Para qualquer tipo de profissional ou empresa, é mais que importante focar em seu ponto forte, ou seja, naquilo em que é melhor. Em termos empresariais e na gestão de negócios, isso é chamado de core business.

Para definirmos melhor: core business é uma expressão em inglês que significa “a parte central ou o núcleo de um negócio”. Não confunda core business com o termo “modelo de negócios”, pois este último é bem amplo e tem definições distintas.

Focar no core business é fundamental para qualquer tipo de negócio, pois permite pesquisar e definir qual é a melhor estratégia para obter o crescimento esperado. Sem distrações, o trabalho sempre fará mais sentido.

Imagine uma hamburgueria. O seu core business é vender hambúrgueres, claro. Já um profissional que investe na Bolsa de Valores, tem como atividade principal investir em algo que lhe traga um bom lucro e com os menores riscos possíveis. Agora ficou fácil entender, não é mesmo?

Mas vamos deixar isso mais claro na sua cabeça. Neste artigo, você descobrirá como o core business auxilia na definição da melhor tática para garantir o crescimento do seu negócio. Mas se você ainda não sabe qual o seu core business, fique calmo! Também vamos lhe ajudar a descobrir.

Se você deseja alavancar o seu negócio com mais inteligência ou pensa em abrir um negócio próprio no futuro, vale a pena acompanhar este artigo!

Não sei qual é o meu core business, o que eu faço?

Não precisa se preocupar, a resposta para isso está dentro da sua empresa. A única coisa que você precisa fazer é organizar todas as informações para extrair os dados sobre sua atividade principal.

Para isso, a maior e melhor dica que podemos lhe dar é: analise o que deu origem ao seu negócio e veja qual foi a razão para que ele pudesse existir. Pergunte-se: “por que eu criei este negócio?”

Ao observar estes pontos, você terá descoberto o seu core business e poderá criar estratégias mais focadas em garantir o crescimento empresarial. Isso também vale para quem não tem ainda um negócio próprio, mas deseja abrir uma empresa em um futuro breve.

Como elaborar uma estratégia para garantir o crescimento do meu negócio?

Antes de mais nada, responda algumas perguntas, como:

  • Quem são os clientes que mais geram lucros?
  • Que tipo de inovação trazemos para o mercado?
  • Do que somos capazes estrategicamente que nos diferencia das outras empresas?
  • Quais os meus principais canais de venda?
  • Quais são as minhas ofertas de produtos/serviços mais eficazes?
  • Há alguma outra estratégia que possa fazer sentido mas não está sendo utilizada

Assim, com as respostas em mãos, você conseguirá traçar a melhor estratégia para seu core business, focando apenas no que faz sentido para sua empresa.

Crescimento alinhado com o core business

Confira a seguir 3 dicas fundamentais para garantir o sucesso do seu negócio com foco em seu core business.

  • Mantenha o foco (isso não limita o crescimento)

Muitos falam que é necessário ampliar, fazer coisas novas, estar em diversos nichos diferentes, para que uma empresa realmente cresça. Isso, obviamente, nem sempre dá certo. Ou quase nunca.

Foque na atividade principal do seu negócio, ou seja, no seu core business. Isso não significa que você irá ficar cego se chegar alguma ideia ou oportunidade válida para a sua empresa.

  • Terceirize as atividades que não são centrais

Ao identificar o seu core business, ficará fácil observar as suas áreas de apoio. Com isso, o ideal é terceirizar as atividades que não fazem parte do núcleo do seu negócio.

Estas atividades poderão ser terceirizadas e não causarão prejuízos para a estrutura da corporação.

  • Sempre invista em tecnologia

Muitos empresários e funcionários perdem um tempo enorme fazendo diversas atividades meramente burocráticas, seja preenchendo relatórios, captando dados ou extraindo métricas. O que acha de utilizar a tecnologia ao seu favor e deixar ela trabalhar para você?

Hoje em dia, existem softwares que automatizam estas tarefas. Há sistemas de gestão empresarial, por exemplo, chamados de ERP. Estes transformam todos os dados em informações de qualidade, tudo feito de forma automática, o que torna os processos muito mais rápidos, não deixando você se distrair e sair do foco do seu core business.

Existem, ainda, softwares completos, que auxiliam na análise do marketing empresarial, digitalização de documentos e gerenciamento de projetos.  Assim, os funcionários podem focar totalmente no core business da empresa, fazendo com que o seu negócio cresça. E mais do que isso: crescer com um propósito.

O que achou dessas dicas alinhadas com o core business? Elas podem fazer a sua empresa deslanchar! Utilize-as no seu dia a dia e veja os resultados!

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe este artigo com seus amigos empreendedores e assine a nossa newsletter para receber sempre conteúdos de qualidade no seu e-mail!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *