4 minutes

Um carro, além de comodidade, conforto e agilidade, representa custo. Despesas com IPVA, licenciamento e, principalmente, combustível, fazem muitos proprietários buscarem meios de reduzir despesas. Neste sentido, é frequente encontrar motoristas em busca de soluções como o economizador de combustível.

Mas será que esse equipamento realmente funciona?

É exatamente sobre isso que se trata o artigo de hoje. Além de conhecer os modelos de economizador de combustível, você descobrirá se tais equipamentos, que promete redução de até 30% no consumo da gasolina ou Etanol, realmente oferecem resultados positivos.

Boa leitura!

O que é um economizador de combustível?

Um economizador de combustível nada mais é do que um dispositivo, externo ou interno, desenvolvido para interferir positivamente no consumo de combustível.

Neste tópico, é interessante destacar que existem duas categorias de economizador de combustível. Há aqueles equipamentos criados por terceiros e vendidos pela internet, por exemplo, que prometem níveis vantajosos de consumo, que chegam aos 30%, e o economizador de combustível desenvolvido tecnicamente pelas montadoras de automóveis.

Nesta segunda opção, por sua vez, o nível de economia proposto aproxima-se dos 2 a 3%, bem diferente do que o proposto pelos dispositivos externos do mercado.

Conheça alguns tipos de economizador de combustível externos, disponíveis no mercado brasileiro, e fique atento ao seu funcionamento:

Economizador magnético Fuel Body

Prometendo redução no consumo entre 12% e 20%, o Fuel Body – importados dos EUA – funciona com duas placas de imã. Segundo o fabricante, estas placas são instaladas ao redor da mangueira do combustível.

Como meio de funcionamento, há a polarização e articulação as moléculas do combustível, que resultam na redução do consumo de gasolina e Etanol.

Chip OBD2

Outra economizador que promete ainda mais economia de combustível, em torno de 50%, é o OBD2. Trata-se de um chip eletrônico que, além de promover a redução no consumo de combustível promete, ainda, a diminuição na produção de CO2.

De acordo com o fabricante, o OBD2, como é conhecido no mercado, atua diretamente na regulagem do motor e reduz em até 15% o consumo de combustível, seja gasolina ou Etanol.

Kit de hidrogênio

Outro modelo de economizador de combustível que se tornou popular em pouco tempo é o kit de hidrogênio, conhecido também como HH2 ou HHO.

O funcionamento deste sistema baseia-se na eletrólise da água. Ela permanece reservada junto à uma solução salgada. Neste reservatório é obtido o hidrogênio que, por sua vez, será queimado na câmara de combustão.

A promessa de economia deste kit é de até 60%. Pode parecer vantajoso, mas não há comprovações científicas de que o kit de hidrogênio realmente funcione.

Economizador de combustível realmente funciona?

Quer saber se o economizador de combustível funciona? Sim e não. Enquanto os dispositivos criados pelas montadoras e instalados ainda durante a fabricação do veículo funcionam perfeitamente, oferecendo economia de até 3%, os aparelhos vendidos por terceiros e instalados fora da fábrica, infelizmente, não funcionam.

Em uma rápida pesquisa na internet é possível ter acesso a testes realizados por especialistas e revistas especializados, nos quais fica mais do que comprovada a farsa dos economizadores vendidos por aí.

Reflita um pouco: se um economizador de combustível que garante redução de até 30% no consumo realmente funcionasse, certamente haveria amplo interesse das montadoras, não é? Afinal, seria muito mais certeiro garantir economiza de 30% do que permanecer nos 2-3%.

Não acredite em mágica. Não há nenhum laudo que comprove a eficácia dos economizadores de combustível, sobretudo dos listados.

Então, fique atento quando for apresentado a determinados modelos de economizador de combustível. Lembre-se que, sim, há formas eficazes de reduzir o seu consumo de gasolina e Etanol. No entanto, dificilmente alguma delas resultará em 30% de economia ou algo parecido.

Como economizar Etanol ou gasolina no dia a dia

Se você deseja mesmo economizar combustível, não fixe seu pensamento em como fazer um economizador de combustível, ou algo parecido. Existem alguns dicas que realmente funcionam e garantem o uso mais inteligente do combustível do veículo.

Veja, a seguir, algumas opções:

Manutenção de peças e equipamentos

Pode parecer uma dica simples, mas fazer a manutenção periódica das peças do carro é uma forma de economizar combustível. Quanto mais desgastados os equipamentos estiverem, maior ser´o consumo do carro, já que será necessário mais energia para que tudo funcione perfeitamente.

Revise o carro periodicamente e substitua, sempre que necessário, velas, cabos e outros itens. Esta ação é considerada um excelente economizador de combustível.

Monitoramento de pressão de pneus

Apesar de ainda não ser obrigatório no Brasil, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus é outro indicativo que atua como economizador de combustível.

Você sabia que quando o pneu do carro está murcho o consumo de combustível é maior? Isso acontece porque o carro precisa utilizar um estoque maior de energia, uma vez que há redução na capacidade de frenagem e estabilidade. Vencer o atrito entre o pneu e o asfalto fica mais difícil!

Mas como funciona o monitoramento de pressão de pneus? Há uma luz indicativa no painel do automóvel, que acende sempre que a calibragem dos pneus estiver 20% abaixo do que o recomendado pelo fabricante.

Econômetro

O econômetro é um dos economizador de combustível que atuam de forma transparente. Através de uma espécie de relógio entre o volante e o banco é possível detectar o uso correto dos marchas.

Sendo assim, o motorista é avisado para cambiar a marcha, permitindo que o motor trabalhe em sua faixa ideal de rotações. Resultado? Mais eficiência do motor e menos consumo de combustível.

Sistema stop/start

Imagine um economizador de combustível que reduza até 15% do consumo de gasolina ou Etanol, comprovadamente? O sistema stop/start é um exemplo.

Com funcionamento bem simples, não há segredos: quando o automóvel para, independentemente do motivo, um sistema eletrônico desliga o motor, parando o consumo do combustível. Este sistema de economizador de combustível é perfeito para automóveis que circulam na via urbana.

E então, curtiu o artigo de hoje? Você já utilizou algum economizador de combustível e obteve resultados positivos? Compartilhe conosco!

Aproveite para assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e em primeira mão sobre como cuidar melhor das suas finanças!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

10 Comentários

  1. Por enquanto a única maneira de economizar combustível é colocar GNV.
    Aqui no RJ ainda tem desconto no IPVA.
    Fiz uma conta básica sobre a quantidade de Km rodados e a média que o carro faz por km na gasolina e no GNV, inclui nessa conta os gastos de algumas manutenções que fiz por conta do GNV e a vistoria do INMETRO etc… e a economia em 30mil km foi de aproximadamente R$6000,00 (o calculo foi feito antes dos últimos dois aumentos do GNV)

  2. Acho que existe uma mafia por traz de tudo, você disse que se houvesse tal aparelho as montadoras já usariam, né? Então porque não fabricam automóveis com motores a diesel?

  3. Eu fiz no meu vectra B e deu certo! Eu tbem tinha essecostume de chamar as pessoas de picaretas ou coisas parecidas, resolvi testar colocando um arrebite na flauta e deu certo! Eu so naõ comprei esse tal.de ecopawer e nem coloquei a saida muito fina, fiz com o vectra B 19.6 por litro na BR

  4. Sebastião Rômulo Guimarães on

    Se fossem realmente eficazes e bons já viriam instalados na fábrica e alardeado para todos os compradores de veículos, por que o que é mais caro no veículo é o combustível. Usando 20 litros/dia (taxi/aplicativo) são R$ 106,00 ou R $ 3.180,00 por mês ou R $ 38.160,00 por ano. Um carro zero em 3 anos, só de combustivel…R $ 114.480,00. Caro particular sai por R $55.224,00 em 3 anos (média para ambos cálculos )

  5. primeiro alega não existir no fim pergunta se você já usou um e obteve bons resultados acredito que nao esta muito certo do que relatou acima so fale de algo que tenha pleno conhecimento e convicto

    • Gente olha só. Será que existe um acordo entre montadoras e fabricantes pra se criar motores com certa economia de combustível? É pra desconfiar certo?
      Carros elétricos são econômicos? Sim são, porém custa uma fortuna. Com o dinheiro de um desses carros da pra comprar gasolina pra vida inteira. Tem uma máfia no mundo pra deixar o pobre mais pobre. Rico mais Rico.

Leave A Reply