura interna (nos cantos das portas e batentes) e a externa, pois o carro envernizado brilha mais do lado de fora e é comum ter uma cor mais fosca por dentro. Se estiver muito igual em ambos, também pode ter sido retocado.

Confira a tabela Fipe do modelo

A tabela Fipe traz os preços médios dos veículos vendidos no país e funciona como uma espécie de parâmetro na hora da compra e venda. Por exemplo, se um veículo estiver com preço muito abaixo da tabela, isso pode indicar que a pessoa tem algum motivo para querer passar o carro para frente com pressa – pode ser uma questão financeira, mas também pode ser por algum problema no veículo.

Por isso, é fundamental dar uma conferida na tabela Fipe e no preço de automóveis semelhantes na sua região antes de comprar carro usado – seja de concessionárias ou pessoas físicas.

Segundo estas dicas você conseguirá comprar carro usado com muito mais segurança e precisão e fazer um bom negócio.

Gostou do artigo de hoje? Então clique aqui e conheça os 12 carros novos mais baratos do Brasil.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Equipe André Bona
WRITEN BY

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.