Quem deseja se destacar e ter maiores chances de ser encontrado precisa saber como ter um negócio online. Você já pensou sobre esta possibilidade?
A internet está presente em todos os momentos da vida das pessoas, principalmente quando elas consomem. Logo, quem almeja conquistar clientes, vender e/ou aumentar os lucros precisa apostar nesse meio o quanto antes.
Seja você um empresário que já tem uma companhia e deseja se aproximar do seu público na internet ou um empreendedor iniciando seu próprio empreendimento online, esse artigo foi feito para você!
Entender os primeiros passos que precisam ser dados para ter uma estrutura digital de qualidade e que lhe gere resultados é primordial. Então continue a sua leitura e veja como ter um negócio online eficiente!
Conheça o seu mercado
Se você já sabe o nicho que deseja atuar, o passo seguinte é fazer pesquisas para conhecer o mercado. Você pode conferir blogs, sites e redes sociais para coletar informações e entender o que o público espera e o que seus concorrentes oferecem na internet.
Assim, você consegue identificar o que todos fazem e encontrar oportunidades para se diferenciar. Observe também a presença digital de autoridades do seu mercado e a de seus concorrentes para encontrar os pontos fortes e fracos de cada um.
Vale também ver o que companhias e marcas de outros ramos fazem para poder adaptar ideias e aplicá-las no seu negócio.
Entenda o seu público
Um negócio online não consegue prosperar se ele não entrega o que o público-alvo deseja. Por isso, é primordial investir na pesquisa da sua persona. Inclusive, esse deve ser um dos primeiros passos.
Monte o perfil dela e busque entender quais são os desejos, as maiores dores, o que ela busca sobre o seu mercado, produto ou serviço, dentre outros dados. Quanto mais informações coletar, melhor.
Defina o que deseja oferecer
Antes de saber como montar a estrutura de um negócio na web, é preciso definir o que você vai oferecer. Ao pesquisar sua persona, é possível ter noção do que ela mais necessita.
A internet possibilita ofertar diferentes tipos de produtos e serviços, independente do nicho. Por exemplo, se você tem uma assessoria de investimentos, pode criar sua estrutura online para disponibilizar atendimentos virtuais e até vender e-books ou cursos que ajudem as pessoas a investir.
Crie e fomente seu blog
O site e o blog devem ser os primeiros investimentos em relação à estrutura digital do seu negócio. A maior vantagem do online em relação ao presencial é o baixo investimento, muito menor se comparar com esse último.
O site é a entrada da sua empresa na internet. O blog é a ferramenta que levará as pessoas até sua companhia e que lhe ajudará a transformá-las em clientes.
Por isso, ele é primordial para que seus potenciais consumidores lhe encontrem e passem a conhecer sua solução.
Comece a entregar conteúdos
Quando possuem necessidades, os usuários pesquisam por conteúdos que responsam suas dúvidas. Ou seja, existe um caminho que eles percorrem antes de começar a pesquisar um produto ou serviço para resolver os problemas deles.
Por esse motivo, é essencial entregar conteúdos para que eles lhe encontrem nos mecanismos de busca e passem a confiar em você. Quanto mais se entrega valor, maiores as chances de ser lembrado em um momento posterior, principalmente no fechamento de vendas.
Sem conteúdo, seu negócio não prospera, não se diferencia e não gera confiança. As marcas que mais se destacam na internet são justamente aquelas que mais entregam conteúdo e engajam com o público. Faça você mesmo esse teste e verifique.
Mas tenha atenção. Essa estratégia requer investimento constante e visão de longo prazo. Portanto, não busque por resultados no curtíssimo prazo e não desista do seu blog. Com paciência, comprometimento e trabalho frequente, os resultados virão.
Tenha presença nas redes sociais
Como você viu, o marketing de conteúdo, por mais essencial que seja, demora para trazer resultados. Seu blog e site começarão a ter uma boa quantidade de visitas somente no longo prazo. Por isso, é preciso apostar nas redes sociais para fazer seus artigos chegarem até seus possíveis clientes.
O ideal é ter presença nas principais mídias e naquelas em que seu público está. Além de serem importantes para divulgar os artigos do blog, elas devem ser utilizadas para engajar, criar conexão, conversar com as pessoas e deixar sua empresa mais próxima dos usuários.
Logo, trace uma estratégia de conteúdo para elas e busque ser bastante ativo, demonstrando que está disposto a ajudar a todos.
Defina suas estratégias de marketing
Além do blog e das redes sociais, você pode – e deve – definir outras estratégias de marketing.
Duas delas muito utilizadas e que podem ser úteis são: investir em tráfego pago (Ads) e em e-mail marketing. Ambas podem aumentar sua presença na internet e fortalecer os laços com o seu público.
Tenha canais de comunicação facilitados
Atualmente, as pessoas não querem mais ligar ou mandar um e-mail para resolver algum problema. Logo, um formulário em seu site pode não ser suficiente e até desagradar grande parte do seu público, principalmente em situações que desejam ter uma resposta mais rápida.
Utilizar canais de comunicação que as pessoas geralmente usam, como o WhatsApp ou outros serviços de mensagens instantâneas, pode deixar os usuários mais confortáveis para contatarem sua empresa.
Disponibilizar um chat no blog e demonstrar que você responde mensagens em uma determinada rede social pode demonstrar que sua marca é acessível e aberta ao diálogo.
Defina seus KPIs
Os indicadores-chave de performance – conhecidos pela sigla em inglês KPIs – são essenciais e precisam ser definidos logo no início da sua estratégia. Eles servem justamente para você entender para onde está indo. Logo, é preciso medi-los para definir se o caminho tomado está de acordo com o que foi planejado ou não.
Se você não tem indicadores estabelecidos, dificilmente saberá definir se os resultados que obteve foram bons ou não. Dessa forma, torna-se muito difícil ajustar as estratégias e atingir as metas estabelecidas.
Vá além
Além de tudo o que você acabou de ver, é possível implementar outros passos para deixar seu negócio online com ainda mais presença na web.
Você pode fazer parcerias com marcas de outros nichos, apostar no trabalho de uma assessoria de imprensa, elaborar campanhas para engajar, criar um produto e disponibilizá-lo ao seu público-alvo, etc.
Na internet, as possibilidades são imensas. Basta estar atento às oportunidades e apostar nelas para fazer seu negócio crescer ainda mais.
Agora que você sabe como ter um negócio online, aproveite e descubra 8 motivos para apostar em empresas de produção de conteúdo especializado e comece agora mesmo a se destacar no seu ramo de atuação!