As operações de crédito podem servir de aliadas para empresas de diferentes portes, pois a solução pode ajudar a manter a saúde financeira estável. A antecipação de recebíveis é uma das possibilidades de acesso ao capital.
A operação consegue trazer vantagens para quem a solicita, mas também precisa ser pesquisada para evitar problemas financeiros. Logo, é fundamental saber mais sobre seu funcionamento e quando é benéfico fazer uso desse tipo de operação.
Quer entender mais sobre a antecipação de recebíveis? Então continue com a leitura para conhecer suas vantagens e pontos que precisam de atenção no momento de solicitá-la!
O que é antecipação de recebíveis?
A ideia da antecipação de recebíveis é ser uma linha de crédito que possibilita que as empresas adiantem o recebimento de suas vendas. A característica permite acessar, antes do prazo estipulado, o capital das contas a receber.
Portanto, as antecipações são oferecidas para empresas que trabalham com modalidades de pagamentos a prazo. É o caso de notas promissórias, boletos e cartão de crédito. No processo, os recebíveis são vendidos para uma instituição que será a detentora dos direitos de receber os pagamentos no futuro.
Para remunerar a organização que fez a compra e remediar os riscos envolvidos, é aplicado um deságio sobre o montante total. A prática faz com que a empresa que vendeu os recebíveis acesse a quantia com descontos.
A linha de crédito tem como principal objetivo a facilidade para ter capital de giro. Porém, é necessário estipular previamente se o fluxo do caixa será afetado nos meses seguintes após solicitar a operação. Além disso, você precisa identificar o deságio envolvido no processo.
Quando é vantajoso solicitar essa linha de crédito?
Agora que você entendeu o que é o pedido de antecipação de recebíveis, vale a pena conhecer as vantagens associadas à modalidade. Ao analisar as condições das instituições que oferecem a opção, sua empresa pode aproveitar seus benefícios com segurança.
Veja, a seguir, as situações mais favoráveis para solicitar a operação!
Acessar taxas atrativas
As taxas para as antecipações de recebíveis são menores do que as de empréstimos, financiamentos ou cheque especial. Ou seja, os juros das outras operações podem ser maiores do que a quantia cobrada no deságio — tornando a antecipação vantajosa.
Isso acontece porque a empresa que solicita a antecipação não está pedindo dinheiro emprestado, mas acessando recursos próprios que estariam disponíveis no futuro. Assim, a modalidade apresenta riscos menores para o credor do que outras operações de crédito, se tornando menos custosa.
Melhorar o fluxo de caixa
Já que os recebíveis antecipados são valores acessados antes do prazo, o montante pode ser considerado parte das entradas do mês. O mecanismo pode otimizar o fluxo de caixa do período e representa outra vantagem do serviço de antecipação.
Assim, o departamento financeiro pode estipular estratégias que não comprometerão as operações da empresa. Ainda, com um fluxo de caixa positivo, é possível organizar as compras de estoque e planejar outros pagamentos com maior tranquilidade.
Aumentar capital de giro
Outra vantagem da antecipação de recebíveis é a possibilidade de a companhia expandir o capital de giro, permitindo que o negócio mantenha suas atividades de modo saudável.
Então, ao acessar o valor adiantado, a gestão financeira pode aproveitar para ter mais liquidez e fazer investimentos que trarão lucros. O aumento facilita também o processo de expansão dos negócios.
Atender demandas sazonais
Situações sazonais representam épocas do ano em que as demandas aumentam consideravelmente. É o caso de Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, entre outras datas. Logo, para atender às altas procuras, é importante contar com um aumento no capital empresarial — possibilitado pelos recebíveis antecipados.
Resolver imprevistos
Enquanto as demandas sazonais representam um aumento de vendas e estoque, os imprevistos podem causar impactos relevantes no negócio. Entre eles, estão a redução de lucros, mais contas a pagar e problemas no planejamento da empresa.
Portanto, contar com a antecipação de recebíveis permite que seu negócio tenha acesso a recursos para emergências — evitando problemas financeiros maiores no futuro. Dessa forma, a solução contribui para a saúde financeira em momentos de baixa.
Negociar descontos com fornecedores
Além de aumentar o fluxo de caixa e o capital de giro e resolver situações sazonais e emergenciais, a antecipação de recebíveis pode melhorar o acesso a descontos. Na maioria das compras à vista, os fornecedores oferecem promoções vantajosas para as empresas.
Então ter dinheiro acessível potencializa as condições para negociar valores mais interessantes para o seu negócio. Você ainda tem a possibilidade de pedir prazos de entrega flexíveis e outras demandas necessárias.
Reduzir a chance de endividamento
Por último, a antecipação de recebíveis também pode ser solicitada para reduzir as chances de a empresa contrair dívidas. A opção se mostra interessante porque o valor solicitado já faz parte do orçamento da empresa.
Assim, o dinheiro que entrará no fluxo de caixa não faz parte do montante referente não aumenta o grau de endividamento do negócio. Como resultado, os riscos de problemas financeiros no futuro também são menores do que seriam caso a gestão solicitasse um empréstimo tradicional.
Quais cuidados tomar antes de escolher essa opção?
Até aqui, você acompanhou como funciona a antecipação de recebíveis e quando é vantajoso solicitar a solução. Porém, apesar dos aspectos positivos, é preciso estar atento aos termos que cada instituição oferece para a operação.
O percentual de deságio e outras condições variam conforme o parceiro de crédito. Portanto, é fundamental verificar qual alternativa é mais adequada, considerando outras modalidades de crédito que podem atender às necessidades da sua empresa.
Além disso, vale a pena conferir a reputação da instituição que fará o adiantamento, assim como os pré-requisitos que a habilitam para oferecer o crédito. Outra característica importante são os riscos retidos pelo parceiro, como a inadimplência de um recebível.
Por fim, lembre-se de que ao antecipar o recebível, os fluxos de pagamentos futuros do cliente não serão mais creditados para a empresa. Então é fundamental ter um controle financeiro eficaz para não gerar inconsistências nas finanças — que podem levar a decisões equivocadas e problemas no fluxo de caixa.
Como você viu ao longo deste artigo, a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito interessante para aumentar o fluxo de caixa e pode ser utilizada em momentos estratégicos. Para aproveitar seus benefícios, não deixe de conferir quais são as condições para acessar o serviço.
Quer ajudar mais empreendedores a entenderem quando solicitar a antecipação de recebíveis? Então compartilhe o artigo nas suas redes sociais!