O momento chegou. Uma pressão gigante toma conta de você. Não tem como fugir. Você precisa escolher qual carreira deseja seguir.

Neste momento, é preciso parar (literalmente) para pensar e não escolher uma profissão de forma afobada. Este, talvez, pode ser o momento mais importante da sua vida. A hora em que você escolhe qual caminho profissional seguir, idealiza sonhos e cria metas.

Você começa a se perguntar se, ao escolher determinada carreira, a felicidade fará parte da sua vida ou será um caminho cheio de dificuldades.

Saiba que tudo isso é normal. Mas você pode tornar esta tarefa bem mais fácil e simples, sabia? Para isso acontecer, basta fazer um planejamento de carreira.

Ao criar um plano de carreira, você diminui (drasticamente) as chances da sua escolha profissional dar errado no futuro.

Neste artigo, você irá descobrir o que é o planejamento de carreira, sua importância e como planejar sua carreira de forma eficaz. Continue acompanhando o nosso artigo!

O planejamento de carreira

Se você quiser saber como escolher uma carreira com inteligência, o primeiro passo é fazer o seu planejamento de carreira. Obviamente, não tem como você fazer este planejamento sem criar um plano de carreira.

O plano de carreira é uma ferramenta utilizada por empresas com o intuito de projetar o crescimento e evolução de um profissional dentro da organização. Assim, o profissional em questão saberá qual caminho ele deve seguir para alcançar o cargo desejado e obter um melhor salário.

Mas, nesse artigo, focaremos num outro tipo de planejamento de carreira. Um plano de carreira não é válido só dentro das empresas.

É mais que fundamental você criar um para si mesmo. Aqui, o ideal é estabelecer ações que irão definir o seu futuro e qual carreira deseja seguir.

Para fazer um planejamento de carreira, é necessário ser sincero consigo mesmo e pensar no que você espera e deseja para a sua vida profissional no futuro. Tenha objetivos claros!

Será que tem como chegar a algum lugar sem criar metas e sem saber as etapas que devem ser seguidas? Com certeza não.

E mais importante: saber identificar as suas potencialidades e fraquezas é fundamental para ter uma carreira de sucesso. Você já nasceu com algum talento? Acha válido aprender alguma habilidade para iniciar em alguma profissão?

Responda estas perguntas ao criar o seu plano de carreira. Assim, todos os seus passos e escolhas serão baseadas em fatos, e não em suposições.

Ok, mas qual a importância de planejar sua carreira?

Planejar a sua carreira é o passo principal para você ter uma carreira de sucesso. Direto ao ponto. Ao planejar a sua vida profissional, você terá mais segurança e um direcionamento.

A pressão pode ser grande, vinda de todos os lados, sabemos. Mas não queira escolher uma carreira sem antes fazer este planejamento.

Você terá mais clareza e conseguirá visualizar melhor onde quer estar depois de alguns anos. Assim, com objetivos claros, todos os caminhos que escolher serão bem pensados e você não seguirá uma carreira errada ou terá uma vida profissional com frustrações e infelicidades.

Vamos lhe dar um exemplo bem prático. Você deseja iniciar uma carreira na área de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo. Cria metas, sabe dos passos que deve seguir para alcançar aquele cargo desejado.

Todo o planejamento de carreira foi feito da maneira correta, não tem como dar errado (ou tem?). Você conseguiu, tornou-se um diretor de TI. Porém, percebeu que estava infeliz, mediante muitas atribuições, viagens, enormes responsabilidades e muito cansaço.

Como pode perceber, não vale a pena considerar apenas o salário no fim do mês, mas tudo que vem junto. Se você elaborar um plano, mas não pensar em cada detalhe, sua carreira pode ser um fracasso.

Portanto, o planejamento de carreira é a base para que você escolha a carreira correta e para que todo o caminho até o seu objetivo seja interessante, te instigue e que faça seus olhos brilharem. É devido a isso que não é nada recomendável seguir a carreira que seus pais, familiares ou amigos querem.

Construa o seu próprio plano de carreira, pois assim você saberá agir e terá uma vida profissional mais feliz e de sucesso.

Já falamos muito sobre planejamento de carreira, mas agora vamos ao que interessa!

Como planejar a sua carreira?

Iremos te mostrar um passo a passo bem prático para você fazer o seu plano de carreira. Siga todas as etapas para escolher a carreira certa.

1- Identifique seus objetivos

Você quer alcançar o cargo de diretor de uma empresa multionacional? Quer resolver um grande problema que assola a saúde do mundo? Sair do país e trabalhar com tecnologia é o seu grande sonho?

O importante, nessa etapa, é traçar metas e identificar quais são os seus maiores objetivos, de curto e longo prazo. Não queira correr, tudo é proveniente de um trabalho bem feito e do seu esforço.

2- Identifique seus pontos fortes e fracos

Pode parecer clichê, mas, ao fazer isso, você saberá qual caminho seguir e irá escolher uma carreira de acordo com suas potencialidades.

Será que faz sentido escolher a carreira de Direito mas não ter o hábito da leitura? É bem difícil isso dar certo, ainda mais se você não gostar de ler. Observe seus pontos fracos e fortes para saber, inclusive, o que deve ser melhorado no decorrer do caminho que você pretende seguir.

3- Defina estratégias

É necessário fazer algum curso ou obter um certificado para alcançar o seu objetivo? Ou um curso de inglês? É preciso desenvolver alguma habilidade específica?

Trace estratégias para você chegar aonde deseja. Nunca ache que tudo será fácil, não importa a carreira que escolher. O mais importante é trabalhar bastante para alcançar todos os seus objetivos profissionais.

4- Procure exemplos bem-sucedidos

Aqui, a palavra é inspiração! Espelhe-se naquele profissional de Arquitetura que você segue em todas as redes sociais, por exemplo. Seus olhos brilham com todas as coisas que ele faz?

Tente enxergar o que essa pessoa fez para alcançar o patamar que está hoje. Estes exemplos podem lhe ensinar coisas muito importantes, e que você deve levar para sua vida profissional.

5- Observe a sua trajetória

Não importa onde. Pode ser no seu celular, no computador ou numa folha de papel. Se você quiser ter uma carreira de sucesso, anote tudo!

Faça um guia, bem detalhado, onde mostra todo o seu caminho até chegar ao seu destino final. Com isso em mãos, é hora de colocar em prática. É hora de entrar em ação!

Na hora de escolher a sua carreira, planeje-se e nunca se esqueça do principal: seja sincero consigo mesmo!

O que achou deste artigo? Diga para nós nos comentários! E não se esqueça de compartilhar este conteúdo para ajudar seus amigos a escolherem a carreira certa.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *