5 minutes

Cobrar uma dívida é sempre uma tarefa incômoda. Não importa se você é tímido ou mais aberto ao diálogo, muitas vezes nos vemos em situações que não sabemos como reagir por medo de sermos mal interpretados. E os momentos em que precisamos pedir para que paguem o que nos devem é um desses.

Essa situação, no entanto, pode acabar acontecendo com todo mundo. Se você é  alguém que simplesmente emprestou dinheiro para outra pessoa, saber como lidar com esse imprevisto sem criar mal estar entre as partes é essencial.

Quer saber como cobrar dívidas de maneira eficaz? Então acompanhe o texto e siga as dicas!.

O que NÃO fazer na hora de cobrar uma dívida

Antes de entrar propriamente nas dicas para se cobrar uma dívida, é importante saber o que não se deve fazer. Ás vezes, queremos tanto que a pessoa nos pague que podemos ter atitudes que podem deixar a pessoa mais desconfortável ainda.

Se isso ocorrer, no final, essa pessoa poderá não querer quitar o débito existente com você. Para evitar esta situação, confira a seguir algumas ações que devem ser evitadas nesses momentos.

1. Não ameace a pessoa

Ameaçar, fazer algum tipo de chantagem ou falar que vai processar (seja um cliente inadimplente ou um devedor pessoa física) pode piorar as coisas. Há pessoas que demoram para pagar o que precisam e, infelizmente, têm aqueles que tentam dar o famoso “calote”.

Por mais que seja estressante (e ficar com raiva seja normal), tenha cuidado com as palavras. Afinal, dependendo do que for dito, a pessoa poderá não querer saldar a dívida por ter criado essa desarmonia ou pode simplesmente “sumir”.

Ou seja, dificultará o contato entre vocês e os meios para encontrá-la, seja por raiva ou até por medo. Além disso, lembre-se que ameaçar alguém é um crime.

2. Não invente juros ou taxas que não existem

Há quem comece a defender que, se a dívida não for quitada até uma determinada data, passará a cobrar juros e taxas que antes não foram acordadas entre as partes. Isso é bastante comum em empresas, por exemplo.

Começar a insistir criando essas “desculpas” podem tornar a relação mais desarmônica. Lembre-se que ninguém gosta de ser pego de surpresa ouvindo que deve pagar um valor maior por não cumprir com a obrigação no prazo, se não ajustado dessa forma, não é?

O ideal é ser o mais honesto possível e entender que, com determinados devedores, essa tática poderá atrapalhar e atrasar ainda mais o pagamento. Se a pessoa já apresenta resistência na hora de pagar o que deve, imagina quando esse valor sofrer um aumento por causa de taxas que antes não existiam?

3. Não cobre a dívida em horários absurdos

Cuide para não parecer estar desesperado pelo dinheiro. Mesmo que você precise muito do pagamento, em hipótese alguma cobre-o em momentos inapropriados. Ou seja, evite ligar tarde da noite ou mandar mensagens nos finais de semana, principalmente entre sábado a tarde e no domingo.

A pessoa certamente se estressará e isso poderá desgastar a relação.  Além disso, você corre o risco de ser ignorado ou bloqueado e todo seu esforço terá sido em vão.

4. Cuide da linguagem

Redobre sua atenção neste item. Mantenha a postura e evite fazer movimentos que demonstrem nervosismo. Afinal, a linguagem corporal pode entregar o que a pessoa sente em várias situações.

Mostre que você é uma pessoa controlada e que tem total domínio da situação. Mostre-se amigável, principalmente dando sorrisos enquanto fala e dispondo-se a ouvir o que o outro tem a dizer. Seja interessado e calmo.

O que falamos pode definir se a dívida será paga tranquilamente ou apresentando resistência. Por isso, cuidar do tom de voz e saber bem as palavras que devem ser utilizadas é essencial para que não haja o risco de pôr tudo a perder.

5. Não difame o devedor

Um grande erro que muitos cometem é dizer aos outros que determinada pessoa não cumpre com sua palavra e não paga suas dívidas. Muitos podem acabar dizendo isso sem perceber, seja por causa da raiva do desgaste causado por causa do atraso.

Se uma informação dessas chegar aos ouvidos do devedor, ele poderá se sentir ofendido. Como consequência, poderá discutir com você ou até mesmo processá-lo, causando maiores transtornos.

O que você DEVE fazer na hora de cobrar uma dívida

Agora que você viu as cinco atitudes que você não pode ter quando quiser cobrar algum débito, veja o que você pode fazer para resolver essa situação de maneira eficaz.

1. Converse com o devedor de forma amigável

Seja sempre prestativo e amigável com o devedor, seja ele um amigo, familiar ou cliente. Converse com ele de forma harmoniosa e trate-o como um verdadeiro amigo.

Assim, quando for cobrar a dívida, poderá discutir sobre o tema sem medo, pois ele se mostrará à disposição.

Tente entender qual o motivo para a demora ou recusa em pagar os débitos. Assim vocês poderão entrar em um consenso e encontrar uma solução benéfica para ambos os lados.

Se você tem uma empresa, melhore seu relacionamento com seus clientes lendo esses artigos:

2. Negocie

Pessoas atrasam seus pagamentos por diversos motivos: falta de dinheiro, desorganização ou simplesmente porque pensam que tudo pode ser pago no momento que elas desejam.

Claro que há os que não querem pagar, mas esses geralmente demonstram sua falta de compromisso logo no início, seja se recusando a conversar, não atendendo ligações e respondendo mensagens.

Em ambos os casos o mais correto a fazer é se mostrar aberto a negociações. Deixe claro que pode haver sinceridade e que você é uma pessoa flexível.

3. Lembre-o do compromisso feito com você

Você pode lembrá-los do pagamento devido enviando mensagens educadas e curtas para somente deixá-los cientes que eles possuem débitos pendentes com você. E que devem ser quitados.

Por isso, não tenha medo de enviar e-mails, ligar ou mandar mensagens de texto no celular em momentos oportunos e em horários adequados, como nos dias de semana dentro do horário comercial.

4. Mostre-se à disposição para aceitar a dívida em outras formas de pagamento

Tenha flexibilidade e aceite pagamentos em outras formas, seja cheque, cartão, depósito, boleto ou transferências bancárias. Se conseguir parcelar o valor da dívida por algum desses meios, as chances de receber logo a pendência pode ser maior.

Não consegui cobrar a dívida, o que fazer?

Se mesmo seguindo as dicas dadas acima você ainda não conseguir receber o pagamento do que lhe é devido, você poderá recorrer a duas alternativas. Veja-as a seguir.

Empresa de Cobrança

Empresas de cobrança podem ser a solução para aqueles que não conseguiram ter seus pagamentos efetuados. Será cobrado uma taxa pelo serviço, mas a empresa ficará responsável de cobrar a dívida do devedor, seja no valor que você deseja ou fazendo um acordo para receber parte do valor da dívida.

O trabalho é feito inteiramente por essas empresas. E, normalmente, são outras empresas que acionam este serviço para receber valores atrasados.

Advogado

Outro caminho para cobrança de débitos é a via judicial. Contratar um advogado para entrar com uma ação para que você receba o que lhe é devido, no entanto, pode ser a última coisa que uma pessoa deseja fazer.

Isto porque, além de correr o risco de o processo demorar, há os custos com honorários e despesas com a Justiça. Porém, pode ser a melhor opção em muitos casos.

Conclusão

Cobrar dívida é um trabalho que ninguém gosta de realizar. Antes de entrar em contato com o devedor, deve-se estar atento para não tomar atitudes que prejudiquem mais ainda a situação. As dicas mencionadas neste post podem tornar essa tarefa mais eficaz e sem muitos obstáculos.

Em últimos casos, pode-se contar com a ajuda de advogados e empresas de cobrança. Se você precisa cobrar débitos que um cliente tem com você, por exemplo, não deixe de utilizar as dicas e consiga seu dinheiro da forma mais amigável e harmônica possível!

Se o seu problema é com pessoa física, no entanto, procure manter ainda mais a calma e busque por alternativas amigáveis para solucionar este problema. Quem sabe uma boa conversa não resolva a situação? Pense nisso!

Gostaria de aprender sobre finanças e investimentos em vídeos? Então curta o canal do Youtube e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

42 Comentários

  1. Claudia kalliman Tavares Goes on

    Então desde do ano passado que ela falou que n tinha dinheiro pra mim paga por causa da ipedemia ela e dona de uma loja de vestido de casamento ela esta mim devendo 200 reais aí ela falou que ia mim paga esse dinheiro nesse ano e n pagou aí eu fiz um acordo com ela pra fica mais fácil pra ela que pagasse todo mês 50 reais ela pagou a primeira parcela daí ok aí quando chegou o outro mês ela n pagou a segunda e eu cobrado ela e ela nada aí chegou a terceira parcela e ela nada só que tem uma coisas ela menti fica enrolado fala que vai paga tão dia e n paga aí já vai entra na quarta parcela mando mensagem e ela n mim respondi n sei mais oque fazer

  2. lvera0447@gmail.com on

    Montei uma sociedade com amigos da minha filha ,um restaurante no começo era tudo maravilha ,depois a mulher do cara que não queria fazer nada só fumando eu e minha filha se f…daí deram um pé na nossa bunda para começar tirei tudo que tinha dentro de minha casa comprei coisas no meu cartão para abastecer levei dinheiro para fazer troco olha da uns 3.700 R$ e ainda estou pagando empréstimo eles ficaram com tudo fritadeira nova que eu comprei ,disseram que quando tivessem o dinheiro me ligariam até agora nada.o que ainda temos que ser gentil com pessoas assim pedi para me pagar aos poucos não quiseram.

  3. eu levei as dicas em consideração e agora a pessoa mudou de estado, qual a dica que poderia me dar nessa situação????

  4. Isso não vale de nada. Quanto mais amigável mas a pessoa enrola..
    Essas dicas não servem de nada..tem gente que procura gente pra pedir pq ja sabe o que esperar.
    Eles sabem o perfil a quem pedir.
    Se te pediu é pq vai enrolar..não aceitem .não emprestei..sério acordem. Não emprestem

  5. Estou usando as dicas e está dando super certo. Deixo bem claro para o cliente q sou uma pessoa flexível, compreensivo e amiga. Deixo ele falar e tenho conseguido ótimas reversões. Obrigada pelas dicas.

  6. Na verdade nossa lei é errada, o correto é sujar o nome e limpar SOMENTE quando a dívida for quitada. Essa lei de “limpar” o nome, mesmo sem ter pago é ridícula e com certeza criada por caloteiros. Pq não tem lógica isso, e se o credor perder a cabeça está errado. Infelizmente a inadimplência aumenta pq a lei favorece o caloteiro, ninguém está livre de ficar negativado, o que não pode é a pessoa ter a lei debaixo do braço e não pagar pq tem a certeza da impunidade.

  7. Cobrar as pessoas de forma amigável…
    Não funcionam …
    Então eu humilho e exponho mesmo quem me deve .. pois ainda falam pra eu me tratar quando cobro…
    Que se emprestei foi por que eu quis… mais emprestei com uma promessa de volta da pessoa …

  8. Rodrigo ventura on

    Olá , sou motoboy e acumulei um valor de entregas a um restaurante, sai do mesmo pois a Dna vinha me pagando picado, e agora está me enrolando para pagar. Como faço, não sei se compensa contratar um advogado, talvez sim pois não era registrado. Só quero oque é meu, pois estava praticamente tirando do meu bolso para trabalhar.

  9. Aparecida L. dos Santos on

    Meu pai dizia “a gente pode ficar sem dinheiro, mas sempre tem que ter crédito”. Se a pessoa pede dinheiro emprestado para amigos e parentes é porque o crédito já foi para o espaço há tempos. As pessoas deviam ser sinceras e em vez de pedir dinheiro emprestado, pedir logo uma doação. Na verdade lugar de pedir dinheiro emprestado é no banco. Temos que enxergar que no Brasil o ambiente é muito hostil para empréstimos entre parentes e amigos, pela desonestidade da maioria das pessoas. As crianças tem que começar a ter educação financeira desde cedo para saber cuidar do dinheiro e os adultos devem procurar aprender sobre educação financeira para saber cuidar do seu dinheiro e ser independente. Sempre é tempo.

  10. O Filho de um colega de trabalho me pediu para fazer um serviço por fora de informática, montei um computador pra ele. O computador ele pagou direitinho e passei a confiar nele, depois me pediu umas caixas de som top e uma câmera top com serviço em loco para instalar e ensinar a usar. Terminado o serviço ele me pediu novamente meus dados bancarios, mandei e já tem 3 semanas que não responde mais Whats, não atende telefone.
    Ja deixei recado na caixa e nada, agora ele colocou o whats para não marcar a mensagem como lida, mas isso não serve pra nada, porque nas informações da mensagem consta que ele leu e dá o horario que foi lida. Não sei mais oque fazer, nem mesmo sei o motivo da falta de pagamento.

  11. Estou passando por essa situação e sou muito educada e também paciente….e não recebi nada.
    3 calotes em um mês.
    Já penso que melhor solução e máquina de cartão crédito ou avista…quem é caloteiro não tem crédito.
    Se não tem não faz.
    Prefiro ficar em casa coçando o “Rabo” doque trabalhar de graça…e não receber.
    Assim só contrata meu trabalho quem tem condições de pagar por ele.

  12. Eu trabalhei com um cara,uns dois meses,ensinei ele tudo que eu faco;um dia ele me chega desesperado falando que eu podia ficar com os documentos dele ate o celular,que ele precisaria de 500 $,emprestado quase chorando,eu transferi o dinheiro para conta da mulher dele,já faz5 meses,estou cobrando ele tá sempre me pagando e nada.antes eu tivesse pegado os documentos e o celular dele.sabe o pior?e que meu patrão diz que eu que sou errado

  13. Meu caso é assim, alguém de longe estava me devendo, já que eu não tinha meios de receber, pedi para mandarem a conta do meu amigo, ele usou o dinheiro sem me consultar, disse que ia pagar ok até aí.
    Já faz 3 meses e nada, ontem falei com ele via whatsapp, ele diz que queres perder minha amizade por 1000 reais?ele me bloqueou no whatsapp … Mano eu vi logo que o cara não presta, assim eu vou para casa dele, quero saber se é meu amigo ou não fds

  14. EVANDRO NOGUEIRA DE AZEVEDO on

    O autor se esqueceu da possibilidade de enviar o documento ao Cartório de Protesto que, desde que a dívida seja inferior a um ano, não cobra nada do apresentante. É econômico, simples e seguro. Existem cartórios em todas as cidades do país. Esta é a ferramenta ideal para solucionar problemas de inadimplência. Nas capitais dos Estados e em outras localidades onde há mais de um Cartório existem as Centrais Distribuidoras de Títulos que recebem o documento e encaminham aos Tabelionatos de Protesto que protocola o documento, intima o devedor, dando-lhe o prazo legal de (3) dias úteis para que a dívida seja quitada. Caso não seja paga o protesto será lavrado ficando o nome do devedor cadastrado em todos os órgāos de proteção de credito.

  15. Jerlã Rodrigues on

    Bom dia eu vendi uma roçadeira pra um amigo meu ele só me Deu a metade quando fui cobra ele o restante ele me falou que não tia recebi aí beleza mas ele tinha me falando o dia que ele recebe mas quando eu fui cobra ele de novo no dia que ele falou , dele mando eu pegar a roçadeira de volta e devolver o dinheiro que ele tinha me dado o que eu devo fazer

  16. Claudio Domiciano on

    tenho lojas e faço, crediários para alguns clientes, mas tenho tomado bastante calote, gosta ria de saber, se posso cobrá-la no emprego, já que mando mensagens e não me responde.

    • EVANDRO NOGUEIRA DE AZEVEDO on

      Podes utilizar um Cartório de Protesto, que legalmente intima o devedor para pagar a dívida (Ver a Lei 09.492).
      Se o devedor não pagar ficará com o nome sujo por cinco (5) anos.

  17. solange das dores on

    será que essa falta de vergonha na cara é pelo exemplo dos nossos governantes… ninguém mais liga pra compromisso, pra palavra empenhada, meu cliente sequer atende minhas ligações só me respondeu por wats… eu não esqueci de você meu amigo, tenha paciência que vou lhe pagar… Vocês acham que eu vou falar isso pro meu Banco? pro meus fornecedores? o que eles vão me responder ? eu fiquei tão indignada que fiquei sem palavras.
    Até agora não sei que atitude tomar, tenho uma barraca de camping estou pensando em acampar lá e expor alguns cartazes do motivo de eu estar lá, quem sabe expondo ele ao ridículo ele se cansa e me paga, quem sabe arrumar uma turma da pesada pra fazer ameaças – como nos filmes – quem sabe dar uma vandalizada ? o que eu sei é que qualquer uma das atitudes que citei terá consequências pra mim mas pra ele que estás me devendo – nenhuma. Onde está a justiça desse País?

  18. A pessoa que me deve não assinou nenhum documento. Mas tenho as conversas no whats salvas e os comprovantes. Serve como prova para entrar na justiça?

  19. Eu comecei a trabalhar em uma empresa so que eu revendia produtos ai ofereci pro pessoal de lá teve uma menina que pedi um perfume carrissimo logo estranhei e um kit com creme etc ai pedi somente o kit levei p ela me disse q iria me pagar no cartao levei a maquininha ai ela falou q iria pagar somente no dinheiro ficou com o produto e até agr nao me pagou fico cobrando e ela me enrolando dando desculpas acho ridiculo por que é 60 reais ela acha q iria comprar e nao me pagar vou cobrar mesmo todos os dias se for preciso

    • Boa tarde!
      Em que momento uma empresa pode acionar alguém judicialmente?
      Ela pode ir na delegacia abrir uma queixa ou vai no fórum?
      E se a pessoa não tiver nenhum bem em seu nome?
      Além de cobrar por tel msgs e e mails ela pode cobrar de alguma outra forma?
      Aguardo resposta!
      Obrigada!

  20. As pessoas são desonestas, safadas mesmo, sempre me ligaram qdo precisaram mas nunca deram satisfação do que me devem, isso acabou comigo, me fez parar de sorrir…

    • Pois é, eu emprestei 500,00 reais para um rapaz que me entregava refeição, pra ajudá-lo a num empréstimo, tinha que pagar um valor pra poderem liberar e, ele ia me dá no mesmo dia! Desde aí é só desculpa. Agora ficou desempregado, mudou de local (cidade), e mudou o numero de telefone. Só Deus nessa causa!! Vinha me falando que eu não me preocupasse, que ia me devolver, que estava pra começar em outro emprego, e eu esperando!!1 Agora sumiu!! consegui falar com a cunhada dele, foi que ela me falou que ele foi morar em um munícipio próximo, mas, não quis me dá o numero novo dele. Agora ligo pra ela e não me atende mais!!! emprestei pra ajudá-lo, pois estava com aluguel atrasado quase pra ser despejado, sem dinheiro pra comer, ia pegar esse dinheiro pra isso e me devolver. Agora não sei se vou receber esse valor. O pior foi que tirei dos meus pagamentos e falei isso pra ele no dia que lhe entreguei!!! Já passei por cada uma pra ajudar as pessoas, mas não aprendo, não sei dizer NÃO e me ferro toda!!!

  21. Na verdade, nossas leis são claras, quem cobrar de maneira que causa humilhação ou vexame ao devedor vai responder na justiça e ainda pagar por indenizações. Quer cobrar? Ótimo, vá nos juizados (É de graça e não precisa de advogado) e entre com um processo de cobrança de dívida. Esse é o método correto. Mais correto ainda é não emprestar, você não é banco.

  22. O nome deste artigo devia ser: Como não receber uma dívida ! Acordem, ficar alisando caloteiro safado. Esse mundo nosso está do avesso mesmo. kakakakakaka

  23. Simplesmente ridículo tudo falo acima!se vc ja vem à algum tempo cobrando e nada,lógico que o devedor não vai pagar nem vc colocando ele pra dormir…é partir pra pancada mesmo!não paga mais paga a plástica.

    • Meu caso: A pessoa esta me devendo, toda vez que vou pra cobrar, tem uma situação diferente pra me falar, ontem fui mais uma vez á guerra. Simplesmente a pessoa veio arrumar confusão comigo no meio da rua levantou a voz e me chingou todinha pra todos que quisessem ouvir. Achei aquilo tudo uma loucura. Não sou que devo e ela. Ainda arruma confusão. Só Jesus.

Leave A Reply