Escolher um celular novo não é tão simples quanto parece. Em meio a tantas marcas, sistemas operacionais, modelos e funcionalidades, entender as funções mais importantes para você é um bom caminho. Se vai utilizá-lo para gravar vídeos, por exemplo, é interessante avaliar as funções de áudio e vídeo.

Nem sempre o melhor celular para gravar vídeos é aquele mais caro. Há muitos aparelhos com preços interessantes que possuem boas câmeras, microfones e aplicativos que vão lhe ajudar a captar boas imagens e produzir conteúdos de valor.

Em nosso artigo de hoje você vai aprender como escolher o melhor celular para gravar vídeos. Saiba o que considerar na hora da compra e o que é realmente importante nesta avaliação.

Boa leitura!

1.  Tela com resolução em alta definição

Se você se pergunta qual é a melhor câmera de celular, é válido saber que um dos primeiros pontos a avaliar é a tela com resolução full HD.

Quanto maior for a resolução da tela, mais pontos luminosos serão utilizados para a composição da imagem. Em outras palavras, o conteúdo, tanto vídeo quanto imagem, terá maior definição e mais qualidade. Para quem consome conteúdos pela Smart TV, por exemplo, uma boa resolução de tela garante a melhor exibição.

Ao escolher o melhor celular para gravar vídeos no Youtube, por exemplo, opte por um smartphone com resolução de tela de 1920 x 1080 pixels. A qualidade será perfeito tanto para seus vídeos no Youtube como para as fotos publicadas nas redes sociais.

2.  Opção com câmera dupla, o dual-câmera

Se você vai usar o celular para vídeos, as características relacionadas a câmera são, de fato, as mais importantes. Neste sentido, apostar em um aparelho dual-câmera, que possui as telas frontal e traseira, oferece mais flexibilidade.

Enquanto a câmera traseira é utilizada para produções um pouco mais complexas, como uma câmera de vídeo, a câmera frontal permite a captação de imagens em modo mais informal.

Se você acompanhar os vlogs criados por youtubers, por exemplo, verá que a maioria deles é produzido com a câmera frontal. Esse tipo de conteúdo possui caráter mais pessoal familiar e próximo.

Ao utilizar o celular para gravar vídeos Youtube, considere um dual-câmera. Além do recurso dos vídeos tipo vlogs, esse tipo de câmera oferece mais qualidade à imagem, uma vez que as câmeras traseira e frontal trabalham juntas.

3.  Função flash

O melhor celular para gravar vídeos deve contar com um item muito importante para a qualidade da imagem, independente no horário e ambiente de captação: o flash.

O melhor celular para gravar vídeos em conjunto com um bom flash possibilita a gravação em ambientes mais escuros, sem perda de qualidade. Para turbinar a iluminação, o flash pode ser utilizado com iluminações secundárias.

Existem, inclusive, anéis de luz (os ring lights) para celular. O acessório é perfeito para vídeos e fotos do tipo “selfie”.

Embora seja muito comum nos smartphones, todos eles possuem o flash embutido, não são todos que possuem o flash na câmera frontal, por exemplo.

Mesmo que você tenha a melhor câmera de celular, lembre-se que os acessórios podem otimizar os resultados!

4.  Conexão com a internet

Ao utilizar o celular para gravar vídeos no Youtube, certamente você precisará compartilhar este conteúdo, certo? Ou, ainda, utilizar aplicativos de edição que dependem de uma boa conexão com a internet para funcionar.

Em ambos os cenários, ter um celular com tecnologia 4G, por exemplo, garante maior velocidade às ações.

Ainda existem no mercado telefones celulares com a tecnologia 3G. No entanto, não apresentam um bom custo-benefício, justamente por já existirem tecnologias mais rápidas. Por outro lado, algumas operadoras brasileiras trabalham atualmente com o 4.5G.

Além do aparelho contar com essa tecnologia, é de extrema importância que você utilize uma operadora de telefonia que ofereça essa velocidade. Há, inclusive, operadoras brasileiras que já estão testando as funcionalidades do 5G.

Dicas para gravar vídeos utilizando o seu celular

Vale destacar que não basta ter o melhor celular para gravar vídeos, você precisa saber como captar imagens da melhor maneira. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te auxiliar em suas gravações.

  • Mantenha a lente do seu celular sempre limpa – A lente limpa garante mais qualidade ao vídeo, deixando a captação totalmente transparente. Marcas de uso, principalmente de dedos, comprometem a qualidade da imagem, muitas vezes retirando foco e luminosidade
  • Utilize o celular na posição horizontal – Partindo do princípio que as pessoas assistem os vídeos em computadores, TVs e na função horizontal do celular, gravar os conteúdos nesta posição garante mais conforto no momento da visualização. Além disso, amplia o campo da imagem
  • Invista em acessórios – Microfones, lentes especiais e iluminação para selfie são alguns dos acessórios que você poderá usar ao gravar seus vídeos. Há uma infinidade de lentes que podem ser acopladas no aparelho e garantem efeitos diferenciados. Garantir uma imagem 100% estabilizada, principalmente se você gravar sozinho, pode ficar mais fácil utilizando tripés
  • Capte o melhor áudio – Tenha muito cuidado com o áudio das suas produções. Muitas vezes você pode obstruir a saída de áudio do aparelho com o dedo. AInda assim, dê atenção ao ambiente no qual você irá gravar. Possui isolamento? Oferece ruídos? Atente-se a isso.
  • Segure bem o aparelho – Utilizar as duas mãos para segurar o smartphone enquanto você grava é indispensável. Como o aparelho é leve, se você utilizá-lo com uma mão só nem sempre poderá obter uma boa estabilidade da imagem. Sendo assim, as chances de seus vídeos saírem tremidos é bem maior. E dificilmente será possível reverter essa situação com edições

Conclusão

Agora que você já sabe como optar pelo melhor celular para gravar vídeos, utilize nossas dicas e escolha um aparelho que lhe permita explorar todas estas funcionalidades, da melhor maneira possível. Junto a isso, não se esqueça de apostar nas dicas de uso que compartilhamos.

Certamente você produzirá vídeos incríveis, sem a necessidade de investir em equipamentos profissionais!

Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje. Compartilhe este artigo nos grupos do seu WhatsApp e ajude aqueles que amam gravar vídeos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *