Alocar parte de seu capital em uma moeda estrangeira pode ser uma alternativa para diversificar sua carteira e proteger seu patrimônio. Por isso, muitas pessoas ficam interessadas em investir em euro.
Contudo, embora essa seja uma moeda forte, é preciso analisar o cenário econômico e as características do euro antes de investir. Além disso, é importante entender as diferentes maneiras de se expor e ele. Assim, caso o investimento faça sentido, você pode encontrar a melhor alternativa para suas necessidades.
Quer saber se vale a pena investir em euro hoje? Então continue a leitura deste artigo e esclareça as suas dúvidas!
Qual o cenário do euro hoje?
Primeiramente, é necessário notar que, assim como ocorre com qualquer moeda, o euro sofre oscilações ao longo do tempo. Por exemplo, em 2022, foi a primeira vez em duas décadas que a moeda europeia atingiu a paridade com o dólar.
Essa realidade foi fruto de um temor sobre uma possível recessão na Europa — principalmente devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Além disso, 40% do gás natural utilizado na Europa é produzido pela Rússia, o que aumenta as incertezas sobre o futuro econômico do continente.
Somado a esse contexto, a expectativa de elevação de juros diante da escalada da inflação global também recaiu sobre o euro.
A queda anormal no preço da moeda é um dos exemplos de como o cenário do euro pode variar de acordo com diferentes fatores. Por isso, para saber se vale a pena investir nela, acompanhe também as suas movimentações ao longo do tempo.
Quais fatores influenciam a variação do euro?
Você viu que a guerra entre Ucrânia e Rússia influenciou a oscilação na cotação do euro. Contudo, não é apenas diante de um conflito bélico que a moeda europeia sofre variação em seu preço. Outros fatores também afetam essa dinâmica, como:
- movimentos da balança comercial;
- volume de importação e exportação;
- alterações na taxa de juros.
Como investir em euro?
É comum que, ao pensar em investimentos em euro, as pessoas desejem comprar a moeda física. Contudo, adquirir papel-moeda tende a não ser o caminho mais interessante, visto que a prática não é considerada exatamente um investimento.
Em vez disso, é possível encontrar oportunidades no mercado financeiro que podem ser aproveitadas para expor seu capital ao euro. Então vale conhecer as principais alternativas para investir na principal moeda europeia sem precisar sair do Brasil.
Confira!
Fundos internacionais
Um fundo de investimento é um veículo coletivo. Para fazer parte dele, você deve adquirir cotas de participação na plataforma do seu banco de investimentos. Quem faz a movimentação dos recursos é um gestor profissional, que decidirá como alocar o capital de acordo com as estratégias do fundo.
Quando o objetivo é investir em euro, é possível buscar fundos internacionais ligados a essa moeda. É possível encontrar modalidades cujo portfólio seja composto por alternativas diversas, que envolvem ações, títulos, cotas de outros fundos ou derivativos, por exemplo.
Mas fique atento à acessibilidade da alternativa. Os fundos internacionais são limitados a investidores qualificados — aqueles que possuem pelo menos R$ 1 milhão investidos ou que têm certificações profissionais no mercado financeiro.
Fundos cambiais
Se, por um lado, os fundos internacionais são mais gerais, com exposição a diferentes ativos estrangeiros, os fundos cambiais são voltados especificamente à moeda. Nesses casos, é possível encontrar veículos em que a maior parte dos recursos é alocada em alternativas atreladas diretamente ao euro.
Essa pode ser uma maneira de se beneficiar da possível alta da moeda. Quando há oscilações dos mercados, o fundo cambial pode oferecer ganhos mais significativos. Entretanto, os riscos também são maiores — o que deve ser analisado pelo investidor.
ETF
O ETF (exchange traded fund), ou fundo de índice, também pode servir como alternativa para se expor ao euro. Ele é negociado na bolsa de valores brasileira, a B3, e adota a estratégia de replicar a carteira teórica de um determinado indicador.
Logo, para se expor ao euro, você deve achar ETFs ligados a índices que tenham relação com essa moeda. É o caso de fundos que sigam o DAX 30, o índice Deutscher Aktienindex — composto pelas 30 maiores empresas negociadas na bolsa de valores de Frankfurt.
Esse índice é comumente utilizado como benchmark do mercado de ações alemão, cumprindo um papel semelhante ao Ibovespa no Brasil. Portanto, adquirir cotas de um ETF que espelhe seu desempenho é uma maneira de investir em euro indiretamente e sem sair do Brasil.
BDR
Por fim, também vale a pena conhecer o BDR — sigla para brazilian depositary receipts ou certificado de depósito em valores mobiliários. Ele é criado por uma instituição depositária e lastreado em ativos internacionais, como ações, ETFs ou títulos de dívida.
Se você desejar utilizar o investimento em BDR para se expor ao euro, é preciso que os ativos estejam ligados a essa moeda. Um exemplo são BDRs de ações negociadas em uma das bolsas de valores europeias.
Vale notar que, da mesma maneira que os ETFs, o investimento em BDR é feito diretamente pela B3. Portanto, essa é uma forma de se expor à moeda estrangeira de maneira facilitada.
Vale a pena investir em euro hoje?
Como você viu, é possível que o investimento em euro traga resultados positivos para o investidor. Contudo, também existem riscos. Por isso é necessário tomar cuidado na hora de investir.
Para decidir se vale a pena investir em euro hoje, você deve considerar alguns passos. Veja!
Analisar seu perfil de investidor
Por meio de seu perfil de investidor você saberá sua tolerância ao risco dos investimentos. Existem três tipos de perfis:
- conservador: investidores que optam por alocações mais seguras, ainda que renunciem a melhores oportunidades de rentabilidade;
- arrojado: os arrojados priorizam a rentabilidade. Assim, estão dispostos a correr maiores riscos em busca de melhores resultados;
- moderado: como um meio-termo entre conservadores e arrojados, os moderados se expõem a alternativas mais arriscadas, mas alocam parte do capital em opções mais seguras.
Estipular seus objetivos financeiros
Os objetivos financeiros envolvem as metas que você busca alcançar a partir de seus investimentos. Como existem diferentes alternativas no mercado, é importante saber para qual fim você está investindo. Desse modo, fica mais fácil tomar decisões adequadas.
Estudar o mercado
Para saber se vale a pena ou não investir em euro, também é preciso analisar o mercado. Como você viu, as moedas sofrem variações constantes. Por isso, é necessário prestar atenção no cenário para investir de acordo com suas condições e estratégias.
Agora você sabe que investir em euro pode ser interessante em diferentes contextos. Mas é válido ter cuidado e estudar a alternativa antes de decidir. Além disso, não deixe de conhecer as diferentes maneiras de se expor a essa moeda para escolher aquela mais adequada ao seu perfil e objetivos!
Quer saber mais sobre investimentos? Então leia nosso artigo sobre como o início da Copa do Mundo de 2022 pode influenciar os seus investimentos!