Prosperidade e sucesso são ideias abstratas que quase todos almejam alcançar ao longo da vida. E, na maioria das vezes, estes dois fatores aparecem apenas depois de um longo tempo de preparo e dedicação profissional.

Apesar disso, existe uma ferramenta fundamental que pode ser bastante útil nesta jornada rumo ao sucesso profissional: o plano de carreira – um dos maiores aliados de quem deseja crescer profissionalmente e avançar na carreira.

Se você não imagina como estará sua carreira daqui a 5 ou 10 anos ou nunca tenha parado para pensar na sua evolução enquanto profissional, talvez este seja um bom momento para começar a considerar criar um plano de carreira. Continue lendo nosso artigo de hoje e descubra como definir e seguir um plano de carreira sólido para alcançar o sucesso profissional.

O plano de carreira

A ideia por trás do plano é estabelecer seus objetivos e metas para sua vida profissional. Esse plano trata de seus objetivos individuais, que vão desde o aumento de salário ou promoção até a mudança de carreira.

O plano de carreira pode ser de curto, médio e longo prazo. Para quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho, por exemplo, um plano de carreira de curto prazo pode fazer mais sentido já que, desta forma, fica mais fácil criar metas mais reais e tangíveis – alinhadas com a experiência do jovem profissional.

É comum também que muitas empresas ofereçam a seus funcionários um plano de carreira, que visa alinhar o plano do profissional aos objetivos e necessidades da própria companhia. Se você trabalha em uma empresa e deseja crescer profissionalmente no mesmo ambiente de trabalho, vale a pena conversar com seu chefe ou o RH da empresa sobre a possibilidade de criar um plano de carreira –e crescimento profissional – dentro da companhia.

Se este não é seu objetivo, você também pode – e deve – criar um plano de carreira sozinho, procurando identificar todas as mudanças que você almeja para o seu futuro profissional – como mudar de país, alcançar cargos de chefia, e até mesmo ganhar reconhecimento pelo seu trabalho.

Ainda não tem um plano de carreira? Então confira abaixo algumas dicas para definir suas próximas metas quanto à sua vida profissional e ter um plano de carreira mais sólido e bem estabelecido:

Estabeleça seus objetivos

Em primeiro lugar, tenha definido o que você quer para a sua vida, tanto no quesito profissional quanto pessoal – visto que, em muitos casos, estas linhas se cruzam. Pense em metas a curto, médio e longo prazo.

Mesmo que seus objetivos no longo prazo pareçam ainda distantes ou difíceis, não desanime. Este é apenas o começo.  Estabeleça metas de curto prazo e desmembre, se possível, seu objetivo maior em metas pequenas – a fim de manter sua meta principal sempre mais próxima de você.

Siga seu plano

Agora que você sabe o que quer, você pode começar a delimitar seu caminho. A partir das metas menores – que visam chegar ao objetivo principal, você descobre o que precisa fazer para conquistar o sucesso profissional e a prosperidade desejada.

Lembre-se que caminhar em direção aos seus objetivos tem de ser uma atitude sua. É desta forma que você passa a ter um plano de carreira: sabendo o que se quer e fazendo o necessário para  alcançar este objetivo.

Mire o crescimento

Nenhuma pessoa sabe tudo sobre qualquer assunto. Por isso, busque sempre crescer, aprender mais e evoluir enquanto pessoa e profissional.

Estude, ouça outras pessoas, leia sobre assuntos de seu interesse e da sua área de atuação, participe de eventos e palestras. E, mesmo quando você chegar ao patamar de especialista, não deixe se tomar pela arrogância: é dessa forma que muitos profissionais acabam se prejudicando.

O melhor é ter humildade e sempre continuar crescendo. O estudo, o conhecimento da sua área e o crescimento devem sempre estar atrelados ao seu plano de carreira.

Além disso, é fundamental que você perceba quais são seus pontos fracos, em busca de evoluir profissionalmente ao longo do caminho.  Preste atenção ao dinamismo – que se refere à sua produtividade e interesse pelo trabalho, e à proatividade.

Evolua pessoal e profissionalmente ao longo do caminho em busca dos seus objetivos profissionais e não se esqueça dos seus planos. Com um plano de carreira bem definido, muito trabalho e foco nos seus sonhos e metas, você chegará muito longe!

E você, onde deseja estar profissionalmente no médio e longo prazo? Deixe seus comentários e compartilhe seus desejos e metas profissionais conosco!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *