Um carro, além de comodidade, conforto e agilidade, representa custo. Despesas com IPVA, licenciamento e, principalmente, combustível, fazem muitos proprietários buscarem meios de reduzir despesas. Neste sentido, é frequente encontrar motoristas em busca de soluções como o economizador de combustível.
Mas será que esse equipamento realmente funciona?
É exatamente sobre isso que se trata o artigo de hoje. Além de conhecer os modelos de economizador de combustível, você descobrirá se tais equipamentos, que promete redução de até 30% no consumo da gasolina ou Etanol, realmente oferecem resultados positivos.
Boa leitura!
O que é um economizador de combustível?
Um economizador de combustível nada mais é do que um dispositivo, externo ou interno, desenvolvido para interferir positivamente no consumo de combustível.
Neste tópico, é interessante destacar que existem duas categorias de economizador de combustível. Há aqueles equipamentos criados por terceiros e vendidos pela internet, por exemplo, que prometem níveis vantajosos de consumo, que chegam aos 30%, e o economizador de combustível desenvolvido tecnicamente pelas montadoras de automóveis.
Nesta segunda opção, por sua vez, o nível de economia proposto aproxima-se dos 2 a 3%, bem diferente do que o proposto pelos dispositivos externos do mercado.
Conheça alguns tipos de economizador de combustível externos, disponíveis no mercado brasileiro, e fique atento ao seu funcionamento:
Economizador magnético Fuel Body
Prometendo redução no consumo entre 12% e 20%, o Fuel Body – importados dos EUA – funciona com duas placas de imã. Segundo o fabricante, estas placas são instaladas ao redor da mangueira do combustível.
Como meio de funcionamento, há a polarização e articulação as moléculas do combustível, que resultam na redução do consumo de gasolina e Etanol.
Chip OBD2
Outra economizador que promete ainda mais economia de combustível, em torno de 50%, é o OBD2. Trata-se de um chip eletrônico que, além de promover a redução no consumo de combustível promete, ainda, a diminuição na produção de CO2.
De acordo com o fabricante, o OBD2, como é conhecido no mercado, atua diretamente na regulagem do motor e reduz em até 15% o consumo de combustível, seja gasolina ou Etanol.
Kit de hidrogênio
Outro modelo de economizador de combustível que se tornou popular em pouco tempo é o kit de hidrogênio, conhecido também como HH2 ou HHO.
O funcionamento deste sistema baseia-se na eletrólise da água. Ela permanece reservada junto à uma solução salgada. Neste reservatório é obtido o hidrogênio que, por sua vez, será queimado na câmara de combustão.
A promessa de economia deste kit é de até 60%. Pode parecer vantajoso, mas não há comprovações científicas de que o kit de hidrogênio realmente funcione.
Economizador de combustível realmente funciona?
Quer saber se o economizador de combustível funciona? Sim e não. Enquanto os dispositivos criados pelas montadoras e instalados ainda durante a fabricação do veículo funcionam perfeitamente, oferecendo economia de até 3%, os aparelhos vendidos por terceiros e instalados fora da fábrica, infelizmente, não funcionam.
Em uma rápida pesquisa na internet é possível ter acesso a testes realizados por especialistas e revistas especializados, nos quais fica mais do que comprovada a farsa dos economizadores vendidos por aí.
Reflita um pouco: se um economizador de combustível que garante redução de até 30% no consumo realmente funcionasse, certamente haveria amplo interesse das montadoras, não é? Afinal, seria muito mais certeiro garantir economiza de 30% do que permanecer nos 2-3%.
Não acredite em mágica. Não há nenhum laudo que comprove a eficácia dos economizadores de combustível, sobretudo dos listados.
Então, fique atento quando for apresentado a determinados modelos de economizador de combustível. Lembre-se que, sim, há formas eficazes de reduzir o seu consumo de gasolina e Etanol. No entanto, dificilmente alguma delas resultará em 30% de economia ou algo parecido.
Como economizar Etanol ou gasolina no dia a dia
Se você deseja mesmo economizar combustível, não fixe seu pensamento em como fazer um economizador de combustível, ou algo parecido. Existem alguns dicas que realmente funcionam e garantem o uso mais inteligente do combustível do veículo.
Veja, a seguir, algumas opções:
Manutenção de peças e equipamentos
Pode parecer uma dica simples, mas fazer a manutenção periódica das peças do carro é uma forma de economizar combustível. Quanto mais desgastados os equipamentos estiverem, maior ser´o consumo do carro, já que será necessário mais energia para que tudo funcione perfeitamente.
Revise o carro periodicamente e substitua, sempre que necessário, velas, cabos e outros itens. Esta ação é considerada um excelente economizador de combustível.
Monitoramento de pressão de pneus
Apesar de ainda não ser obrigatório no Brasil, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus é outro indicativo que atua como economizador de combustível.
Você sabia que quando o pneu do carro está murcho o consumo de combustível é maior? Isso acontece porque o carro precisa utilizar um estoque maior de energia, uma vez que há redução na capacidade de frenagem e estabilidade. Vencer o atrito entre o pneu e o asfalto fica mais difícil!
Mas como funciona o monitoramento de pressão de pneus? Há uma luz indicativa no painel do automóvel, que acende sempre que a calibragem dos pneus estiver 20% abaixo do que o recomendado pelo fabricante.
Econômetro
O econômetro é um dos economizador de combustível que atuam de forma transparente. Através de uma espécie de relógio entre o volante e o banco é possível detectar o uso correto dos marchas.
Sendo assim, o motorista é avisado para cambiar a marcha, permitindo que o motor trabalhe em sua faixa ideal de rotações. Resultado? Mais eficiência do motor e menos consumo de combustível.
Sistema stop/start
Imagine um economizador de combustível que reduza até 15% do consumo de gasolina ou Etanol, comprovadamente? O sistema stop/start é um exemplo.
Com funcionamento bem simples, não há segredos: quando o automóvel para, independentemente do motivo, um sistema eletrônico desliga o motor, parando o consumo do combustível. Este sistema de economizador de combustível é perfeito para automóveis que circulam na via urbana.
E então, curtiu o artigo de hoje? Você já utilizou algum economizador de combustível e obteve resultados positivos? Compartilhe conosco!
Aproveite para assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e em primeira mão sobre como cuidar melhor das suas finanças!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!