Você alguma vez já pensou em realizar uma mudança de carreira? Refletiu sobre se o que você faz realmente lhe dá satisfação e retorno financeiro necessário, se gostaria de ganhar mais ou simplesmente mudar de trabalho para ser mais feliz?

Não é fácil ter coragem para mudar de profissão, mas você pode conseguir! Quem sabe você tenha um grande sonho em outra área profissional, que nunca se arriscou a colocar em prática, e foi deixando o tempo passar?

E, caso tenha pensado em mudar de ofício, você sabe exatamente o que deseja? Tem ideia de como fazer a transição de carreira? Neste artigo, vamos ajudar você a pensar em como planejar sua mudança de carreira, apresentando algumas dicas que poderão ser valiosas na hora de você resolver dar uma reviravolta na sua vida profissional.

Continue a leitura e confira alguns passos necessários para você fazer sua mudança de carreira. Assim, você conseguirá escolher, da melhor forma, a nova área em que deseja trabalhar!

Afinal, por que mudar de carreira?

Mudar de carreira exige dedicação e foco, além de muita pesquisa sobre a área ou as áreas em que se pretende atuar. Muitas pessoas, no entanto, sequer sabem o motivo de quererem escolher outra profissão para seguir.

As razões para mudar de carreira podem variar muito de pessoa para pessoa. Podem partir de pressão externa, como crise econômica ou cobranças de pessoas, de um sonho pessoal ou de uma necessidade.

Seja como for, é sair da zona de conforto e se preparar para enfrentar vários desafios. Por isso, sugerimos que você pare e pense, com calma, no que realmente deseja para sua vida profissional, e como poderá obter isso.

Converse com pessoas do meio, informe-se sobre a área da atuação pretendida e não haja sob impulso. Pondere tudo aquilo que você terá que sacrificar na sua transição de carreira, faça um planejamento o mais detalhado possível.

Esperamos ajudar você neste passo tão importante que é a mudança de carreira, algo que muita gente anda fazendo em meio à crise econômica e às novas oportunidades do mercado. Por isso, preparamos algumas dicas sobre como planejar sua mudança de carreira.

Saiba a seguir o que você precisa levar em consideração ao mudar seus rumos profissionais. Continue conosco!

As melhores dicas para você planejar sua mudança de carreira

Atente-se às dicas e, principalmente, coloque em prática tudo que falaremos abaixo, ok? Somente assim a sua mudança de área profissional será leve e irá lhe ajudar a ser mais feliz.

Tenha uma reserva financeira

Para realizar uma mudança de carreira, é necessário, ao meno, uma mínima reserva financeira. Caso não tenha, comece já a economizar.

Você vai ingressar em um novo mercado e, provavelmente, vai precisar de dinheiro para se sustentar no começo, pois começará do zero. Pode ser que você tenha que investir em um negócio, por exemplo. De qualquer maneira, o ideal é que a reserva sirva para mais ou menos 1 ano.

Pesquisando o mercado de trabalho

Esta parte é muito importante. Vasculhe o mercado de trabalho para ter certeza de onde deseja se recolocar, e como fazer isso. Talvez você acabe mudando de ideia e encontrando alguma atividade melhor do que a pretendida inicialmente.

Leia muito, escute sugestões, mas não se esqueça de escolher por si mesmo, baseado em seu desejo ou, se não for possível, em suas necessidades e as de sua família. É preferível que você escolha algo com que se identifique, que goste de fazer, ou que entenda pelo menos um pouco.

Aqui, é importante ter uma rede de contatos, com pessoas que podem lhe indicar aos gerentes, profissionais de RH ou donos de empresas. A maioria dos seus contatos devem ter ligação com sua antiga atividade profissional, então tente expandir sua rede, pensando em quem pode lhe ajudar na transição de carreira.

Aperfeiçoe-se

Conforme a profissão escolhida, pode ser necessário que você estude, faça cursos, ainda que já entenda alguma coisa sobre a atividade. O mercado é muito competitivo atualmente, e apenas os melhores se destacam.

Procure diferenciais, seja como funcionário ou dono de um futuro negócio. Invista em suas habilidades pessoais, técnicas ou soft skills.

Nesta parte, chamamos a atenção para a necessidade de você pesquisar os melhores cursos, muitos deles online e até gratuitos, e que tratem exatamente dos temas ligados à sua nova área profissional.

Tenha exemplos

Seu foco deve ser em exemplos bem-sucedidos de mudança de carreira. Procure saber de casos assim, e como mudar de carreira da forma mais segura e natural possível.

Isso vai exigir alguns sacrifícios, principalmente no começo, e você precisa estar disposto a enfrentá-los. Procure buscar o apoio da família e de pessoas próximas e tudo vai ficar mais fácil.

Cuide de sua saúde mental

Durante grandes mudanças, precisamos estar com a cabeça no lugar, até para fazer as escolhas certas. Uma mudança de carreira pode não ser tão simples, mas pode valer muito a pena. Se precisar, recorra à ajuda psicológica ou de outro profissional.

Não escolha um trabalho só porque estão pressionando você, ou porque outra pessoa escolheu. Você precisa ser responsável por suas decisões e pelos caminhos que irá percorrer.

Não se equivoque, pensando que tem que decidir logo. Enquanto não se decidir, invista em desenvolvimento pessoal e em alguns cursos que podem lhe ajudar a escolher uma nova carreira.

Nunca é tarde para mudar, e isso vale na área profissional. Ela é uma das principais responsáveis pelo fato de termos uma vida satisfatória ou não. Com certeza, se você não é feliz no que faz, pode encontrar algo melhor e até mais lucrativo.

O mercado se torna cada vez mais disputado, mas novas oportunidades aparecem sempre. E uma delas pode ser a certa para você.

Esteja certo de sua decisão, mas aberto a mudar

Por fim, o mais importante a se pensar ao fazer uma mudança de carreira é no que realmente você deseja. Não se sinta culpado se mudar de ideia algumas vezes, ou mesmo se começar uma profissão e achar melhor escolher outra. Errar é normal.

Porém, saiba que quanto mais pesquisas você fizer, maior for sua nova rede de contatos profissionais e mais você refletir, menor vai ser a possibilidade de se equivocar.

Tenha coragem para mudar de carreira! Essa pode ser a chave para você mudar toda a sua vida e finalmente ser feliz. Talvez você até ganhe um pouco menos, ou tenha que deixar algumas coisas para trás, ao menos por um tempo, mas o importante é manter o foco e não se deixar abater.

Outra coisa é pensar se você quer levar alguém no barco junto com você: esposa ou marido, filhos, um amigo, talvez a união possa fazer a força com um objetivo em comum.

Quem sabe você não vá ser a próxima história bem-sucedida de alguém que afinal encontrou um novo propósito na vida?

Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre carreira, negócios e muito mais em seu e-mail! Boa sorte nas suas escolhas!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *