Conhecer os principais índices de ações mundiais é fundamental para entender as tendências do mercado internacional. Na Europa, por exemplo, o DAX 30 é o principal indicador da bolsa de valores alemã.

Esses índices sinalizam os movimentos dos mercados e ajudam a compreender melhor o comportamento do seu portfólio. Para tanto, os papéis que compõem as carteiras teóricas dos indicadores seguem critérios específicos.

Quer conhecer os principais detalhes e características do DAX30, o principal índice da bolsa de valores alemã? Siga a leitura!

O que é DAX 30?

O DAX 30 é um índice de ações que reúne as 30 maiores empresas negociadas na bolsa de valores da Alemanha. Também conhecido como Deutscher Aktienindex, o indicador é calculado desde 1988 e está entre os índices mais importantes do mundo.

Vale saber que as empresas que fazem parte do DAX 30 são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt. Assim, o índice é comumente utilizado como benchmark do mercado de ações alemão e cumpre papel semelhante ao Ibovespa no Brasil.

Como funciona?

Após entender o que é DAX 30, saiba que ele funciona como uma carteira teórica de ações, reunindo as principais empresas listadas na bolsa de valores de Frankfurt. Como não se trata de um portfólio real, o índice não é um investimento, mas representa um conjunto de papéis específicos.

Além disso, vale ressaltar que nem todas as ações negociadas na bolsa de valores alemã fazem parte do DAX 30. Existe uma metodologia específica para compor a carteira do índice, como você verá a seguir. Logo, diversos fatores do mercado podem afetar o índice.

Por exemplo, por ter importância global, acontecimentos que levem à retração do crescimento da economia mundial podem impactar o indicador. Outros pontos, como taxa de juros e expectativas dos investidores, também podem ser determinantes.

No longo prazo, o fator mais importante é o crescimento das empresas. Se elas alcançarem lucros crescentes, o índice tende a se valorizar. Além disso, é possível que as ações que compõem o DAX 30 variem, pois outras companhias podem crescer e integrá-lo no futuro.

Por quais empresas o DAX 30 é composto?

Para entender a composição do DAX 30, é necessário conhecer os critérios específicos para uma empresa fazer parte da carteira teórica do índice. Os dois pontos principais são o valor de mercado e a liquidez de suas ações.

Assim, quanto maiores esses elementos forem, mais chances as companhias têm de participarem do indicador. Algumas empresas que compõem o índice DAX 30 são multinacionais bastante conhecidas, como Adidas, Volkswagen e Continental.

Outras companhias não são tão conhecidas no Brasil, mas são de grande importância para a Alemanha e para a Europa. É o caso do CommerzBank e do Deutsche Bank — um dos maiores conglomerados financeiros do mundo.

Ambas as instituições possuem suas sedes em Frankfurt, mesma cidade em que está localizada a bolsa de valores alemã.

Qual é a sua importância?

Como você viu, o DAX 30 representa grande parte do valor de mercado total das empresas listadas na bolsa de valores da Alemanha. Por isso, ele é utilizado como um termômetro tanto da economia alemã quanto europeia.

Esse índice demonstra se o desempenho dessas economias está melhor ou pior a cada período. Ademais, como existem empresas que compõem o índice e são negociadas nas bolsas norte-americanas, a performance dele pode ser usada como indicador em todo o mundo.

Como se expor ao mercado europeu?

Se você tem interesse em diversificar a sua carteira de investimentos e se expor a mercados internacionais, pode colocar a estratégia em prática sem sair do Brasil. Existem alternativas disponíveis na própria bolsa de valores brasileira, a B3.

Desse modo, não é necessário passar pela burocracia de abrir conta em instituições financeiras do exterior ou cumprir regras de outros países. Também não é preciso se preocupar com a remessa de câmbio, pois todas as negociações são realizadas em reais.

Algumas das principais formas de se expor ao mercado europeu via B3 são por meio dos BDRs e ETFs. Saiba mais sobre essas possibilidades a seguir:

ETF

ETF é a sigla para exchange traded fund, um tipo de fundo de investimento também chamado de fundo de índice, cujas cotas são negociadas na B3. Sua principal característica é acompanhar um benchmark, ou seja, um indicador de referência do mercado financeiro.

Portanto, os fundos visam replicar a performance do índice de referência, que pode ser do mercado nacional ou internacional. Então se o seu objetivo é se expor às 30 maiores empresas negociadas na bolsa de valores alemã, pode buscar um ETF que siga o DAX 30.

Se o índice subir, as cotas do fundo de índice também se valorizam acompanhando o movimento. Da mesma forma, se ele passar por quedas, acontece a desvalorização dos ativos.

BDR

Outra maneira de se expor ao mercado europeu estando no Brasil é por meio do BDR. A sigla significa brazilian depositary receipt e o recibo representa um certificado lastreado em ativos que são negociados nas bolsas de valores internacionais, como a ação de uma empresa ou um ETF.

Contudo, é importante entender que ao comprar um BDR você não está adquirindo diretamente o ativo estrangeiro. Na verdade, o certificado é uma forma indireta de investir nessas alternativas.

Nesse sentido, uma forma de se expor ao DAX 30 é adquirindo o BDR de um ETF que seja negociado em outras bolsas de valores e acompanhem o índice. Como o certificado acompanha a performance do ativo estrangeiro, é possível se expor aos resultados obtidos por ele.

Vale saber que a emissão dos BDRs acontece por meio de uma instituição depositária que compra os ativos internacionais e os deixa sob a custódia de um agente custodiante. Dessa forma, é possível emitir os certificados e negociá-los na bolsa de valores.

Agora você sabe mais sobre o DAX 30, o principal indicador da bolsa de valores alemã. Então considere utilizar esse conhecimento para compor uma carteira mais diversificada, segura e estratégica, de acordo com o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros.

Quer se manter atualizado sobre o mercado financeiro? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn, Soundcloud, Twitter e YouTube e não perca nenhuma publicação!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *