Dentre as muitas missões de uma estratégia de SEO com foco no CTR orgânico, a principal se relaciona ao bom posicionamento do site nos mecanismos de busca, como o Google.
Encontrar o seu site no topo das pesquisas não faz bem somente ao ego. Um site bem posicionado recebe mais visitas orgânicas – que independem de investimentos em anúncios – e, consequentemente, eleva as oportunidades de negócio.
Mas não é porque o seu site está bem ranqueado que ele obrigatoriamente receberá mais acesso. Há muitos fatores que direcionam este resultado.
Quer compreender, de forma prática, o que é CTR orgânico e como este dado impacta o desempenho do seu site? Leia este artigo e descubra!
O que é CTR?
Do inglês, click through rate, CTR significa “taxa de cliques orgânica”. Essa métrica, uma das mais utilizadas pelos profissionais de SEO, possibilita a monitorização do desempenho do seu site. O cálculo da taxa é obtido pela divisão do número de cliques pelo volume de impressões (aparições do site na tela dos usuários) da página, multiplicado por 100.
Através do CTR, é possível analisar quantas vezes o seu site foi exibido e quantos cliques ele efetivamente recebeu.
Para entender melhor o CTR no SEO, é interessante conhecer outro conceito importante nesta discussão, a SERP. Quando você realiza uma pesquisa, o mecanismo de busca, Google ou outros, abre uma página com todos os resultados, certo. Essa página recebe o nome de SERP.
Utilizar o CTR orgânico para aparecer na primeira página do Google tem motivos: apenas 0,78% dos usuários clicam em links localizadas na segunda página da SERP. Nas próximas páginas dificilmente há impressos relevantes.
Não adianta: para atrair visitantes para a sua página você deve estar entre os primeiros colocados nos mecanismos de busca – conquista que pode ser facilitada ao turbinar o CTR orgânico.
Fatores que influenciam o CTR de página
Mesmo produzindo conteúdo de valor e otimizando a sua página para os mecanismos de busca as pessoas ainda não clicam no link para o seu site? Talvez seja a hora de rever algumas ações. Existem fatores específicos que influenciam na taxa de cliques. Conheça-os a seguir.
Títulos da página
Muito influentes no CTA orgânico, os títulos da página – em inglês, title tags – podem estimular ou distanciar o clique. Atente-se não somente a qualidade do seu título – descrição, persuasão, promessa e proposta de ação – mas também a sua extensão.
URLs
Outro fator decisivo para o aumento do CTR SEO é a URL. Além de exibir a URL abaixo do título, a SERP busca a localização exata do conteúdo, seguindo a estrutura do site. Páginas e URLs com códigos, por exemplo, não surtem bons efeitos no aspecto do CTR SERP.
Rich snippets
Avaliação de página realizada por usuários, os rich snippets são exibidos na SERP bem abaixo do título da link da página. Por se tratar de uma informação destacada e que reflete a opinião de outros usuários, tem grande poder na decisão de acesso em determinada página.
Meta-descrições
As meta-descrições são um boa isca para incentivar o usuário a clicar na sua página para conhecer o assunto. Elas oferecem um resumo do que a página entregará, mas sem informar o que de fato é.
Essa chamada é exibida na SERP, junto ao título, e possui o tamanho máximo de 160 caracteres. Se o conteúdo for mais extenso do que isso, será cortado.
Caso não haja uma meta definida, o mecanismo utilizará uma frase qualquer, dentro do próprio contexto, cuja definição se aproxime da palavra-chave da página.
4 dicas práticas para melhorar o CTR orgânico do seu site
Agora que você já aprendeu o que é CTR orgânico e quais atitudes podem influenciar na taxa de cliques do seu site, que tal conhecer algumas práticas capazes de melhorar ainda mais seus cliques orgânicos? Confira agora e saiba como conquistar o CTR ideal!
1. Utilize palavras-chaves de cauda-longa
As palavras-chave são essenciais para uma boa estratégia de SEO. A fim de turbinar os cliques orgânicos, as palavras de cauda-longa tornam-se ainda mais eficientes – especialmente quando você deseja melhorar o CTR orgânico do seu site.
Quanto mais opções de entrada você disponibiliza, maiores são as chances de receber visitantes. Por isso, aposte no uso de ferramentas que ofereçam ideias de palavras chaves e analise como a concorrência está – e se está – utilizando tais informações.
As palavras de cauda-longa são efetivas para a nutrição do meio e do fundo do seu funil de vendas.
Um exemplo: uma pessoa que pesquisa sobre ‘bolo de chocolate’ não concluirá uma compra de um bolo na sua confeitaria. Mas se ela pesquisa ‘ lojas de bolo de chocolate em SP’, certamente já está decidida a comprar e, ao encontrar a sua confeitaria, são grandes as chances de efetuar o pedido.
2. Utilize imagens em seus posts e e-mails
Os conteúdos visuais são efetivamente mais engajadores do que os conteúdos apenas escritos. Para a busca do CTR orgânico, você deve investir nessa ação.
A nível de curiosidade: links em e-mails compostos por conteúdo escrito e visual possuem uma taxa de cliques 42% maior do que e-mails contendo apenas texto. Somente por estes dados já é possível saber como é possível utilizar imagens na busca pelo CTR ideal.
3. Aposte em títulos simples e concisos
A primeira informação que o usuário verificará na SERP, ao realizar uma busca e receber os resultados, é o título.
O Google, por exemplo, limita o uso de caracteres nos títulos. Caso você exceda o limite, o título é cortado e a informação fica incompleta. Assim, é bem mais difícil que o visitante clique e acesse o seu conteúdo.
Para você saber: páginas com títulos entre 15 e 40 caracteres possuem um CTR orgânico 8,6% maior do que títulos maiores ou menores!
Invista em gatilhos mentais para seus títulos. Ações e palavras que atraiam o usuário de forma positiva são importantes para melhorar a taxa de cliques.
4. Crie URLs personalizadas e descritivas
Você sabia que URLs amigáveis e que possuem a palavra-chave elevam o CTR orgânico em até 45%? Por isso, vale apostar na elaboração de URLs amigáveis e personalizadas, além de descritivas.
Um erro frequente é manter as URLs com códigos e outros elementos, sem personalizá-las. Saiba que essa não é uma ação inteligente. Ao exibir a URL do seu site, o Google desmembra as páginas, de acordo com a estrutura do site. Desta forma, informa ao usuário o local exato do conteúdo.
Manter um bom CTR orgânico para seu site é a porta de entrada para novos visitantes. Afinal, não basta oferece um bom conteúdo, produto ou serviço. Os potenciais clientes precisam acessar a sua página e envolver-se com a sua marca.
Planejar e aplicar as estratégias ideais podem lhe auxiliar na busca pelo CTA ideal. Utilize as dicas do artigo e faça seus testes.
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