Para sair do cotidiano de trabalho e afazeres do dia a dia, das cidades grandes e da poluição, uma ótima opção para os feriados e férias é investir no ecoturismo. O turismo voltado para aventuras naturais vem ganhando cada vez mais força, uma vez que permite a qualquer um experimentar um pouco da atmosfera natural de locais preservados, interagir com animais e realizar uma série de atividades que não fazem parte da realidade de muita gente – como tomar banho de cachoeira.
Um dos grandes polos desse tipo de viagem é a cidade de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul. Outra opção é conhecer o Pantanal, que ocupa parte do território do Mato Grosso e também do Mato Grosso do Sul.
Por isso, no artigo de hoje, você irá conhecer um pouco mais sobre as atrações de ecoturismo em Bonito e no Pantanal. Se você já está preparado ou busca um destino de viagem repleto de atrações naturais, continue a leitura e encante-se pelo Ecoturismo em Bonito e Pantanal!
Sobre Bonito
O município de Bonito fica na região centro-oeste do país, no estado do Mato Grosso do Sul. O local é bem conhecido por ser um polo do ecoturismo e, por isso, recebe visitantes de todo o mundo que buscam conhecer as belíssimas cachoeiras e cavernas da região, conhecer os rios e manter-se em contato com a fauna e flora da região.
São muitas as atrações disponíveis para quem deseja fazer ecoturismo em Bonito. Conheça a seguir algumas destas opções:
Aquário Natural
As flutuações são um passeio comum em Bonito. Nesta atração vestem-se roupas de neoprene e o snorkel, e o turista pode descer pelos rios, ver os peixes e acompanhar a vida embaixo d’água.
Uma das flutuações mais conhecidas de Bonito é no Aquário Natural, que possui diversos tipos de peixes, vegetação aquática abundante, rochas e troncos. Você pode alugar câmeras à prova d’água no local e documentar todo o passeio.
Se você não sabe nadar, não se preocupe! É possível realizar este passeio de Ecoturismo em Bonito utilizando colete salva-vidas, sempre acompanhado de um guia local.
Gruta do Lago Azul
A experiência de entrar na Gruta do Lago Azul é uma daquelas situações indescritíveis. A beleza natural do local é impressionante. Uma caverna inundada por um lago que, conforme a luz do sol entra, torna o azul da água cada vez mais intenso.
Se você pensa em fazer ecoturismo em Bonito e no Pantanal, não pode deixar de visitar a Gruta do Lago Azul!
Grutas de São Miguel
Estas grutas são outra experiência interessante na região de Bonito. Há uma trilha suspensa, que continua dentro da gruta, cujo acesso é feito por escadas.
É possível ver estalactites, estalagmites e outras formações na caverna e se encantar com a beleza natural do local.
Boca da Onça
Esta trilha possui 4 quilômetros de extensão, e oferece locais onde o turista pode se banhar. Há uma escadaria de 800 degraus e, por fim, a cachoeira Boca da Onça – que possui 156 metros de altura, a mais alta do estado do Mato Grosso do Sul.
Também é possível fazer rapel no local e, por isso, os visitantes mais radicais não deixam de visitar o local.
Circuito das Cachoeiras
Se você quer se banhar nas quedas d’água, tente realizar o circuito das sete cachoeiras, que possui 2,8 quilômetros. Há, inclusive, uma plataforma de 6 metros, de onde se pode mergulhar.
Buraco das Araras
Esta atração natural – que faz parte do ecoturismo em Bonito – é uma colina de 500 metros de circunferência, que possui 100 metros de profundidade. É o Buraco das Araras o lar de diversas araras-vermelhas.
Quem gosta de contemplar a natureza e os pássaros não pode deixar de realizar o passeio. Há dois mirantes para contemplar a vista no local.
Balneário do Sol
Esta opção de passeio na região de Bonito é muito agradável. Devido à piscina natural no local, o Balneário do Sol é uma atração bastante indicada para as crianças. Além da piscina, o local tem acesso ao Rio Formoso, de onde se pode chegar a belíssimas cachoeiras.
Boia Cross e Arvorismo
Experimentar o boia cross é um evento memorável. Em Bonito, o boia cross é feito no Rio Formoso – atração oferecida pelo Hotel Cabanas, mesmo para não hóspedes.
As boias são individuais e passam por corredeiras. O arvorismo se dá em obstáculos suspensos e tirolesa. Para os mais radicais, a atração é incrível.
Lagoa Misteriosa
O nome peculiar define a profunda lagoa, que ultrapassa os 200 metros. Você pode experimentar o mergulho com cilindro para observar a cavidade alagada, que parece formar um abismo.
Sobre o Pantanal
A esta altura, você já percebeu que o ecoturismo em Bonito é de tirar o fôlego. Se você vai visitar Bonito, no entanto, não pode deixar de conhecer um pouco do Pantanal.
O Complexo do Pantanal é um bioma que fica entre os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. A savana estépica é praticamente alagada em toda a parte. É também uma ótima oportunidade de ver a fauna: Jacaré-do-Pantanal, capivara, anta, tamanduá e onça-pintada são alguns dos integrantes da vasta fauna da região.
O Pantanal no Mato Grosso se estende por vários municípios – os maiores deles sendo Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço. Se você visitar o Pantanal pela região de Poconé, pode também aproveitar para conhecer a Chapada dos Guimarães e ver cachoeiras como o Véu de Noiva e paredões de rocha.
Para quem for visitar o Pantanal do Mato Grosso do Sul, pode conhecer Corumbá, Aquidauana e Miranda. Corumbá fica às margens do Rio Paraguai e o maior destaque é a pescaria. Você pode visitar também o museu interativo Estação da Natureza.
Conheça outras atrações que você poderá visitar ao fazer ecoturismo em Bonito e na região do Pantanal em sua próxima viagem!
Estrada Parque
Uma forma de ver a vida natural e selvagem é passando pela Estrada Parque. No Mato Grosso do Sul, são 120 quilômetros de Corumbá a Miranda – trecho no qual se consegue acompanhar paisagens incríveis da natureza e observar os animais.
Você pode ver jacaré, paca, quati, macacos. O passeio pode ser feito em um tour com guia ou mesmo por conta própria. Se você for por conta própria, é bom ter em mente que, nas épocas de chuva, alguns trechos da Estrada Parque ficam alagados.
Passeios de barco
Uma ótima forma de aproveitar o Pantanal é passeando de barco. Você pode escolher o que for mais seu estilo: barcos luxuosos, barco a remo, passeio de chalana, tour em barcos menores.
Focagem noturna
No Pantanal você pode escolher fazer um safári fotográfico no período da noite. Esta opção é indicada devido ao fato de alguns animais terem hábitos noturnos, como as onças pintadas.
O passeio noturno pode ser realizado de carro ou de barco e costuma atrair a atenção de muitos turistas – brasileiros e estrangeiros.
O ecoturismo em Bonito e Pantanal pode lhe oferecer uma experiência incrível em sua próxima viagem. Por isso, se você não conhecia esta região, talvez seja o momento de considerar visitá-la ao menos uma vez na vida!
Já tem uma viagem marcada e não sabe como controlar seus gastos? Então aproveite e leia nosso artigo sobre 7 maneiras de economizar dinheiro nas viagens de férias.
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!