Duopólio é uma estrutura mercadológica que costuma não ser benéfica para os consumidores. Considerado uma falha no mercado, pode trazer consequências econômicas para uma nação. No entanto, é bastante comum ver essa formação em alguns nichos.
Engana-se que esse cenário é comum apenas em países com economias mais fechadas. Duopólios surgem até nas maiores nações do globo.
Inclusive, você mesmo pode ter se deparado com uma situação que encontrou apenas dois produtos ou serviços para satisfazer sua necessidade.
Reserve alguns minutos e acompanhe a leitura do artigo para entender melhor o duopólio, conhecer suas características e as consequências da formação de um no mercado!
O que é duopólio?
O duopólio é o cenário no qual há apenas duas empresas dominando o mercado. Ou seja, são dois vendedores para muitos compradores.
É considerado a versão mais básica do oligopólio, que é o fenômeno formado quando há poucas companhias vendendo para muitos consumidores. No duopólio, as organizações podem dominar quase ou totalmente o mercado de um determinado produto/serviço.
Mesmo que seja comum sua formação em diversos lugares, ele pode ser tão prejudicial quanto um monopólio, cenário no qual há apenas uma organização dominando um determinado setor.
Essa estrutura de mercado é outra que se opõe a concorrência perfeita. Nessa última, haveria um grande número de compradores e de vendedores, impedindo, assim, que algum agente pudesse desequilibrar o mercado. A concorrência perfeita, no entanto, é apenas um ideal e não existe na prática.
Quais as características do duopólio?
Você entendeu que no duopólio existem somente duas empresas vendendo o mesmo produto ou serviço para muitos compradores.
Diante desse cenário, essas companhias concorrentes teriam poder suficiente para estipular o preço que desejam. O valor escolhido por elas pode ser alto devido à falta de diversidade e opções no mercado. No duopólio, podem ocorrer duas práticas: o equilíbrio cooperativo e o não-cooperativo.
No primeiro, o duopólio poderia culminar na criação de cartel, prática criminosa e altamente vigiada pelo CADE. Nessa situação, as duas sociedades cooperam entre si para maximizar seus respectivos lucros. Dessa forma, passam a estipular um preço que dificulta a entrada de concorrentes para que elas dominem sozinhas o mercado.
Por outro lado, o equilíbrio não-cooperativo relaciona-se com o cenário em que não há conluio. Ou seja, as organizações competem entre si constantemente para se manter no mercado, sempre observando a lei. Aqui, cada uma utiliza sua própria estratégia de expansão e vendas, independente dos planos da concorrente.
Quais as consequências do duopólio?
No tópico anterior você viu algumas consequências desse fenômeno: falta de diversidade nos produtos e serviços, estipulação de preços por parte das duas empresas dominantes, possibilidade de preços altos e facilitação do aparecimento de práticas antieconômicas e anticoncorrenciais, dentre outras.
Além dessas, é importante ressaltar outras consequências, que prejudicam não somente o mercado e os consumidores, mas podem afetar principalmente a economia de um local. Confira a seguir.
Barreiras de entrada de novos concorrentes
Ambas as organizações que dominam o mercado podem dificultar muito o aparecimento de novos competidores. Em alguns cenários de duopólio, elas podem receber vantagens competitivas do próprio governo local, o que poderia impedir ainda mais de um novo produto ou serviço surgir.
Baixa eficácia
As empresas estariam confortáveis em suas posições de dominantes. Assim, elas poderiam aumentar seu preço mesmo que haja redução nos custos de produção.
A baixa eficiência diz respeito também ao fato de que pode existir baixa competitividade entre elas, fazendo com que não haja melhora no que é oferecido aos consumidores. Um cenário de muita competitividade e melhora constante nos produtos e serviços também pode ocorrer, como no caso da prática de equilíbrio não-cooperativo.
Em cenários em que não há competitividade, elas podem fazer acordos entre si para perpetuar seu domínio. Lembre-se que, nesse caso, poderão surgir os cartéis.
Quais exemplos de duopólio existem na atualidade?
Os duopólios são comuns em diversos países, inclusive no Brasil. Confira abaixo alguns duopólios famosos.
Android e IOS
Os dois sistemas operacionais dominam praticamente 100% do mercado mundial em relação a programas de telefonia móvel. O Android é utilizado por diversas empresas de telefonia e é produzido pela Google. O IOS é utilizado somente nos aparelhos da Apple.
Coca-Cola e Pepsi
As multinacionais são as predominantes dentro do mercado mundial de refrigerantes. Por mais que os países tenham suas marcas locais, é a Coca-Cola e a Pepsi que praticamente dominam esse setor.
Boeing e Airbus
Essas duas empresas de fabricação de aviões de grande porte para transporte de passageiros são consideradas as dominantes nesse nicho.
Google e Facebook
Na era digital, mais especificamente nos anúncios pagos, o Google e o Facebook são as marcas que dominam o mercado. Por mais que haja outros, como o Bing Ads. O Facebook Ads e o Google Ads são largamente os mais utilizados na internet.
Os rivais perderam força. Porém, há notícias alegando que a Amazon poderá quebrar esse duopólio, trazendo também ferramentas para anúncios digitais.
Quais os tipos de duopólio existentes?
Há dois tipos de duopólio que podem ser mencionados. Veja-os a seguir.
1.Modelo de Cournot
Nesse primeiro cenário, a dupla de companhias reagem toda vez que ocorre uma mudança na produção da sua concorrente. Isso ocorre até chegarem ao chamado equilíbrio de Nash.
2.Modelo de Bertrand
Esse modelo ocorre quando cada uma das organizações assume que a concorrente não mudará seus preços, mesmo quando há queda na quantidade produzida.
Qual a diferença entre duopólio e duopsônio?
O duopsônio é o oposto do duopólio. Ou seja, nessa situação, há apenas dois compradores para muitos vendedores. Assim, é considerado a versão mais básica do oligopsônio.
Tanto o duopólio quanto o duopsônio são estruturas de mercado que fazem parte da concorrência imperfeita, que também abrange os fenômenos mencionados: monopólio, monopsônio, oligopólio, oligopsônio, dentre outros.
Concluindo
Diante do que foi visto, é possível afirmar que o duopólio é uma estrutura de mercado que não é benéfica para os consumidores, dando vantagens apenas para as empresas dominantes.
Além disso, as consequências desse fenômeno podem ser prejudiciais para a economia como um todo, justamente pela facilidade do aparecimento de práticas ilegais e por prejudicar a livre-concorrência.
Portanto, o ideal é trabalhar em prol de um mercado com muita concorrência e com diversos agentes para garantir que haja entrega de bons produtos e serviços para os consumidores!
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