As ações voltadas ao capital humano estão entre as principais estratégias visando o crescimento empresarial. Os colaboradores são parte central das operações e, por isso, cabe às empresas prepará-los e engajá-los. A educação corporativa pode ser a resposta para essa necessidade.
A razão é que a capacitação das equipes atua em conjunto com o desenvolvimento de políticas internas — como planos de carreira e benefícios — para a atração e retenção de talentos. Nesse sentido, ela é benéfica tanto para as corporações quanto para os profissionais.
Você se interessou pelo uso dessa estratégia em seu negócio? Neste conteúdo, saiba mais sobre a educação empresarial e como colocá-la em prática!
O que é educação corporativa?
A educação corporativa é uma estratégia voltada ao desenvolvimento contínuo dos colaboradores em uma empresa. Ela busca alinhar as competências deles às necessidades do negócio, criando um ecossistema coeso.
Vale saber que ela abrange tanto as capacidades técnicas quanto o desenvolvimento de habilidades comportamentais dos colaboradores. Entre elas estão liderança, comunicação e trabalho em equipe.
Qual a diferença entre treinamento e educação corporativa?
Apesar de serem conceitos complementares — e que muitas vezes são utilizados como sinônimos —, treinamento e educação corporativa são termos distintos. Geralmente, o treinamento é pontual e costuma ser dedicado ao ensino de uma habilidade ou prática específica.
Por exemplo, o treinamento pode capacitar uma equipe para utilizar uma nova ferramenta de gestão. Por outro lado, a educação corporativa tem um escopo bem mais abrangente. Ela busca desenvolver as competências dos colaboradores de forma contínua, como visto.
Para tanto, a estratégia cria um ambiente em que o aprendizado se torna parte da rotina de trabalho. Além disso, o ela está diretamente conectada aos objetivos organizacionais, procurando alinhar o desenvolvimento individual dos colaboradores com o crescimento da empresa.
Quais são os objetivos da educação corporativa?
Por desenvolver os colaboradores ininterruptamente, você viu que a educação corporativa objetiva que o aprendizado dos colaboradores seja útil às metas estratégicas empresariais. Assim, a capacitação das equipes visa fortalecer as competências técnicas e comportamentais dos profissionais.
Essa característica contribui para tornar os colaboradores mais preparados para enfrentar os desafios diários. Ao mesmo tempo, a criação de um projeto educativo fomenta uma cultura de aprendizado contínuo.
Quais são os benefícios da educação corporativa para as empresas?
O investimento em desenvolvimento representado pela educação empresarial oferece resultados expressivos para os negócios.
Seus benefícios são amplos e vão além dos seus objetivos principais. Conheça-os!
Aumento da produtividade
Os colaboradores capacitados tendem a trabalhar com mais eficiência, otimizando as atividades, reduzindo as chances de erros e contribuindo para melhorar os resultados. Quando as equipes têm acesso a informações e ferramentas atualizadas, o fluxo de trabalho se torna mais ágil.
Estímulo à inovação
Os ambientes que incentivam o aprendizado contínuo também estimulam a criatividade e a busca por soluções inovadoras, preparando os colaboradores para enfrentar novos desafios. Desse modo, os colaboradores podem apresentar novas ideias e soluções para as atividades, melhorando seus resultados.
Por meio de programas educacionais, as equipes desenvolvem competências que as tornam mais aptas a identificar oportunidades e propor melhorias. Assim, ao investir em educação corporativa, o negócio aumenta as chances de se destacar em setores competitivos.
Valorização e retenção de talentos
Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é reter bons profissionais. Entre as muitas estratégias de gestão de pessoas para contornar esse obstáculo está a educação corporativa.
Os investimentos em educação empresarial demonstram que as organizações valorizam o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Esse cuidado fortalece o vínculo entre as equipes e a empresa.
Como consequência, pode haver a redução da rotatividade, da perda de talentos e da necessidade de processos seletivos constantes. Outros reflexos dessa estratégia são a diminuição dos custos com recrutamentos e a construção de um ambiente mais colaborativo.
Engajamento dos colaboradores e alinhamento com as estratégias empresariais
Por criar um ambiente colaborativo, a educação corporativa também gera um senso de pertencimento, que motiva as equipes a melhorarem a performance. Esse engajamento pode aumentar o desempenho coletivo, especialmente pela conexão que cria entre a empresa, seus objetivos e os colaboradores.
Portanto, a educação corporativa fortalece a visão estratégica do negócio. Ao favorecer o alcance dos objetivos, ela ajuda a manter os profissionais comprometidos com suas atividades e resultados.
Como aplicar a educação corporativa na sua empresa?
A implementação de educação corporativa em uma empresa exige planejamento e alinhamento com os objetivos do negócio. Logo, o primeiro passo é identificar as necessidades específicas da empresa e dos colaboradores.
Reconhecer as lacunas no desempenho da equipe e as áreas em que o aprendizado pode gerar mais impacto permite mapear as competências a serem desenvolvidas. Com o diagnóstico em mãos, passa-se ao planejamento das ações educacionais, que devem ser adaptadas à realidade da companhia.
Elas podem incluir workshops, cursos online, mentorias ou até mesmo trilhas de aprendizado contínuo. Outra possibilidade é utilizar ferramentas, como plataformas de ensino online (LMS) ou aplicativos especializados.
Elas se destacam por conferirem acessibilidade dos conteúdos aos profissionais e por permitirem o acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores. Já para as empresas que desejam garantir a eficácia dos programas de educação corporativa, contar com uma consultoria especializada pode ser o melhor caminho.
Um consultor experiente atua em diversas frentes, como:
- diagnóstico das necessidades da empresa;
- estruturação de programas personalizados e voltados aos objetivos empresariais;
- acompanhamento da implementação das estratégias de ensino.
Eu, André Bona, sou educador e consultor financeiro. Ofereço serviços que incluem o oferecimento de suporte para empresas que desejam integrar a educação corporativa às suas estratégias, usando minha experiência e meus conhecimentos em gestão.
Neste texto, você aprendeu o que é educação corporativa, uma estratégia de gestão de pessoas valiosa para empresas. Agora, você pode colocar em prática os conceitos aprendidos e buscar melhores resultados para o seu negócio.
Você está pronto para transformar a gestão de pessoas por meio da educação corporativa? Entre em contato comigo e descubra como implementar soluções que fazem a diferença!