Analisar o desempenho de uma empresa é uma tarefa essencial para o seu crescimento. Contudo, esse não é um processo simples e não deve apenas se limitar aos números financeiros. Na prática, é necessário utilizar metodologias de avaliação, como balanced scorecard (BSC).
O método pode ser utilizado para entender mais claramente a realidade de uma companhia e potencializar seus resultados no longo prazo. Além disso, a metodologia oferece uma visão ampla, permitindo uma gestão eficaz e alinhada com os objetivos estratégicos do negócio.
Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, você aprenderá o que é o balanced scorecard, quais são os seus pilares e como é possível implementar a ferramenta na sua companhia.
Continue a leitura!
O que significa balanced scorecard?
O balanced scorecard, ou BSC, é um método de avaliação de performance empresarial que realiza um mapeamento geral da organização — considerando diversos aspectos, não apenas o financeiro. Em português, o conceito pode ser traduzido como indicadores de desempenho balanceados.
A sua origem é datada na década de 1990, idealizada por dois professores da Harvard Business School: David Norton e Robert Kaplan. Ele foi criado para ser uma alternativa aos métodos tradicionais, sendo baseado em objetivos, metas, indicadores e estratégias a longo prazo.
Com ele, é possível mensurar o crescimento dos setores da empresa, avaliando o desempenho de forma abrangente e integrada. Afinal, todos os aspectos de um negócio devem ser considerados ao avaliar o sucesso da operação.
Quais são os pilares do BSC?
O balanced scorecard tem 4 pilares fundamentais, também conhecidos como perspectivas, para realizar uma avaliação mais geral do desempenho. Cada um deles monitora e promove um gerenciamento apropriado para as áreas, fazendo com que os objetivos traçados sejam alcançados.
Veja!
Financeiro
Apesar de o balanced scorecard não ter o aspecto financeiro como único em sua análise, ele continua sendo um ponto essencial para avaliar o desempenho de uma companhia. Esses resultados são relevantes para avaliar diferentes aspectos.
Entre os principais números para conhecer, estão:
- retorno sobre investimento (ROI);
- lucro;
- receitas;
- ticket médio;
- fluxo de caixa;
- ciclo de conversão de caixa.
Essa perspectiva possibilita que os gestores tenham uma visão ampla da eficiência das operações realizadas pela empresa. Inclusive, o monitoramento desse pilar é um aliado na hora de encontrar desperdícios de recursos e adequar estratégias financeiras.
Clientes
Sendo a ponta final da produção, os clientes são necessários para a prosperidade e longevidade do negócio. Assim, as métricas utilizadas devem ser específicas para medir toda a experiência do público durante a jornada de compra — incluindo o pós.
Nesse sentido, a experiência dele não leva em consideração apenas a compra, mas também a fidelidade do cliente, construída com produtos e serviços de qualidade. Os indicadores utilizados para essa análise podem ser a satisfação e o lifetime value (LTV).
O objetivo de entender a perspectiva do cliente é saber como as ações da empresa são vistas pelo seu público. De maneira geral, garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo é um importante diferencial competitivo para a empresa.
Processos internos
Os processos internos são tão importantes quanto a venda para o cliente. É a partir deles que toda a cadeia envolvida no negócio se organiza e se mantém eficiente, garantindo que os produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro dos prazos acordados.
Nessa lógica de excelência, existe um acompanhamento de todo o ciclo, seguindo processos internos e buscando a otimização da operação. Além disso, com uma boa análise da organização interna, é possível operar de forma mais enxuta e eficiente.
Desse modo, os processos internos devem ter a tecnologia e a inovação como aliadas nesse aprimoramento. Ainda, é necessário estar atento ao pós-venda e buscar estabelecer uma comunicação acertada, em prol da satisfação do público e construção de uma boa reputação.
Aprendizado e crescimento
A satisfação interna deve ser mais um dos objetivos da empresa. Por isso, o balanced scorecard considera não somente a experiência do cliente, mas a dos colaboradores também. Então é necessário medir o nível de engajamento dos funcionários, seus elogios e queixas.
O setor de recursos humanos será um dos responsáveis por identificar os pontos sensíveis e sugerir melhorias para os tópicos levantados — mas os líderes de cada área precisam acompanhar esse olhar. A empresa deve estar sempre atenta à equipe para reduzir a rotatividade e aumentar a produtividade.
Qual é a finalidade do balanced scorecard?
Como você aprendeu, o balanced scorecard é uma ferramenta abrangente, que defende uma análise agrupada de diversos fatores para buscar resultados efetivos. Ele atua com objetivos, metas, métricas e iniciativas estratégicas.
Os objetivos fazem referência ao que a companhia deseja alcançar, representando a finalidade de cada setor envolvido na organização. Já as metas são um elemento desses objetivos gerais, funcionando como pontos norteadores para acompanhar o avanço.
Nesse cenário, as métricas agem como um fator de avaliação. Para isso, os gestores de cada setor devem definir os key performance indicators (KPIs), ou indicadores-chave de desempenho. Os aspectos escolhidos devem ser monitorados com frequência.
Por fim, as iniciativas estratégicas são aliadas na hora de implementar uma maior eficiência no processo. Elas buscam calcular e recalcular rotas para cumprir os objetivos e as metas estabelecidas na organização.
Como implementar o balanced scorecard na empresa?
A implementação do balanced scorecard envolve diversas etapas para garantir que a organização analise as suas estratégias e obtenha os resultados esperados.
Aqui estão os principais passos para implementação na sua empresa!
Defina os seus objetivos
Antes de começar a implementação efetiva do BSC, é necessário definir objetivos. Nessa etapa, você analisará o que deseja alcançar e o tempo necessário para tanto. Por exemplo, o seu foco pode ser elevar o faturamento, melhorar a satisfação do cliente e dos colaboradores ou otimizar a eficiência interna.
Escolha os indicadores de desempenho utilizados
Após definir os objetivos, você deve determinar quais serão os indicadores que medirão o desempenho. Eles podem ser os demonstrativos financeiros, porcentagem de reclamações e devoluções, implementação de inovações nos processos internos, redução de erros, entre outros.
Determine as iniciativas
Com a definição dos objetivos e indicadores de desempenho, é hora de determinar as ações que devem ser realizadas para alcançar o que foi estabelecido. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a receita, pode ser interessante investir em campanhas de marketing.
Quando a proposta é melhorar a experiência do cliente, o caminho pode ser oferecer treinamentos para a equipe de vendas e atendimento. Logo, saber qual o foco é fundamental para entender quais iniciativas serão implementadas.
Implementar o balanced scorecard na sua empresa pode ser uma alternativa para alcançar uma gestão mais eficaz e alinhada com os objetivos estratégicos. Ao adotar essa metodologia, você analisa o negócio como um todo, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
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