Você já trabalhou em uma empresa com um clima péssimo, onde todos faziam o que lhes coubessem, mas não pensavam como uma única equipe? Este é um dos sintomas de um clima organizacional ruim, no qual a relação interpessoal está longe de ser a ideal.
Se você está num ambiente desagradável, tensão por todos os lados e com aquela velha sensação de que todos os seus esforços estão sendo em vão, é sinal de que algo precisa mudar. E rápido!
Porém, se os gestores da empresa promovem a melhoria do clima organizacional, muitos benefícios começam a surgir. Menor rotatividade de funcionários, aumento de produtividade, melhora no nível de satisfação da equipe e um grande impacto na saúde do colaborador são apenas algumas das vantagens de um bom clima organizacional.
Neste artigo, você entenderá o conceito de clima organizacional, além de de sua importância. Ademais, descobrirá o que é analisado em uma pesquisa de clima organizacional e o que fazer para melhorar o ambiente em qualquer empresa. Acompanhe o artigo até o final e boa leitura!
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é o conjunto de propriedades que podem ser medidas do local de trabalho, relacionado com a percepção do colaborador sobre a organização, direta ou indiretamente.
Toda empresa possui uma missão, visão, valores, normas, cultura e determinadas características. Sendo assim, os trabalhadores, de acordo com tudo o que a empresa oferece para ele e para os seus consumidores, terão uma visão positiva ou negativa da organização.
Portanto, se você, por exemplo, trabalha em uma empresa e a enxerga com bons olhos, tendo uma percepção positiva sobre a mesma, é provável que ela possua um ótimo clima organizacional. Mas, claro, pelo menos para você. E é por isso que existem muitas definições para este termo, pois é algo totalmente individual, e cada um tem sua opinião acerca da empresa onde trabalha.
Clima organizacional segundo Chiavenato
Uma das maiores autoridades na área de administração, o autor Idalberto Chiavenato, define o clima organizacional da seguinte maneira:
“Propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas. Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e, envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral. É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica desta organização.”
Ou seja, Chiavenato infere que o clima organizacional é muito mais do que apenas um ambiente legal para se trabalhar. Envolve a carreira, aspectos afetivos e emocionais e a relação do colaborador com todos os integrantes da empresa.
Qual a importância do clima organizacional?
Se você quer saber para que serve o clima organizacional, então continue lendo este conteúdo até o final. Neste tópico, você verá qual é a importância do clima organizacional e como ele pode afetar a empresa.
Assim, existem algumas coisas e situações que são extremamente afetadas quando os funcionários percebem um bom clima organizacional. São elas:
- maior retenção de talentos e, consequentemente, menor rotatividade de funcionários;
- menor necessidade de reduzir custos operacionais;
- aumento na produtividade;
- maior eficiência e qualidade no trabalho, necessitando de menos tempo de trabalho;
- muito mais motivação e maior engajamento nos projetos;
- menos faltas e atrasos;
- pouco desperdício de materiais;
- criatividade em alta para buscar novas soluções para os problemas.
Estas são apenas algumas das consequências de um clima organizacional sendo visto com bons olhos pelos colaboradores da empresa.
Mas, para entender todos estes pontos citados acima e observar como o clima organizacional afeta toda a equipe, são feitas pesquisas muito sérias, com uma amostra bem grande, visto a sugestividade do tema em questão.
Pesquisa de clima organizacional: o que é analisado?
A pesquisa de clima organizacional é ideal para medir o nível de satisfação e motivação dos funcionários. Assim, através de questionários, aqueles que estão nos cargos de gerência da empresa podem entender melhor a opinião dos seus colaboradores.
Portanto, com a pesquisa de clima organizacional, é possível identificar o que e onde precisa sofrer alterações e o que pode melhorar mais ainda.
Agora, veja quais são os pontos analisados nesse tipo de pesquisa. São eles:
- o que leva os funcionários a ficaram menos motivados;
- o que os deixam mais motivados;
- qual é a opinião dos trabalhadores quanto ao ambiente, se a empresa parece ser um bom local para trabalhar;
- a opinião dos colaboradores sobre como a gestão da empresa atua;
- se os funcionários trabalham em prol de um propósito em comum;
- se a gerência atua corretamente na questão de distribuir as tarefas;
- se todos conhecem a missão, valores e visão da empresa;
- como estão as relações interpessoais entre as pessoas da equipe;
- se os administradores da empresa realmente possuem autoridade e conhecimentos necessários para estarem em cargos mais altos.
Portanto, quando o gestor analisa estas e outras coisas, é possível identificar qual é a percepção dos colaboradores quanto ao clima organizacional.
Tendo as respostas em mãos, os gestores precisam criar estratégias para melhorar ainda mais o clima da organização e, assim, motivar os funcionários.
O que fazer para melhorá-lo?
Até aqui, você já entendeu o que é o clima organizacional, sua importância e o que deve ser analisado em uma pesquisa para medi-lo.
Para finalizar este artigo com chave de ouro, você irá descobrir quais alternativas podem ser utilizadas para melhorar esse clima.
Existem algumas coisas bem simples que podem ser feitas, o que irá afetar não só o clima, mas também a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores.
Portanto, se você for dono de uma empresa e gestor de alguma equipe, ou apenas gostaria de passar essa informação mais adiante para ajudar as pessoas, continue acompanhando este artigo.
Para melhorar o clima organizacional, faça o seguinte:
- crie um benefício ou dê um presente para o funcionário mais gentil e amigável do mês. Isso, obviamente, terá que passar por uma votação entre os funcionários da empresa;
- promova festas e encontros mensais para melhorar a relação interpessoal;
- no dia do aniversário de cada colaborador, dê um presente bem simbólico;
- tire um momento para que todos façam ginástica laboral, exercícios no local de trabalho que deixam as pessoas mais alegres e leves, além de melhorar o clima no ambiente corporativo;
- nas horas extras, crie grupos de corrida. Isso, além de prevenir o sedentarismo e diminuir o estresse, ainda ajuda na aproximação entre os colaboradores e estimula o espírito de equipe.
Não é tão difícil assim…
Viu como é fácil criar um vínculo entre as pessoas da equipe e melhorar a percepção individual de cada funcionário sobre a empresa?
É claro que o clima organizacional perfeito talvez não exista. Porém, se todos – funcionários e gestores – entendem a base deste conceito e sempre buscam um trabalho mais prazeroso, já é o primeiro passo para que o ambiente de trabalho se torne mais agradável.
E você, o que achou deste assunto? Já tinha ouvido falar em clima organizacional? Conte para nós nos comentários!
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