Você já deve ter ouvido falar, em algum momento, do Boletim Focus do Banco Central, também conhecido como Relatório do Mercado Focus.  Trata-se de um documento divulgado semanalmente pelo BACEN desde 2001, que traz as mais importantes informações sobre a economia e projeções para o futuro econômico brasileiro.

O documento costuma atuar como uma espécie de bússola para grandes empresas e investidores, e também para o próprio governo. O Comitê de Política Monetária do Banco Central, por exemplo, costuma utilizar as informações do Boletim Focus para auxiliar na definição da taxa Selic nas reuniões do comitê.

Entre os indicadores analisados no Boletim Focus, que hoje é elaborado por profissionais do Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais – o Gerin – estão o Índice de Preços ao Consumidor amplo – o IPCA, o IGP-DI (que é o indexador das dívidas dos Estados com a União), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), o IPC-Fipe (O índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo), a Taxa Selic, Taxa de Câmbio, entre outros indicadores, além de projeções sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Muita gente, no entanto, não sabe como acessar ou mesmo ler o Relatório Focus. Por isso, decidi montar um passo-a-passo para ajudar você a fazer a leitura do documento e acompanhar as informações que estão no relatório com mais facilidade.

Passo-a-passo para ler o Boletim Focus

Confira o passo-a-passo para ler o Boletim Focus do BACEN da maneira correta e sem grandes dificuldades:

Passo 1

O primeiro passo é acessar o Relatório Focus, disponível todas as sextas-feiras no site do Banco Central (http://www.bcb.gov.br).

Focus - Print 1

Passo 2

No site você pode escolher o relatório que deseja ler – seja ele o mais recente ou relatórios mais antigos, das semanas anteriores.

Focus - Print 2

Passo 3

Ao acessar o relatório, você vai encontrar na primeira página a data de divulgação do documento e as expectativas de mercado em relação à inflação para os próximos 12 meses. Os dados costumam se apresentar em forma de tabela e em formato de gráfico, que permite a leitura e o acompanhamento de cada índice em um determinado período de tempo.

Focus - Print 3

Passo 4

A tabela traz, ainda, o comportamento dos indicadores na data da divulgação do relatório, na semana anterior e no último mês – ou quatro semanas antes. Na última tabela você consegue acompanhar o comportamento semanal do IPCA, IGP-DI, IGP-M e IPC-Fipe, e identificar se os valores aumentaram, diminuíram ou se mantiveram estáveis ao longo das semanas.

Na tabela seguinte você encontra as expectativas do mercado em parâmetro mensal. Por exemplo, se estamos no mês de outubro, teremos nesta tabela o comportamento dos indicadores no mês vigente – que seria outubro – e as projeções para o mês subseqüente, que seria novembro. Neste espaço inclui-se, além dos indicadores que já mencionei anteriormente, a Meta da Taxa Selic e a Taxa de Câmbio para os períodos.

Focus - Print 4

Passo 5

Já na segunda página do Relatório Focus você encontra uma tabela bastante completa de indicadores, para uma projeção mais completa da economia brasileira em período anual. Um relatório deste ano, por exemplo, traz nesta tabela as projeções e expectativas de mercado para 2017 e para o ano seguinte – 2018.

Focus - Print 5

Passo 6

Nesta grande tabela do relatório é possível acompanhar a evolução da Meta da Taxa Selic, do crescimento do PIB, crescimento da Produção Industrial, o comportamento da Dívida Líquida do Setor Publico, da Balança Comercial, e outros – sempre tendo acesso às projeções anteriores, de 1 a 4 semanas antes, e do comportamento semanal de cada indicador.

Focus - Print 6

 

Note que, até aqui, todas as tabelas trazem a inscrição “Mediana – Agregado”.

Esta informação nos diz que os dados ali compilados são o resultado da média de projeções de todos os agentes consultados pelo Banco Central para a produção do Relatório.

Nas páginas 3 e 4, no entanto, você vai encontrar a inscrição “Mediana ou Média – TOP 5 – Curto Prazo”.

 

Focus - Print 8

 

Esta tabela, com expectativas de mercado para o mês vigente e para o mês seguinte, é composta pelas projeções das 5 instituições pesquisadas pelo Bacen que mais acertaram previsões dos índices analisados nos últimos tempos. Por isso, são consideradas “TOP” pelo Banco Central.

O Relatório Focus é bastante completo e pode ser muito útil para qualquer um que queira estar sempre informado sobre os rumos da economia brasileira e sobre as expectativas dos analistas para a economia nas próximas semanas, meses e também para o próximo ano.

Quem quiser também pode se cadastrar no site do Banco Central e receber o Relatório Focus semanalmente por e-mail.

E você, costuma acompanhar o Boletim Focus? Deixe seu comentário aqui no blog!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Cris    

    Acho que seria pertinente incluir no texto que é possível receber o relatório focus por e-mail, assim, além de ser mais prático, a informação chega “traduzida” num layout muito mais simples e compreensível. Eles enviam todas as segundas pela manhã. Para receber, basta cadastrar aqui: http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/n/focusass

    1. Luana Neves    

      Perfeito, Cris! Informação incluída no artigo. Obrigada pela colaboração! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *