Seja uma viagem de férias ou a trabalho, sair do país é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Mas você sabe que para entrar em outros países é preciso ter autorizações, passaporte em alguns lugares e o visto em outros, certo? E foi pensando nisso que decidimos elaborar este conteúdo.
Você sabe como tirar o visto para os EUA? Esse artigo contém um passo a passo com tudo o que é indispensável para que você possa viajar para fora do país com toda tranquilidade e segurança. Vamos lá?
Como tirar o visto para os EUA
Para solicitar o visto americano, você deve realizar várias ações e comparecer em um dos quatro Consulados dos EUA no Brasil: em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Para simplificar o processo, o dividimos em cinco passos:
1º passo
A primeira coisa a fazer é preencher o formulário DS-160, disponível no site oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano. Após o cadastro, é preciso imprimir a confirmação da DS-160.
Este será o documento oficial de solicitação do visto americano e não pode conter erros e rasuras. O preenchimento é todo online e deve informar dados pessoais – nome, escolaridade, profissão, endereço etc – além de notificar a data da viagem.
Tenha muita atenção ao preencher! Cerca de 60% dos vistos negados se devem a erros que as pessoas cometem quando estão completando o formulário.
2º passo
Cadastro feito, agora você precisa criar a sua conta no site oficial do Agendamento do Departamento do Estado Americano. Será a partir desta conta que você emitirá o boleto ou efetuará o pagamento da taxa por meio do cartão de crédito internacional – lembre-se de que a transação é diretamente para o governo americano. O valor da taxa é de U$ 160 para o visto de turista.
Atente-se novamente em estar com os dados corretos e atualizados; assim, quando seu visto americano for aprovado, ele será enviado via DHL Express ou Sedex, no endereço informado.
Nesse site você também fará o agendamento para comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), onde recolherão suas impressões digitais e tirarão uma foto para contar no registro do Consulado.
3º passo
Caso já tenha vistos antigos, lembre-se de levá-los no dia marcado, junto com a DS-160 confirmando seu cadastro, o agendamento e os comprovantes de pagamentos das taxas. Confira tudo antes de chegar ao centro de atendimento, pois sem esses documentos em mãos não é possível entrar no local.
Lembre-se: a confirmação da DS-160 já aparecerá assim que você concluir o preenchimento, informado no passo 1 desse artigo. A confirmação do agendamento, explicada no passo 2, também surgirá assim que concluir o processo.
Após a checagem, os documentos levados ao CASV serão devolvidos e você deverá levá-los no dia da entrevista no Consulado Americano.
Mantenha esses registros intactos, sem rasuras ou anotações em caneta. Nada de marcar datas ou horário da entrevista nesses papéis! O consulado não aceita rabiscos.
Uma dica importante: Você não pode entrar com mochilas ou bolsas no local. Deixe-as no carro ou em guarda-volumes privados, cobrados pelo serviço.
4º passo
Com tudo certo no CASV, sua 4ª fase é passar pela entrevista em um dos Consulados escolhidos. Nesse dia você deverá ter em mãos vistos antigos (caso tenha), a confirmação de agendamento, a DS-160 e os documentos que comprovem seu vínculo no Brasil.
Abaixo, listamos que documentos você deve levar para comprovar que reside no país:
- matrícula de imóvel ou terreno em seu nome;
- registro de empresa própria ou sociedade (com mais de 2 anos);
- carteira de trabalho (preferência superior a 3 anos de registro);
- comprovante de que está cursando faculdade ou pós-graduação;
- certidão de filhos que permanecerão no Brasil enquanto viaja;
- declaração de Imposto de Renda;
- registro de automóvel em seu nome;
- se for autônomo, algum documento que comprove suas funções.
O intuito da entrevista é saber quais suas intenções ao visitar os EUA: férias, estudo, trabalho etc. Muitas pessoas ficam com receio da entrevista, com medo de serem reprovados. Uma dica importante é se manter calmo e dizer a verdade, ou seja, tudo aquilo que já foi preenchido nos papéis.
Hoje, principalmente quando o objetivo é tirar o visto para os EUA para curtir férias, poucos são os brasileiros reprovados. Ter o visto negado acontece geralmente com pessoas que por um descuido acabam preenchendo algum dado errado.
Caso esqueça do formulário DS-160, poderá encontrar um estabelecimento próximo ao Consulado que imprima os papéis. Entretanto, o serviço é bem caro: cerca de R$ 20,00 por folha, ou seja, você gastará só de impressão aproximadamente R$ 100,00.
5º passo
Se a sua entrevista foi um sucesso, se está com tudo em ordem e o seu visto foi aprovado, agora é só aguardar o documento chegar no lugar indicado no site de agendamento. Você também tem a opção de retirá-lo no CASV. É só entrar no site, na sua conta de agendamento, com seu login e senha e marcar a data para retirar o seu documento.
Se optar por essa forma terá que entrar todos os dias em “Retirar documentos” e ver se está habilitado. Geralmente, depois da entrevista, o visto fica pronto em 10 dias úteis.
Agora você está apto a viajar para os Estados Unidos!
Dicas rápidas!
Se você mora em uma cidade distante tanto do CASV quanto do Consulado, verifique a distância da sua hospedagem e o local. Afinal, em nenhum dos dois locais você pode chegar atrasado.
Antes de sair de casa, faça uma checklist com todos os documentos que precisa entregar e veja se não está faltando nada.
Os menores de 14 anos e os maiores de 79 anos de idade não precisam passar pela entrevista. Se você vai apenas renovar o visto americano, também estará isento dessa etapa, devendo apenas fazer o pedido no CASV. Se for necessário, o próprio centro de atendimento fará uma rápida entrevista a respeito da necessidade do seu visto.
Agora que você aprendeu como ter a permissão para dar sequência à sua tão sonhada viagem, que tal conhecer 5 dias de ouro para fazer uma viagem com economia?
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!
Artigo publicado em 30/06/2017. Atualizado em 03/04/2019.
1 comentário
André, irei com minha esposa e dois filhos para os EUA no ano que vem.
Em relação a essa taxa de 160 dólares, ela é para a família ou para cada membro (no caso 4).
Agradeço a informação.